Acabei de terminar uma sessão de fotos e meu cartão CF de repente parou de ser lido na minha câmera e no computador. O cartão tem fotos importantes de cliente, e ainda não tenho nenhum backup. Preciso de ajuda com etapas seguras de recuperação de cartão CF, software confiável de recuperação de fotos ou orientação sobre se a recuperação profissional de dados é a melhor opção.
O cartão CF parece vazio, não mexa nele ainda
Já passei por isso uma vez com um cartão de câmera, e a primeira coisa que eu faria seria parar de usar o cartão agora mesmo. Nada de tirar mais fotos. Nada de aceitar a solicitação de formatação. Nada de copiar coisas para ele. Deixe-o quieto.
Quando um cartão CF de repente aparece como vazio ou corrompido, os arquivos nem sempre foram perdidos. Às vezes a tabela de arquivos se bagunça, então seu computador perde o mapa, enquanto os dados de foto e vídeo ainda continuam no cartão. O perigo é sobrescrever. Quando novos dados caem ali, a recuperação fica muito mais difícil rapidamente.
O que eu tentaria primeiro
Se você não tiver um backup, eu começaria com um software de recuperação antes de qualquer outra coisa. Uma opção simples é Disk Drill.
O que me chamou a atenção nele:
- É fácil de usar sem ter que fuçar cinquenta menus
- Ele lê formatos comuns de cartão CF, como FAT32 e exFAT
- Ele reconhece tipos de arquivo de câmera que as pessoas realmente querem recuperar, JPG, CR2, CR3, NEF, ARW, MOV, MP4
- A visualização ajuda muito, porque você vê o que ainda está legível antes de salvar qualquer coisa
A ordem importa
-
Remova o cartão CF da câmera
Deixe-o de lado. Não continue testando na câmera. -
Use um leitor dedicado para cartão CF
Eu evitaria conectar a câmera por USB. Um leitor geralmente oferece um acesso direto melhor. -
Instale o aplicativo de recuperação no seu computador
Não instale nada no cartão CF. Parece óbvio, mas as pessoas fazem isso quando estão estressadas. -
Faça uma varredura no cartão
Abra o Disk Drill, escolha o cartão CF, execute uma varredura completa e deixe terminar. -
Veja a prévia do que ele encontrar
Se suas fotos ou vídeos aparecerem corretamente na pré-visualização, suas chances são melhores. -
Recupere os arquivos em outro lugar
Salve-os no seu PC, em um SSD externo ou em outra unidade. Nunca grave os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão CF.
Se o cartão estiver se comportando de forma estranha
Esta parte importa mais do que as pessoas pensam.
Se o cartão estiver lendo devagar, perdendo conexão, mostrando erros de leitura ou começando a falhar de forma instável, eu faria primeiro uma imagem byte por byte e analisaria essa imagem em vez de forçar o cartão repetidamente. Menos leituras diretas, menos estresse em uma mídia que pode estar falhando.
Além disso, eu não executaria CHKDSK, Primeiros Socorros do macOS ou qualquer ferramenta de reparo antes da recuperação. Essas ferramentas alteram o sistema de arquivos. Se seu objetivo é recuperar os arquivos, esse não é o primeiro passo certo. Tire os arquivos de lá primeiro. Repare depois. Formate depois.
Quando o software não é a melhor opção
Eu pararia e consideraria um serviço de recuperação se qualquer uma destas situações estiver acontecendo:
- O cartão não é detectado em nenhum computador
- Os pinos parecem tortos ou danificados
- O cartão esquenta
- Ele continua desconectando
- Os arquivos são importantes o suficiente para que você não queira arriscar
Se o cartão ainda aparecer normalmente, o software geralmente é a primeira coisa que eu tentaria. Se ele nem sequer montar direito, eu não continuaria forçando.
Espero que isso ajude um pouco.
Pare de tentar correções aleatórias. O tempo importa.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, pare de insistir nesse cartão. Discordo de fazer varreduras diretas repetidas primeiro se o cartão estiver instável. Se o cartão CF fica conectando e desconectando, faça uma imagem dele uma vez e depois trabalhe a partir da imagem. Menos estresse no cartão.
O que eu faria:
- Verifique os pinos do CF tanto na câmera quanto no leitor. Pinos tortos são comuns em CompactFlash.
- Tente usar um leitor de cartão USB de boa qualidade em um desktop ou laptop. Pule adaptadores se puder.
- Se o cartão mostrar qualquer capacidade, clone-o primeiro com uma ferramenta somente leitura.
- Execute a recuperação no clone, não no original.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos de cartão CF. Ele lida bem com arquivos RAW, e a visualização é útil para separar fotos de clientes rapidamente. Se você quiser a frase que as pessoas pesquisam, pense em melhor software de recuperação de cartão CF para fotos, não em melhor software de recuperação de cartão SD, já que sua mídia é diferente.
Não formate. Não execute o CHKDSK. Não deixe a câmera fazer o reparo. Essas alterações gravam dados.
Se o cartão não for detectado em lugar nenhum, ou se você vir pinos tortos, pare por aí e envie para um laboratório profissional. Danos físicos em CF pioram rápido.
Além disso, este clipe curto mostra um fluxo de recuperação semelhante, veja uma demonstração rápida de recuperação de cartão.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @yozora, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas ignoram quando entram em pânico: verifique se isso é realmente um problema de pino no leitor/câmera antes de continuar tentando soluções de software. Com CompactFlash, pinos tortos são estupidamente comuns, e inserções repetidas podem piorar isso muito rápido.
O que eu faria de diferente:
- Inspecionaria os furos do cartão CF e os pinos do leitor/câmera com uma lanterna
- Tentaria um leitor de CF comprovadamente bom, não cinco adaptadores aleatórios
- Se o cartão montar mesmo que por pouco tempo, copiaria primeiro uma imagem completa do disco, se possível
- Depois executaria a recuperação na imagem
Eu também evitaria ficar desconectando e reconectando sem parar “só para ver se ele aparece”. Isso pode transformar um cartão recuperável em um cartão morto. As pessoas fazem isso o tempo todo e é brutal.
Se o cartão estiver visível no Gerenciamento de Disco / Informações do Sistema, mas não navegável, isso na verdade não é o pior sinal. Nesse caso, Disk Drill é uma opção legítima para recuperação de cartão CF, especialmente para ensaios fotográficos, já que reconhece bem arquivos RAW e formatos comuns de vídeo/foto. Eu o usaria para escanear e recuperar somente para outra unidade.
Se o cartão estiver totalmente invisível em várias máquinas, esquentar ou se você encontrar pinos tortos, pare com o faça você mesmo. Isso é caso de recuperação profissional, sem dúvida.
Além disso, se você quiser mais exemplos específicos para esse tipo de mídia, este tópico sobre ajuda para recuperação de imagens em CFexpress de fotos perdidas vale a leitura, embora seu cartão seja CF, não CFexpress. A lógica de triagem é semelhante.
E sim, não deixe a câmera “corrigir” isso. Esse botão é basicamente uma armadilha.