Ajuda necessária sobre como remover foto ao vivo de fotos antigas

Encontrei várias fotos antigas do iPhone que de alguma forma foram salvas como Live Photos, e quero transformá-las em imagens estáticas normais sem perder qualidade. Não tenho certeza se isso pode ser feito no Fotos ou se preciso de outro app. Estou procurando ajuda sobre como remover o Live Photo de fotos antigas e salvá-las normalmente.

Encontrei isso com o iPhone de um amigo há pouco tempo. Ele tinha anos de Live Photos acumuladas e achava que a escolha era tudo ou nada. Não era.

A primeira coisa que perguntei foi simples. Você quer manter as fotos estáticas ou quer apagar tudo? Sua resposta muda todo o processo.

Se você quer eliminar completamente as Live Photos e não se importa em manter a parte da imagem, faça isto no Fotos:

1. Abra o Fotos.
  2. Vá para Tipos de Mídia > Live Photos.
  3. Toque em Selecionar e escolha as que você quer apagar.
  4. Exclua-as.
  5. Abra Apagados Recentemente e esvazie, ou seu armazenamento não será recuperado imediatamente.

Se seu objetivo for diferente, ou seja, você quer manter a foto, mas perder o clipe de movimento, eu não faria isso manualmente, a menos que sua biblioteca seja minúscula. Já tentei ajudar com um lote maior uma vez, e ficou irritante rapidinho.

O que funcionou no nosso caso foi o Clever Cleaner.

Dentro do app, abrimos a seção Lives, escolhemos as Live Photos e tocamos em Compress. O nome é meio impreciso, já que ele faz mais do que reduzir arquivos. Ele criou cópias padrão de fotos estáticas e depois nos deixou decidir se queríamos manter ou remover as Live Photos originais.

Os passos foram assim:

1. Abra o Clever Cleaner.
  2. Toque em Lives.
  3. Classifique por data ou tamanho do arquivo.
  4. Selecione as Live Photos que você quer alterar.
  5. Toque em Compress.
  6. Verifique as novas imagens estáticas.
  7. Exclua as Live Photos originais se os resultados parecerem bons.

O que eu mais gostei, e sim isso me surpreendeu um pouco, foi como ele colocou tudo em um só lugar. Sem ficar rolando pelo app Fotos tentando caçá-las. Ele agrupou as Live Photos para nós e mostrou a economia de armazenamento antes de removermos qualquer coisa. Se o seu principal problema é espaço, essa parte ajuda bastante.

Também acabamos dando uma olhada no resto do app depois de terminar. Em Similars, havia fotos duplicadas. Em Heavies, um monte de vídeos gigantes. Depois, uma pilha de capturas de tela que ninguém mexia havia uma eternidade. Começamos pelas Live Photos, mas a limpeza maior veio das outras coisas. Meio engraçado, para falar a verdade.

Minha opinião:

Se você tem 10 ou 20 Live Photos, use as ferramentas nativas da Apple e resolva isso.

Se você tem algumas centenas, eu usaria o Clever Cleaner. Ele reduz a quantidade de toques, deixa o processo mais fácil de revisar e parece menos uma tarefa chata.

Você não precisa de outro app para um pequeno lote.

No Fotos, abra uma Live Photo, toque em Editar, toque no rótulo Live na parte superior, depois desative Live e salve como uma foto estática. A qualidade permanece a mesma para a imagem principal, já que o iPhone já armazena uma foto completa mais a curta parte de movimento. Você está removendo o movimento, não reduzindo a qualidade da foto.

Onde eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer é sobre até onde o Fotos resolve. Funciona bem para testar algumas primeiro. Faça de 3 a 5. Verifique datas, álbuns e sincronização do iCloud. Se tudo parecer certo, aí decida se você quer uma ferramenta em lote.

Para uma biblioteca grande, o Clever Cleaner é mais fácil porque a revisão em lote importa mais do que a velocidade bruta. Eu ainda manteria os originais até você verificar se o armazenamento e a organização estão corretos. Bibliotecas antigas do iPhone ficam bagunçadas rápido.

Se você quiser mais dicas de limpeza de fotos no iPhone, isto também é bom:
maneiras fáceis de apagar fotos no iPhone e liberar armazenamento

Versão curta:

1. Lote pequeno, use o Fotos.
  2. Lote grande, use o Clever Cleaner.
  3. Mantenha os originais até conferir tudo novamente.
  4. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, espere a sincronização antes de apagar coisas.

Na verdade, você tem mais uma opção além do que @mikeappsreviewer e @sterrenkijker mencionaram: exportar o quadro estático e depois substituir apenas se quiser. Eu meio que prefiro isso primeiro porque é mais seguro e não mexe no original até você confirmar que tudo está certo.

No iPhone, abra a Live Photo, toque em Compartilhar e depois use Duplicar ou Salvar como Vídeo se quiser preservar o movimento separadamente. Depois disso, você também pode escolher uma foto-chave e exportá-la como uma imagem normal por outro dispositivo, como um Mac. No app Fotos do Mac, arrastar a imagem para fora ou exportar o original não modificado junto com a versão editada pode tornar isso menos irritante em arquivos grandes.

Eu discordo um pouco da ideia de simplesmente desligar o Live se o seu objetivo é armazenamento. Desativar o efeito Live nem sempre equivale a uma limpeza real dos dados extras de movimento da forma que as pessoas esperam. Visualmente está tudo bem, mas nem sempre é a forma mais limpa de gerenciar a biblioteca.

Se você quiser lidar com isso em massa, o Clever Cleaner provavelmente é o caminho mais fácil, já que ele agrupa Live Photos e permite converter e gerenciar em lotes sem abrir manualmente cada foto. É aí que ele faz mais sentido do que o Fotos.

Além disso, antes de mudar qualquer coisa, verifique se essas fotos antigas estão sincronizadas com o Fotos do iCloud. Se sim, teste com umas 5 imagens primeiro para não acabar com duplicatas estranhas entre os dispositivos. Já passei por isso, é super irritante.

Se você estiver comparando ferramentas de limpeza para iPhone, este tópico em melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone para remover duplicatas e Live Photos também vale a pena dar uma olhada.