Meu iPhone está ficando sem armazenamento por causa de fotos, vídeos, apps e downloads do iCloud. Estou tentando decidir se vale a pena pagar por um iPhone com mais armazenamento ou usar armazenamento externo para backups e mídia. Qual é a melhor opção de longo prazo para o uso diário?
Pesquisei a mesma coisa há um tempo, quando o armazenamento do meu iPhone estava completamente lotado. Vi aqueles vídeos em que as pessoas fazem upgrade do chip de armazenamento e, por um momento, pareceu que talvez fosse só outro reparo, como trocar a bateria ou a tela.
A assistência técnica onde perguntei sobre isso me deu uma resposta bem direta: sim, dá para fazer, mas não é algo que eles recomendariam. Não é uma troca de peça comum. O chip NAND precisa ser removido e substituído com microssoldagem, depois programado corretamente, e existe um risco real de inutilizar a placa lógica. Mesmo que funcione, você basicamente torna qualquer serviço futuro da Apple mais complicado e perde a garantia. Isso já foi suficiente para eu desistir.
A melhor decisão foi primeiro limpar o que já estava no telefone. Comece em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, porque você pode se surpreender com para onde o espaço está indo. Eu achei que precisava de um celular maior, mas boa parte era só lixo que eu vinha ignorando havia anos.
Os apps são uma maneira fácil de ganhar espaço. Desinstalar Apps Não Usados é útil porque remove o app, mas mantém os documentos e dados. Se você instalar o app de novo depois, suas coisas ainda estarão lá.
As Mensagens também podem ocupar muito mais armazenamento do que você imagina. Vídeos antigos, fotos, GIFs e anexos aleatórios vão se acumulando silenciosamente. Configurar conversas antigas para exclusão automática ajudou a evitar que isso virasse o mesmo problema de novo.
As fotos eram o principal problema para mim, porém. O álbum Duplicadas da Apple mal encontrou alguma coisa, porque a maior parte da bagunça não eram duplicatas exatas. Eram fotos parecidas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes. Acabei usando Clever Cleaner para essa parte. Ele agrupou fotos semelhantes, escolheu a melhor de cada grupo, organizou vídeos por tamanho, encontrou capturas de tela antigas e podia transformar Live Photos em imagens estáticas normais quando eu não precisava do movimento. Isso liberou muito mais espaço do que eu esperava.
Depois disso, o Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone fez a maior diferença no dia a dia. Suas fotos em resolução total ficam no iCloud, e o telefone mantém versões menores localmente até você abrir alguma coisa. Quase não notei desvantagem, mas a biblioteca de fotos local ficou muito menor. Se você não quiser usar o iCloud, Google Drive ou Dropbox também podem funcionar para arquivos e vídeos, mas provavelmente você terá que organizar mais coisa por conta própria.
Para as coisas que eu queria guardar, mas não precisava deixar no meu telefone o tempo todo, comprei um pen drive externo. Isso fez sentido para fotos e vídeos mais antigos. Fica ainda mais fácil agora com iPhones com USB-C, e alguns drives até permitem que apps compatíveis salvem vídeos direto na unidade em vez de lotar primeiro o telefone. Só verifique se a unidade está formatada em algo que o iPhone consiga ler, como exFAT ou APFS.
Ainda bem que não mexi no chip de armazenamento. Limpar o telefone, mover arquivos antigos para o armazenamento em nuvem e usar uma unidade externa resolveu o problema sem arriscar o aparelho inteiro. Eu tentaria tudo isso antes de considerar qualquer upgrade de armazenamento por hardware.
Você não pode usar uma unidade externa como se fosse o armazenamento interno do iPhone. Apps, Mensagens, dados do sistema e a maior parte do comportamento da biblioteca de fotos ainda dependem de espaço interno, então a unidade funciona mais como uma ferramenta de arquivo ou transferência do que como um upgrade real. Se você está sempre gravando vídeos, baixando músicas, mantendo muitos jogos ou usando mapas offline, eu compraria mais armazenamento da próxima vez em vez de lidar com isso todo mês. O armazenamento externo faz sentido para vídeos antigos e backups, mas não vai resolver o irritante problema diário de “Armazenamento do iPhone cheio” se o seu uso normal já excede a capacidade do telefone.
Se o problema de armazenamento é principalmente “quero guardar coisas antigas”, uma unidade externa serve; se o problema é “meu telefone está gritando comigo toda semana”, essa é a solução errada.
A parte irritante que as pessoas esquecem é que uma unidade externa acrescenta tarefas. Você precisa conectá-la, mover arquivos, verificar se foram copiados, decidir o que apagar e depois lembrar onde tudo foi parar. Ela também não é um backup por si só se essa unidade for a única outra cópia. Um pendrive barato cheio de fotos insubstituíveis pode falhar, ser perdido ou acabar ilegível quando você precisar dele. Para fotos e vídeos com que você se importa, eu gostaria de ter pelo menos uma cópia na nuvem ou um backup no computador também.
Estou mais com @waldgeist quanto ao armazenamento interno. Mais espaço interno compra preguiça, e a preguiça é subestimada. Aplicativos, mídia em cache, anexos do Messages, playlists offline, mapas e atualizações do sistema funcionam melhor quando o telefone tem espaço de sobra. O armazenamento externo deve ser tratado mais como um armário, não como um quarto extra. Ótimo para arquivar vídeos antigos de férias, ruim para fazer um telefone de 128 GB parecer um telefone de 512 GB todos os dias.
Não gaste dinheiro em um novo celular ou drive sem antes verificar se o Fotos do iCloud está configurado para baixar os originais. Se estiver, você pode liberar uma quantidade surpreendente de espaço apenas mudando para Otimizar Armazenamento do iPhone e depois decidir se o próximo iPhone precisa de mais capacidade. O armazenamento externo é bom para despejar vídeos antigos, mas não vai salvar você de configurações ruins que enchem o celular novamente.