Apaguei acidentalmente vídeos importantes do meu cartão SD ao liberar espaço e parei de usá-lo imediatamente para que nada fosse sobrescrito. Esses arquivos são muito importantes, e preciso de orientação sobre a melhor forma de recuperar vídeos apagados de um cartão SD, incluindo software de recuperação seguro ou etapas que realmente funcionem.
Perdi clipes suficientes em cartões SD para pular o suspense falso. Sim, vídeo excluído muitas vezes pode ser recuperado. Na maioria das câmeras, excluir um arquivo não apaga os dados imediatamente. O cartão marca o espaço como livre, e gravações futuras o ocupam depois. Se nada novo caiu nesses setores ainda, sua filmagem ainda tem chance.
Primeira coisa, pare de usar o cartão. Agora mesmo. Não grave mais vídeo. Não tire fotos. Não o formate, mesmo que o Windows mostre uma mensagem e faça drama. Cada gravação no cartão reduz suas chances.
Se o seu computador ainda reconhece o cartão SD, mesmo como RAW ou com um aviso para formatar, eu começaria com Disk Drill. Testei algumas ferramentas ao longo do tempo, e a parte que realmente importa aqui é a Recuperação Avançada de Câmera. Vídeos de câmera costumam ser salvos em partes, não em um bloco organizado. Câmeras de ação, drones, dashcams, câmeras mirrorless, todas elas tendem a deixar a filmagem espalhada pelo cartão. Ferramentas comuns de recuperação de arquivos às vezes trazem de volta uma estrutura quebrada, ou um clipe de meio minuto quando o original tinha vinte. A Recuperação Avançada de Câmera procura essas partes separadas e as reconstrói em um único arquivo reproduzível. Para filmagens de GoPro, DJI, Sony, Canon, Nikon, Fujifilm, Insta360 e equipamentos semelhantes, isso faz muita diferença.
O que eu faria:
- Baixe o Disk Drill no site oficial da CleverFiles. Escolha a versão para Windows ou macOS que você precisa.
- Instale e abra o programa.
- Conecte o cartão SD com um leitor de cartões. Eu evitaria conectar pela câmera se você tiver um leitor por perto. O acesso direto tende a funcionar melhor.
- No Disk Drill, encontre seu cartão SD na lista de dispositivos. Clique em “Procurar dados perdidos”.
- Quando ele pedir o método de recuperação, escolha Recuperação Avançada de Câmera. Se os arquivos ausentes forem vídeos de uma câmera, esse é o modo que eu usaria primeiro.
- Aguarde a varredura terminar. Se o cartão for pequeno, rápido e estiver saudável, pode terminar rapidamente. Cartões grandes ou instáveis levam mais tempo. Já vi varreduras passarem de uma hora.
- Clique em “Revisar itens encontrados” na área superior direita assim que os resultados começarem a aparecer.
- Use os filtros e opções de busca para não ficar vasculhando lixo. Classifique por tipo, tamanho, data, o que ajudar a limitar os resultados.
- Visualize os clipes antes de restaurá-los. Essa etapa economiza tempo. Se a visualização reproduzir, suas chances são melhores. Se não reproduzir, não presuma que o arquivo está bom.
- Selecione os vídeos que você quer e pressione “Recuperar”.
- Escolha um destino diferente, como seu SSD interno ou outra unidade externa.
- Não recupere de volta no mesmo cartão SD. Já vi gente fazer isso uma vez, e sim, deu ruim.
- Depois que a recuperação terminar, abra os arquivos no seu reprodutor de mídia habitual e verifique-os do começo ao fim se a filmagem for importante.
Depois disso, os arquivos restaurados devem aparecer no Explorador de Arquivos do Windows ou no Finder do macOS. O Disk Drill para Windows restaura até 100 MB gratuitamente. No Mac, você pode primeiro fazer a varredura e visualizar, depois decidir se vale a pena pagar por uma licença.
Uma coisa que eu faria para qualquer coisa importante, trabalho pago, viagem em família, questão legal, evento único, é criar uma imagem byte a byte do cartão antes de mexer na recuperação. Aqui está o link do vídeo mencionado para esse processo:
Isso gera uma cópia exata do cartão SD, então suas tentativas de recuperação acontecem na cópia em vez do original. Aprendi a gostar dessa abordagem depois de estragar um cartão anos atrás. Ela mantém a fonte intacta, o que ajuda se você precisar de uma segunda tentativa depois.
A recuperação por software funciona bem em muitos casos. Ainda assim, eu pararia e entregaria para um profissional se qualquer uma destas situações estiver acontecendo:
- O cartão SD tem dano físico. Rachaduras, dobras, exposição à água, qualquer coisa assim.
- Seu computador não detecta o cartão de jeito nenhum.
- O cartão desconecta durante a varredura.
- Ele esquenta rápido depois de ser conectado. Eu não continuaria testando nesse ponto.
- Sua câmera mostra erros de hardware ou de mídia.
- A filmagem ausente tem peso pessoal, comercial ou jurídico sério.
Se o cartão ainda aparece no Disk Drill e não está fisicamente danificado, faz sentido tentar o software primeiro. A rapidez importa aqui. Pare de usar o cartão, comece a recuperação assim que puder, e suas chances geralmente serão melhores.
Você deu o primeiro passo certo. Pare de usar o cartão SD. Isso lhe dá a melhor chance.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: recupere usando um leitor de cartões, não pela câmera. Eu discordo um pouco no processo. Antes de executar qualquer aplicativo de recuperação, eu verificaria primeiro a saúde do cartão se você estiver no Windows. Use uma ferramenta como H2testw ou SD Card Formatter apenas para diagnóstico, não para gravar ou formatar. Se o cartão perder a conexão ou ler em velocidades estranhas, pare. A recuperação por software fica complicada muito rápido em mídias com falha.
Se o cartão estiver estável, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperar vídeos excluídos de um cartão SD. Faça a varredura primeiro, visualize o que ele encontra e depois salve os clipes recuperados no seu computador, nunca de volta no cartão. Para vídeos excluídos, o tamanho do arquivo importa. Se seus clipes tinham 2 GB cada e a varredura mostrar fragmentos de 40 MB, espere uma recuperação parcial. Se você vir arquivos próximos dos tamanhos originais, suas chances aumentam bastante.
Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: copie primeiro todo o cartão para um arquivo de imagem, se possível. Depois trabalhe a partir da imagem. Menos risco, menos momentos de ops.
Além disso, vale a pena dar uma olhada neste guia curto sobre recuperação de vídeo de cartão SD:
dica rápida de recuperação de vídeo de cartão SD
Se os vídeos forem para trabalho, questões legais ou um evento único, eu pularia as ferramentas caseiras depois de uma varredura falha e procuraria um laboratório de recuperação. Varreduras repetidas são onde as pessoas pioram tudo, nem me pergunte como eu sei rs.
Você já fez a coisa mais importante, que é parar de usar o cartão. Essa parte importa mais do que as pessoas pensam.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @mike34, mas eu não gastaria muito tempo “testando” o cartão se esses vídeos forem insubstituíveis. Cada montagem, varredura e nova tentativa ainda representa estresse para o cartão. Se ele for lido normalmente, vá direto para a recuperação ou, melhor ainda, faça uma imagem primeiro e trabalhe a partir dela.
Algumas coisas práticas que não foram ditas com tanta clareza:
- Se os vídeos vieram de um telefone, verifique também a lixeira da galeria/pasta de excluídos recentemente do telefone. Algumas pessoas presumem que a cópia do cartão SD sumiu quando o telefone ainda tem uma versão em cache ou sincronizada.
- Verifique os backups em nuvem antes de fazer qualquer coisa heroica. Google Fotos, iCloud, OneDrive, Dropbox, apps do fabricante da câmera, todas essas coisas chatas que as pessoas esquecem.
- Se o cartão foi usado em um telefone Android como “armazenamento interno/adotado”, a recuperação fica bem mais difícil porque os arquivos podem estar criptografados. Nesse caso, ferramentas aleatórias podem ser perda de tempo.
Se o cartão aparecer normalmente no seu computador, o Disk Drill é uma opção razoável para recuperação de vídeos apagados de cartão SD. Eu focaria menos nos nomes dos arquivos e mais em saber se as prévias realmente reproduzem e se os tamanhos dos arquivos recuperados parecem realistas. Arquivos de vídeo grandes que voltam minúsculos geralmente são um mau sinal.
Além disso, se a filmagem for super importante, casamento, questão legal, trabalho pago, algo único da família, eu consideraria seriamente um laboratório de recuperação antes de fazer várias varreduras. É aí que eu discordo um pouco da mentalidade de “simplesmente continue tentando software” que as pessoas às vezes têm. Às vezes o faça-você-mesmo funciona. Às vezes ele só faz você perder tempo e sua chance de uma recuperação mais limpa.
Este tópico também é bem relevante se você quiser mais opiniões sobre recuperar vídeos caseiros apagados de um cartão SD:
melhor chance de recuperar vídeos caseiros de um cartão SD
Versão curta: nada de novas gravações, use apenas leitor de cartão, recupere para outra unidade e não clique em formatar no pânico se o Windows começar a agir de forma estranha com ele. Essa parte pega as pessoas toda vez.
Estou com @mike34 e @cazadordeestrellas em um ponto principal: se esses vídeos são realmente insubstituíveis, não transforme isso em um fim de semana de intermináveis mais uma varredura. Discordo um pouco da ideia de fazer muitas verificações de integridade primeiro, a menos que o cartão já esteja se comportando de forma estranha. Se ele montar sem problemas, eu faria uma imagem dele imediatamente ou executaria uma única passagem cuidadosa de recuperação e pararia por aí.
Algumas coisas que ajudam especificamente na recuperação de vídeo e que as pessoas deixam passar:
- Tente lembrar a câmera/app exata que criou os arquivos. Os contêineres de vídeo importam. MP4, MOV, AVCHD, arquivos em capítulos da GoPro, clipes da DJI, segmentos de dashcam, tudo isso é recuperado de forma diferente.
- Se os vídeos recuperados não reproduzirem, eles ainda podem ser salvos com uma ferramenta de reparo de vídeo, porque às vezes o conteúdo está lá, mas o cabeçalho está danificado.
- Classifique os resultados da varredura por assinatura/tipo de arquivo, não apenas pelos nomes originais das pastas. Filmagens apagadas de cartão SD costumam voltar sem os nomes antigos.
Sobre software, o Disk Drill é uma escolha razoável se o cartão ainda estiver legível.
Prós do Disk Drill
- bom para encontrar mídias apagadas em cartões SD
- a visualização ajuda a eliminar lixo óbvio
- a interface é simples o suficiente para que você tenha menos chance de clicar na coisa errada
- suporta criação de imagem, que é o caminho mais seguro
Contras do Disk Drill
- varreduras profundas podem retornar muitos resultados bagunçados e renomeados
- os limites da recuperação gratuita podem ser irritantes com arquivos de vídeo grandes
- se o cartão tiver problemas reais de hardware, o software não vai consertar isso magicamente
Comparando com o que @mikeappsreviewer, @mike34 e @cazadordeestrellas estavam dizendo, meu conselho adicional é este: após a recuperação, teste cada clipe recuperado por completo, não apenas os primeiros 10 segundos. A corrupção costuma aparecer no meio de vídeos longos.
Se o cartão desconectar sequer uma vez, pare de fazer por conta própria e procure um profissional. Essa é a linha que eu não cruzaria.