Como posso recuperar a Lixeira esvaziada em um Mac sem um backup?

Esvaziei acidentalmente a Lixeira no meu Mac e percebi que arquivos importantes ainda estavam nela. Não tenho backup do Time Machine nem do iCloud, e realmente preciso recuperar esses documentos para o trabalho. Estou procurando maneiras seguras de recuperar arquivos excluídos permanentemente no macOS sem causar mais perda de dados.

Eu fiz isso em um MacBook Air e meu estômago afundou por um segundo. Esvaziei a Lixeira e depois lembrei que havia uma pasta ali com arquivos de trabalho e um monte de fotos. Então sim, eu já passei por toda essa confusão.

A principal coisa que aprendi é que esvaziar a Lixeira nem sempre significa que os arquivos desapareceram na hora. No macOS, o sistema geralmente remove primeiro os ponteiros e marca o espaço como livre. Os dados do arquivo ainda podem ficar lá até que novos dados sejam gravados por cima. Então o relógio começa a correr imediatamente.

A parte ruim é o SSD. A maioria dos Macs mais novos usa armazenamento SSD, e o TRIM roda em segundo plano. O TRIM diz ao drive para apagar blocos excluídos. Às vezes ele entra em ação rápido. Às vezes existe uma janela. Foi por isso que parei de usar o Mac quase imediatamente depois que percebi o que aconteceu.

Acabei tentando o Disk Drill. Para mim, foi o que funcionou de forma mais tranquila no APFS, e ele não dificultou o acesso no Apple Silicon como alguns outros apps fizeram. Não estou dizendo que ele resolve todos os casos. No meu, ele recuperou a maior parte das coisas importantes.

Aqui está exatamente a configuração que usei.

1. Parei de usar o Mac normalmente na mesma hora. Nada de navegar, nada de downloads, nada de instalar apps aleatórios.

2. Conectei um SSD USB externo. Eu não queria que os arquivos recuperados fossem gravados no mesmo drive interno do qual eu estava tentando recuperar.

3. Baixei o Disk Drill e instalei no SSD externo, não no drive interno do Mac.

4. Quando abri, concedi Acesso Total ao Disco.

5. O caminho era: Ajustes do Sistema → Privacidade e Segurança → Acesso Total ao Disco.

6. Ele mostrou meu SSD interno na lista. Eu o selecionei e iniciei “Procurar dados perdidos”.

7. A varredura levou cerca de uma hora no meu MacBook Air. Depois que terminou, abri “Revisar itens encontrados”.

8. Primeiro filtrei os resultados para documentos e fotos. Sem filtros, a lista era enorme e meio bagunçada.

9. Visualizei os arquivos antes de restaurá-los. No meu caso, se a visualização abria corretamente, a recuperação geralmente também funcionava bem.

10. Depois de verificar os arquivos, cliquei em Recuperar.

11. Salvei tudo no SSD externo.

Resultado final: recuperei quase todos os meus documentos e a maior parte das fotos, com os nomes originais ainda lá. Alguns arquivos inúteis, temporários, restos de cache, esses estavam corrompidos. Não me importei. Os arquivos de que eu precisava sobreviveram.

Se o Time Machine estava ativo antes de você esvaziar a Lixeira, eu começaria por ele primeiro. É mais seguro, mais rápido e menos bagunçado do que escanear um drive.

1. Abra o Time Machine pela barra de menus ou pelo Spotlight.

2. Vá até a pasta onde os arquivos excluídos ficavam.

3. Volte para uma data anterior ao esvaziamento da Lixeira.

4. Selecione os arquivos e pressione Restaurar.

Isso os coloca de volta na pasta original com os nomes intactos, o que é muito melhor do que ficar organizando a saída da recuperação.

Também verifique os lugares que as pessoas esquecem.

1. iCloud Drive

2. Apagados Recentemente no Fotos

3. Apagados Recentemente no Notas

4. Arquivos excluídos do Dropbox

5. Lixeira e histórico de versões do Google Drive

6. Drives externos com cópias antigas

Mais uma coisa. Se o material excluído veio de um cartão SD, cartão de câmera ou cartão de drone, eu também olharia o cartão original. A recuperação direto do cartão costuma ser mais fácil, desde que você não tenha continuado a gravar nele.

Eu evitaria ferramentas de limpeza agora. Nada de apps de limpeza para Mac, nada de otimizadores inúteis, nada de rodadas de organização do sistema. Faça a recuperação primeiro. Mexa com limpeza depois.

Se o software não encontrar nada e os arquivos forem críticos por motivos de trabalho ou legais, então um laboratório de recuperação é o último passo. Mas para o caso comum de esvaziar a Lixeira por acidente, software é por onde eu começaria, e rápido.

Pare de gravar primeiro na unidade interna. Isso importa mais do que qualquer outra coisa.

Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer: em Macs mais novos com SSDs, esperar demais frequentemente acaba com suas chances rapidamente. O TRIM é brutal. Então, sua melhor opção é desligar o Mac e, se possível, trabalhar a partir de uma mídia externa.

O que eu faria:

1. Verifique primeiro a recuperação no nível do aplicativo.
    Se os arquivos eram documentos, procure dentro do aplicativo que você usou.
    Pages, Word, Excel, Photoshop, Preview, alguns deles mantêm cópias temporárias ou de salvamento automático.
    No Office, procure nas pastas de AutoRecovery.
    No iWork, abra o app e verifique os Recentes.
    Isso leva 5 minutos e às vezes salva sua pele.

2. Verifique o histórico de sincronização na nuvem, mesmo que você ache que não tinha backup.
    Muita gente diz sem backup, mas tinha Dropbox, OneDrive, Google Drive, Adobe Cloud ou Box sincronizando em segundo plano.
    Esses serviços geralmente mantêm arquivos excluídos por 30 dias ou mais.
    O histórico de versões também ajuda.

3. Use outro Mac ou inicialize a partir de um armazenamento externo.
    Não instale ferramentas de recuperação no mesmo SSD interno, se puder evitar.
    Se precisar de recuperação por software, o Disk Drill é uma das opções mais seguras para Mac e lida razoavelmente bem com APFS. Salve os arquivos recuperados em outro lugar, não de volta na unidade principal do seu Mac.

4. Se o FileVault estava desativado em um Mac Intel mais antigo ou se os arquivos vieram de um HDD externo, suas chances são melhores.
    Se o FileVault estava ativado, ou se era um SSD interno com TRIM, as chances caem bastante. É duro, mas é verdade.

5. Se os documentos valem dinheiro, não tente fazer você mesmo depois de uma varredura.
    Um laboratório de recuperação custa caro, mas varreduras repetidas e continuar usando o Mac pioram as coisas.

Além disso, este guia rápido é bom para ver as etapas visualmente:
Etapas de recuperação de arquivos apagados no Mac após esvaziar a Lixeira

Se quiser, poste o modelo do seu Mac, a versão do macOS e os tipos de arquivo. Os próximos passos dependem desses detalhes.

Primeiro, faça uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @voyageurdubois realmente enfatizaram o suficiente: verifique se os arquivos chegaram a ser realmente armazenados localmente em primeiro lugar.

Se esses “documentos” vieram de anexos do Mail, downloads do Slack, arquivos temporários do Pages ou algo que você abriu de um app na nuvem, pode haver outra cópia em:

• Downloads do Mail
  • pilha/pasta Downloads
  • pastas temporárias de apps
  • o email/conversa/chat original
  • “Abrir Recentes” dentro do app

As pessoas entram em pânico e vão direto para varreduras de recuperação quando o arquivo ainda está escondido em algum lugar óbvio. Já vi isso acontecer mais de uma vez.

Além disso, uma pequena ressalva sobre o conselho de “desligue instantaneamente aconteça o que acontecer”. Normalmente isso é sensato, sim, mas se o seu Mac já está ligado e você sabe que os arquivos podem existir na AutoRecovery de um app ou na lixeira da nuvem, eu verificaria isso antes de reiniciar e alterar estados. Só faça isso rápido e não comece a usar normalmente.

Outra coisa que vale tentar no macOS:

• pesquise no Spotlight pelo nome exato do arquivo
  • pesquise pela extensão do arquivo, como .docx, .pdf, .xlsx
  • verifique Recentes no Finder
  • verifique /Users/yourname/Library/Containers/
  • verifique /Users/yourname/Library/Autosave Information/

Para o Word especificamente, a AutoRecovery pode salvar sua pele. Para o Preview e o Pages também, às vezes.

Se nada disso funcionar, então sim, o Disk Drill é uma opção razoável no Mac para recuperar arquivos da Lixeira esvaziada, especialmente em APFS. Só não recupere de volta para a mesma unidade. É aí que as pessoas erram direto.

E se você quiser um passo a passo simples, este vídeo é bem fácil de assistir:
Comparação de softwares de recuperação de dados para Mac e etapas de recuperação

Se for um SSD interno + TRIM, seja realista. A recuperação pode ser parcial ou nula. Chato, mas é verdade.

Um ângulo não abordado o suficiente por @voyageurdubois, @andarilhonoturno e @mikeappsreviewer é a recuperação de metadados, não apenas a recuperação de arquivos.

Se os arquivos reais sumiram, você ainda pode recuperar o trabalho mais rápido reconstruindo a partir de rastros:

• abra Itens Recentes no menu Apple
  • verifique as listas de documentos recentes do Office
  • inspecione as miniaturas do cache do Quick Look
  • pesquise nas caixas de correio pelos anexos originais
  • verifique o histórico do app de impressora/scanner se esses documentos foram exportados ou digitalizados
  • procure no histórico de downloads do navegador pelas URLs de origem

Eu discordo um pouco do conselho geral de desligar imediatamente. Em Macs com SSD, sim, minimize gravações. Mas se os documentos eram do Word, Pages, Slack, Mail ou Adobe, uma verificação rápida dos itens recentes no app e da lixeira na nuvem/web pode ser melhor do que desligar.

Se você realmente precisar de software de recuperação, Disk Drill é uma opção razoável no Mac.

Prós:

• bom suporte a APFS
  • pré-visualização fácil antes da recuperação
  • interface simples
  • pode recuperar para armazenamento externo

Contras:

• o TRIM do SSD ainda pode fazer com que os resultados sejam ruins
  • os resultados da varredura podem ter muito ruído
  • não é barato se você precisar de recuperação completa
  • nenhum software pode garantir a recuperação a partir de uma Lixeira esvaziada

Mais uma coisa prática: se você usa FileVault e o Mac foi muito usado desde a exclusão, mantenha expectativas baixas. Nesse caso, pare rapidamente com tentativas caseiras e decida se os arquivos justificam um laboratório.