O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e percebi que alguns apps estão usando muitos documentos e dados, mas não consigo saber qual deles está ocupando mais espaço. Preciso de ajuda para encontrar o maior uso de dados de apps no iPhone para que eu possa liberar armazenamento sem excluir as coisas erradas.
Encontrei isso no meu iPhone mais de uma vez e, sim, os números de armazenamento no iOS parecem quebrados até você saber o que a Apple coloca em cada categoria.
“Documentos e Dados” serem maiores que o próprio app é normal. Irritante, mas normal.
O tamanho do app é o app instalado. “Documentos e Dados” é todo o material extra acumulado por cima com o tempo. Fotos em cache, restos de vídeo, sessões de login, arquivos baixados, mensagens salvas, cookies, arquivos temporários após atualizações, tudo isso. Apps sociais costumam ser os mais bagunçados. Facebook, Instagram, TikTok, até alguns apps de mensagens, eles guardam mais do que você imagina.
Se você quiser ver o que está ocupando espaço, vá aqui:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
Espere um pouco. Leva tempo para calcular. Depois toque nos apps maiores e compare “Tamanho do App” com “Documentos e Dados”. Se um app estiver mostrando alguns GB em dados, você encontrou um dos principais problemas.
A parte importante, porque aprendi isso da pior forma. Desinstalar apps não limpa os dados armazenados.
Desinstalar App remove o app em si, mas mantém os arquivos e ajustes dele no telefone. Bom se você pretende reinstalar e não quer fazer login de novo. Ruim se o seu objetivo é liberar armazenamento. Se você quer uma redefinição completa no cache inflado de um app, apague o app por completo e depois instale novamente pela App Store.
O Safari funciona de forma diferente porque é integrado ao iOS. Você não pode removê-lo, então precisa limpá-lo pelos ajustes:
Ajustes > Apps > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites
Isso apaga os dados de navegação, desconecta você de muitos sites e fecha as abas. Mesmo assim, se o armazenamento do Safari ficou enorme, essa é a solução.
O que mais me atingiu foi como o telefone inteiro começou a se desfazer quando o espaço livre ficou baixo demais. Digitar travava. A câmera engasgava. Os apps fechavam sozinhos. Depois de uma atualização do iOS, meu telefone parecia meio morto. Apaguei alguns vídeos, removi alguns apps, limpei o Safari, e o armazenamento ainda parecia errado. O Fotos estava ocupando uma parte enorme e eu não conseguia entender.
O que ajudou foi verificar a mídia em vez de ficar olhando para a tela de armazenamento repetidamente. Usei isto:
Encontrei isso enquanto procurava uma forma de organizar arquivos grandes mais rápido. A parte de que gostei foi como ele agrupava primeiro as mídias grandes, então percebi gravações de tela antigas e vídeos longos aleatórios que eu tinha esquecido que existiam. Também havia uma seção para fotos semelhantes, o que ajudou com aquelas sequências em que você tira oito fotos quase idênticas e guarda todas sem motivo. No meu telefone, apagar esse material reduziu o armazenamento relacionado ao Fotos e a lentidão melhorou logo depois.
Dois lugares que as pessoas deixam passar o tempo todo:
Apagados Recentemente no Fotos
Downloads no Arquivos
As coisas apagadas ficam lá por semanas a menos que você esvazie isso manualmente. Então você remove 6 GB de vídeos e depois se pergunta por que o armazenamento quase não mudou. Já passei por isso. Vá limpar essas pastas manualmente ou os números quase não vão mudar.
Se você quiser a versão curta:
- Verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
- Procure apps em que Documentos e Dados está enorme.
- Não use Desinstalar apps se o seu objetivo for limpar cache.
- Apague e reinstale apps de terceiros inflados.
- Limpe o Safari pela página de ajustes dele.
- Remova vídeos grandes, capturas de tela, duplicatas e gravações de tela.
- Esvazie Apagados Recentemente e Downloads depois da limpeza.
Essa é a parte que o iOS esconde. O telefone não fica lento só por causa da idade. Pouco armazenamento livre destrói o desempenho rapidamente. No meu, liberar cerca de 10 GB fez uma diferença maior do que qualquer reinicialização ou ajuste de configuração que eu tentei.
Abra Ajustes, depois Geral e, em seguida, Armazenamento do iPhone. A lista organiza os apps pelo espaço total usado, então o app no topo geralmente é o maior vilão. Toque em cada app grande e compare o tamanho do app com o tamanho dos dados. Nas versões mais novas do iOS, alguns apps mostram o armazenamento total com mais clareza do que o antigo rótulo “Documentos e Dados”.
Uma coisa da qual eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer. Apagar e reinstalar funciona, mas é um incômodo para apps com arquivos offline, chats ou rascunhos salvos. Primeiro, verifique dentro do próprio app. Netflix, Spotify, YouTube, Podcasts e apps de mapas costumam armazenar downloads que você pode remover de dentro do app mais rápido do que apagá-lo completamente.
Também verifique estes devoradores de armazenamento que as pessoas esquecem:
Mail, anexos grandes se acumulam.
Mensagens, vídeos e notas de voz se acumulam rápido.
WhatsApp ou Telegram, os caches de mídia ficam enormes.
App Arquivos, os downloads locais ficam lá para sempre se você esquecer deles.
Uma forma mais rápida de identificar lixo é usar um app de limpeza. O Clever Cleaner é bom para encontrar fotos duplicadas, vídeos grandes e imagens semelhantes quando o verdadeiro problema é o app Fotos, e não um único app. Se você quiser um guia confiável sobre as melhores ferramentas de limpeza para iPhone, isto ajuda: melhores apps de limpeza para iPhone para liberar armazenamento rapidamente
Se o seu telefone estiver quase cheio, tente liberar de 5 a 10 GB primeiro. Os iPhones começam a falhar quando o armazenamento fica muito baixo. O meu também ficou. Foi irritante.
Uma coisa a mais que @mikeappsreviewer e @jeff não enfatizaram o suficiente: às vezes o app “maior” no Armazenamento do iPhone engana um pouco. O iOS classifica por tamanho total, claro, mas algumas categorias como Dados do Sistema, Mensagens, Fotos e Mail podem ser as verdadeiras sugadoras de espaço, mesmo quando nenhum app isolado parece absurdo.
O que eu faria é isto:
- Em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, olhe primeiro para o gráfico de barras, não apenas para a lista de apps.
- Se Mensagens estiver alto, vá em Ajustes > Apps > Mensagens > Manter Mensagens e mude de Para Sempre para 1 Ano ou 30 Dias, se isso estiver ok para você.
- Em Mensagens, verifique os anexos grandes. Vídeos antigos enviados em chats em grupo são sorrateiros pra caramba.
- Se Mail estiver enorme, remova e adicione novamente a conta de e-mail. O iOS armazena anexos em cache como se estivesse se preparando para o inverno.
- Para apps de podcast/música/vídeo, abra o app e verifique primeiro o conteúdo baixado por lá. Eu meio que discordo da abordagem de apagar e reinstalar primeiro porque é exagerada para apps que já têm um menu claro de downloads.
Além disso, se o problema forem as Fotos, ficar caçando manualmente o lixo é miserável. Um app de limpeza é mais rápido. O Clever Cleaner é útil para encontrar fotos duplicadas, imagens parecidas, vídeos grandes e capturas de tela esquecidas sem ter que vasculhar sua biblioteca um álbum de cada vez. Este clipe rápido sobre como limpar o armazenamento do iPhone e remover fotos duplicadas rapidamente mostra a ideia geral.
Minha opinião sincera: se um app tem Documentos e Dados enormes e nenhuma opção no app para limpar o cache, o problema é o app, não você. O iOS só esconde a bagunça melhor do que deveria. Verifique também Mensagens, Mail, Fotos e Downloads, porque esses geralmente são os verdadeiros culpados.
Pequeno complemento ao que @jeff, @kakeru e @mikeappsreviewer disseram: a maneira mais rápida de identificar o pior responsável nem sempre é a própria lista de apps, e sim a data da última atualização mais o comportamento. Se um app aumenta no armazenamento logo após uso intenso, downloads ou uma atualização, isso geralmente indica inchaço de cache, e não conteúdo realmente salvo.
Um truque que eu uso:
- Reinicie o iPhone depois de verificar o armazenamento uma vez
- Abra novamente Armazenamento do iPhone e espere de novo
- Compare se os primeiros apps da lista mudaram
Às vezes o iOS informa um uso inflado até recalcular. Eu discordo um pouco da ideia de que o item no topo é sempre o verdadeiro culpado. Fotos, Mensagens e Dados do Sistema podem distorcer essa visão.
Outra verificação útil:
- Ajustes > Celular
- Role para baixo e veja quais apps têm uso de dados incomumente alto ao longo do tempo
Não é uma medida perfeita de armazenamento, mas apps que consomem muitos dados móveis com frequência também costumam acumular caches localmente.
Se o problema estiver no Fotos, o Clever Cleaner pode ajudar a organizar duplicatas, fotos parecidas, capturas de tela e vídeos grandes mais rápido do que fazer isso manualmente.
Prós do Clever Cleaner
- Bom para bagunça na biblioteca de fotos
- Maneira rápida de identificar mídias grandes
- Mais fácil do que procurar álbum por álbum
Contras
- Principalmente útil quando o Fotos é o problema
- Não vai reduzir magicamente o cache privado de todos os apps
- Você ainda precisa revisar antes de apagar
Minha opinião: procure responsáveis recorrentes ao longo de alguns dias, não apenas o maior número uma vez. Isso geralmente diz mais do que a tela de armazenamento sozinha.