Meu disco rígido externo WD My Passport de repente parou de abrir e agora meu computador ou não o detecta ou pede para eu formatá-lo. Tenho fotos importantes e arquivos de trabalho nele, então estou procurando um software confiável de recuperação de dados para unidades WD Passport que possa me ajudar a recuperar arquivos sem piorar a situação.
Já mexi com muitos drives WD My Passport, e “meus arquivos sumiram” geralmente não significa que os dados morreram. Na maioria das vezes, descobri que o próprio drive ainda funcionava, e a bagunça estava no sistema de arquivos, na tabela de partição ou em uma exclusão acidental.
A primeira coisa que eu faria seria verificar se o Windows ainda reconhece o drive.
Abra o Gerenciamento de Disco e encontre o WD My Passport na lista de discos. Eu ignoraria a letra da unidade por enquanto. O que importa primeiro é simples. O Windows detecta o dispositivo, e o tamanho listado parece próximo do que o drive deveria ter?
Se a capacidade parecer correta, eu consideraria isso um bom sinal. Mesmo quando o Windows o marca como RAW ou Não Alocado, ou exibe um aviso de formatação, ainda assim já tive bons resultados de recuperação. Pelo menos o hardware ainda está respondendo. A história é diferente se o drive nunca aparece, fica conectando e desconectando, ou começa a fazer cliques estranhos ou ruídos de raspagem. Nesse ponto, eu suspeitaria de problema de hardware antes de qualquer outra coisa.
Se o drive estiver visível, pare de gravar nele. Sério. Aprendi isso da pior forma uma vez, depois de copiar coisas aleatórias para um drive antes da recuperação. Se os arquivos foram excluídos recentemente, ou a partição ficou inacessível do nada, novas gravações ocupam espaço onde os dados recuperáveis ainda podem estar.
Antes de executar um software de recuperação, verifique se os arquivos já não existem em outro lugar. Já vi gente passar metade do dia escaneando um drive, e depois perceber que as pastas tinham sido sincronizadas com OneDrive, Google Drive, Dropbox ou alguma outra conta na nuvem o tempo todo. Parece bobo até acontecer com você.
Se não houver backup, eu iria direto para um software de recuperação.
Para drives WD My Passport, normalmente começo com Disk Drill. Já tive uma experiência razoável com ele em arquivos excluídos, partições formatadas e volumes RAW. Ele também lida bem com NTFS e exFAT, que é o que continuo vendo nesses drives. O recurso de visualização ajuda bastante também, porque você consegue uma verificação rápida da realidade antes de perder tempo recuperando arquivos inúteis.
Este é o fluxo que eu usaria:
- Instale o software no seu PC, não no drive WD.
- Conecte o My Passport e espere o software detectá-lo.
- Se o drive estiver instável ou continuar se comportando de forma estranha, faça primeiro um backup byte a byte e escaneie a imagem em vez do drive original.
- Execute uma varredura completa.
- Analise os resultados e visualize qualquer coisa importante. Se uma foto, vídeo ou documento abrir bem na visualização, eu geralmente me sinto bem confiante sobre as chances de recuperação.
- Salve os arquivos recuperados em outro drive.
Depois de recuperar seus arquivos, configure um backup antes de voltar a usar o drive normalmente. Drives externos são bons para armazenamento, mas eu nunca manteria a única cópia de algo importante em apenas um deles. Use Histórico de Arquivos, Acronis, sincronização em nuvem, o que funcionar melhor para sua configuração. Uma cópia extra evita que você tenha de passar por toda essa bagunça de novo.
Se o WD Passport aparece e some, eu começaria por um clone primeiro, não por uma varredura direta. Eu sei que @mikeappsreviewer mencionou criar uma imagem se a unidade estiver instável, e eu concordo mais com essa parte do que em pular direto para a recuperação. Uma placa USB com falha ou setores fracos piora rápido.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de dados do WD My Passport. Já vi ele recuperar fotos e arquivos do Office de unidades externas RAW e formatadas com os nomes dos arquivos intactos com mais frequência do que coisas como o Recuva. O R-Studio é mais forte para casos avançados, mas é menos amigável e mais fácil de usar errado se você estiver estressado e com pressa.
Minha lista curta:
- Disk Drill, melhor equilíbrio entre facilidade de uso e resultados.
- R-Studio, melhor para trabalho mais profundo.
- PhotoRec, gratuito, saída bagunçada, mas razoável para fotos.
Uma coisa em que discordo um pouco. Se o seu computador não detectar a unidade de jeito nenhum, software não é onde eu gastaria tempo primeiro. Troque o cabo, a porta e a situação da alimentação. Os WD Passport são irritantemente sensíveis a cabos USB ruins.
Se você quiser um passo a passo simples para Windows, este guia fácil de recuperação de disco rígido no Windows vale a pena conferir.
Não formate. Não execute o CHKDSK. Essas duas escolhas ferram as pessoas o tempo todo.
Se o WD Passport ainda estiver mostrando a capacidade correta às vezes, eu realmente colocaria o UFS Explorer ou o R-Studio na lista curta antes das opções comuns para iniciantes. Discordando um pouco de @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas aqui: o Disk Drill provavelmente é a recomendação mais fácil, mas “fácil” nem sempre é o mesmo que “melhor” se os metadados da partição estiverem corrompidos.
Dito isso, o Disk Drill para recuperação de WD My Passport ainda é uma primeira tentativa bem razoável se você quiser algo menos técnico e mais rápido de navegar. A pré-visualização é útil, e para fotos/documentos ela evita muita adivinhação. Se você quiser uma explicação simples, esta análise do Disk Drill para recuperação de disco rígido externo vale uma leitura rápida.
Minha opinião:
- Se a unidade for detectada com o tamanho exibido, use software.
- Se ela desconectar aleatoriamente, faça um clone primeiro, se possível.
- Se ela clicar, ficar extremamente lenta ou desaparecer completamente, pare com as tentativas caseiras.
Além disso, um detalhe pequeno que as pessoas ignoram: verifique o Gerenciador de Dispositivos e o SMART com o CrystalDiskInfo se ela permanecer conectada por tempo suficiente. Isso pode dizer se o problema é dano lógico ou se a unidade está morrendo lentamente. Se o SMART estiver ruim, não continue reescaneando por horas. É assim que uma unidade recuperável vira lixo eletrônico.
E sim, não a formate nem “só para ver se funciona”. Esse truque é como as pessoas transformam um dia ruim em algo pior.