Meu iPhone diz que não há armazenamento suficiente para baixar e instalar a atualização mais recente do iOS, mesmo depois que eu excluí alguns apps e fotos. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de liberar espaço suficiente sem perder dados importantes para que eu possa atualizar meu iPhone.
Seu iPhone trava antes de chegar a 100 por cento cheio. Aprendi isso do jeito mais irritante. Mesmo em dias normais, o iOS continua ocupando espaço com logs, arquivos de cache, lixo de apps, indexação e outras coisas em segundo plano que você nunca vê.
As atualizações pioram isso. O celular precisa de espaço para baixar o arquivo da atualização, descompactá-lo e reorganizar os dados durante a instalação. Se você vai tentar de novo, eu deixaria de 15 GB a 25 GB livres primeiro. Menos do que isso fica arriscado muito rápido.
Resumindo
Se o seu iPhone diz que não há espaço suficiente para uma atualização, verifique duas coisas primeiro: o tamanho da atualização e quanto armazenamento livre você tem. Depois, corte primeiro os maiores consumidores de espaço. Se ainda não for suficiente, atualize com um Mac ou PC. Como último recurso, faça backup do celular, apague-o, instale o iOS do zero e depois restaure o backup.
- Verifique o tamanho da atualização e o armazenamento livre
Não comece apagando coisas aleatórias no escuro. Veja os números primeiro.
- Abra Ajustes.
- Vá para Geral > Atualização de Software.
- Verifique o tamanho da atualização, se o iOS mostrar.
- Volte e abra Geral > Armazenamento do iPhone.
- Espere a barra de armazenamento carregar.
- Veja quanto espaço livre resta.
- Veja quais categorias estão ocupando mais armazenamento.
Uma coisa que muita gente não percebe: o tamanho da atualização não é a quantidade total de espaço necessária. Se a atualização diz 15 GB, ter 15 GB livres ainda pode falhar. O celular precisa de espaço extra durante a instalação.
Use um app de limpeza para fotos e vídeos
Para a maioria das pessoas, o ganho mais rápido está na biblioteca de fotos. Eu já fiz a limpeza manual. É horrível. Lento demais, rolagem demais, fácil demais desistir no meio.
Eu usaria o Clever Cleaner aqui porque é grátis, rápido e não bloqueia a limpeza básica atrás de uma assinatura.
O que eu fiz:
- Instale o app e deixe-o escanear sua biblioteca.
- Abra Heavies e procure vídeos gigantes e outras mídias muito grandes.
- Apague o que você não precisa.
- Abra Similars e remova fotos duplicadas ou quase duplicadas. Se precisar, confira também as outras ferramentas de limpeza do app.
- Depois vá em Fotos > Apagados Recentemente e toque em Apagar Tudo.
Essa última parte importa mais do que as pessoas pensam. Se você pular isso, o iPhone mantém os itens apagados por 30 dias, e seu armazenamento ainda não vai voltar.
Apague apps que você não usa
Quando preciso de espaço para uma atualização, eu apago apps. Eu não os desinstalo parcialmente. Isso deixa os dados do app para trás, e boa parte do inchaço fica em Documentos e Dados mesmo assim.
Faça isto:
- Abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
- Role pela lista de apps, que normalmente está ordenada por tamanho.
- Toque nos apps que você não abre há muito tempo.
- Escolha Apagar App.
Você sempre pode reinstalar depois.
Verifique o app Arquivos
Esse costuma ser muito ignorado. O app Arquivos acaba guardando downloads antigos, PDFs, arquivos ZIP, vídeos salvos, documentos aleatórios, todo tipo de sobra.
Passos:
- Abra Arquivos.
- Procure em No Meu iPhone > Downloads.
- Apague o que você não precisa.
- Verifique o iCloud Drive também, se você salva arquivos lá.
Limpe anexos grandes do Mensagens
O Mensagens guarda mais tranqueira do que as pessoas imaginam. Vídeos antigos, fotos, GIFs, PDFs, anos disso.
Aqui está o caminho:
- Vá para Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
- Toque em Mensagens.
- Abra as seções de anexos ou documentos.
- Se Revisar Anexos Grandes aparecer, use isso.
- Apague os maiores arquivos de que você não precisa.
A parte boa é que isso limpa os arquivos pesados sem apagar conversas inteiras.
Limpe os dados de sites do Safari
Às vezes o Safari guarda mais dados do que você imagina. Na maioria das vezes não economiza um espaço enorme, mas ainda vale a pena fazer se você estiver no limite.
- Abra Ajustes.
- Vá para Apps > Safari.
- Toque em Limpar Histórico e Dados dos Sites.
- Confirme.
Não espere ganhar 20 GB com isso. Ainda assim, quando falta pouco, pequenos cortes se somam.
Se você ainda não tiver espaço suficiente
Já vi casos em que apagar coisas ainda não bastou. Nesse ponto, você entra no território das soluções alternativas.
Atualize com um Mac ou PC
Conecte o iPhone a um computador e atualize por lá.
No Mac, use o Finder.
No Windows, use o iTunes.
O computador cuida do download e da descompactação, então o iPhone normalmente precisa de menos armazenamento temporário. Eu faria um backup completo primeiro. Não há motivo para correr risco.
Faça backup, apague, restaure
Essa é a opção feia, mas funciona.
- Faça backup do seu iPhone.
- Apague o dispositivo.
- Configure-o novamente.
- Instale a versão mais recente do iOS.
- Restaure o backup.
É meio chato, sim. Ainda assim, é uma das poucas formas confiáveis de resolver quando o celular está lotado até o teto.
Se a atualização ainda não instalar, corte mais fundo. Remova qualquer coisa de que você não vá sentir falta. Vídeos antigos, apps abandonados, downloads, anexos gigantes do Mensagens, tudo isso. Quando você está tentando forçar uma grande atualização do iOS, cada giga importa.
Eu pularia mais exclusões aleatórias de apps por um minuto. @mikeappsreviewer cobriu as coisas grandes de sempre. Minha visão é mirar primeiro no armazenamento oculto, porque os relatórios de armazenamento do iPhone demoram para atualizar e as coisas apagadas nem sempre liberam espaço rápido.
Tente nesta ordem.
-
Reinicie o iPhone.
Uma reinicialização simples limpa arquivos temporários e caches do sistema travados. É pouco, mas já vi de 1 GB a 3 GB voltarem depois de uma reinicialização. -
Remova o arquivo de atualização baixado se ele falhou antes.
Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
Procure a atualização do iOS na lista.
Apague-a.
Depois tente de novo mais tarde. Downloads com falha ficam ali ocupando espaço. -
Desative a sincronização do Fotos por um tempo se ela estiver processando sem parar.
Se o Fotos do iCloud estiver sincronizando, a indexação pode prender o armazenamento. Pause a sincronização, deixe o telefone no Wi-Fi e na energia por um tempo, depois verifique o armazenamento de novo. A mesma ideia vale para a sincronização de Música e downloads de podcasts. -
Verifique o conteúdo offline.
Netflix, Spotify, YouTube, apps de podcast, apps de mapas. Downloads offline ficam enormes rápido. As pessoas esquecem deles o tempo todo. Uma vez encontrei 12 GB no Spotify. Irritante pra caramba. -
App Mail.
Se você usa o Mail da Apple com anexos grandes, remova e adicione novamente a conta depois de garantir que o e-mail está no servidor. Isso geralmente limpa um cache local inchado. Não é elegante, mas funciona. -
Dê tempo para o Armazenamento do iPhone recalcular.
Apague coisas e depois espere de 10 a 30 min no carregador e no Wi-Fi. As barras de armazenamento são lentas. O iOS mente primeiro e fala a verdade depois.
Se as fotos são o problema, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para organizar duplicatas e vídeos grandes mais rápido. Isso também ajuda se você quiser uma leitura completa e fácil sobre as ferramentas e o fluxo de limpeza dele, veja como o Clever Cleaner lida com fotos duplicadas, vídeos grandes e limpeza do iPhone.
Um ponto em que eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer: descarregar apps não é inútil. Se o app em si for enorme e seus dados forem pequenos, descarregar funciona bem. Jogos podem funcionar ou não.
Se nada mais der certo, atualize pelo Finder ou iTunes. Esse caminho poupa muita dor de cabeça.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @viajantedoceu disseram: verifique se o problema é o Dados do Sistema estar inflado, não apenas apps/fotos. O armazenamento do iPhone pode ficar estranhamente travado, e apagar alguns apps às vezes mal faz diferença. Irritante, mas normal.
O que funcionou para mim:
- Mude a retenção de Mensagens para 1 Ano ou 30 Dias se você tiver anos de conversas
- Remova memos de voz antigos e arquivos do GarageBand, eles ficam bem escondidos
- Em Fotos, certifique-se de que as coisas “apagadas” realmente sumiram e não ainda estão sendo enviadas/baixadas
- Apague conteúdo baixado do Apple TV, Livros e Música. As pessoas esquecem que os apps da Apple também acumulam espaço
- Se você usa WhatsApp ou Telegram, limpe-os dentro do app. O Armazenamento do iPhone nem sempre mostra o estrago completo na hora
Vou discordar levemente da ideia de “apagar apps em vez de descarregar”. Às vezes, descarregar é a escolha mais inteligente se o binário do app for enorme e você não quiser perder configurações locais. Não é inútil, só depende da situação.
Além disso, se os números de armazenamento parecerem errados, conecte à energia e ao Wi-Fi durante a noite. O iOS recalcula beeem devagar.
Se fotos/vídeos forem o principal problema, o Clever Cleaner provavelmente é a forma mais rápida de identificar arquivos grandes e duplicados sem ficar procurando para sempre.
Para mais ideias de limpeza de armazenamento do iPhone, esta é uma boa leitura: melhores maneiras de parar de vez os alertas de armazenamento cheio no iPhone
Sinceramente, se você não conseguir liberar espaço suficiente depois de tudo isso, atualizar por um computador geralmente dá menos dor de cabeça do que brigar com o telefone por 2 horas.