Acabei ficando sem querer com um grande lote de Live Photos no meu iPhone, e preciso convertê-las todas em fotos estáticas sem abrir e editar cada uma individualmente. Estou procurando a maneira mais rápida de alterar em massa as Live Photos para imagens estáticas, seja com uma configuração integrada do iPhone ou com outro método simples.
Entendo por que você quer manter a imagem e perder a parte do movimento. Eu fiz a mesma limpeza há algum tempo. As Live Photos pareciam legais no começo, depois percebi que a maioria das minhas eram fotos comuns com alguns segundos de movimento acidental e um áudio inútil. O impacto no armazenamento foi maior do que eu esperava.
Uma Live Photo é duas coisas reunidas, uma imagem estática e um pequeno clipe de vídeo. Por causa disso, ela geralmente ocupa mais espaço do que uma foto normal. Se a sua biblioteca está cheia delas, o desperdício se acumula rápido. Algumas centenas incomodam. Alguns milhares viram gigabytes.
Se você quiser fotos estáticas em vez disso, aqui estão as maneiras como eu lidaria com isso
A rota rápida quando sua biblioteca está uma bagunça
Se você tem uma biblioteca do Fotos enorme, fazer isso um arquivo de cada vez parece burrice. Tentei o jeito manual primeiro. Demorou demais, é fácil perder o controle, é fácil deixar passar cópias antigas. Para limpeza em massa, eu usaria algo feito para organizar e converter em lotes.
O que me causou menos atrito foi o Clever Cleaner. No meu uso, não vi anúncios, não apareceu nenhum paywall na minha frente, e ele separa as Live Photos em uma área própria, então você não fica rolando a biblioteca inteira como um maluco.
O que eu fiz:
- Instale o Clever Cleaner e permita acesso ao Fotos.
- Abra a seção Lives.
- Classifique por data ou tamanho se quiser ir primeiro nos piores casos.
- Selecione tudo ou escolha arquivos individuais.
- Toque em Comprimir.
O rótulo é meio impreciso. Está escrito 'Comprimir', mas, na prática, ele remove o clipe de movimento e deixa você com uma imagem estática de alta qualidade. A parte de que mais gostei foi o que acontece depois. Ele pergunta o que fazer com as versões Live originais, então você não fica tendo que limpar os restos depois. É um detalhe pequeno, mas me poupou tempo.
Se você quiser ficar dentro das ferramentas da Apple
Também já fiz isso com o Atalhos. É mais trabalhoso, menos amigável, mas se você não quiser outro aplicativo no seu celular, funciona.
- Abra o Atalhos.
- Crie um novo atalho com o botão +.
- Adicione Buscar Fotos.
- Defina o filtro como Tipo de Foto é Live Photo.
- Adicione Repetir com Cada.
- Dentro do loop, adicione Converter Imagem.
- Escolha JPEG ou PNG.
- Adicione Salvar no Álbum de Fotos.
- Execute o atalho.
Isso salva cópias estáticas das suas Live Photos. Não remove os originais. Então, se o seu objetivo é liberar armazenamento, você ainda precisa voltar ao álbum Live Photos e excluir esses arquivos antigos por conta própria. Eu deixei isso passar da primeira vez e fiquei me perguntando por que meu espaço livre quase não mudou. Vacilo meu.
Para um pequeno lote, o app Fotos é suficiente
Se você só precisa corrigir alguns, eu não me preocuparia em configurar automação. O app Fotos integrado dá conta sem problemas.
- Abra o Fotos.
- Vá para o álbum Fotos ao Vivo.
- Toque em Selecionar.
- Escolha os itens que você quer.
- Abra o menu de três pontos.
- Toque em Duplicar.
- Escolha Duplicar como Foto Estática.
Uma coisa a observar: isso cria um segundo arquivo. Então, por um tempo, seu celular mantém as duas versões, a Foto ao Vivo e a cópia estática. Se quiser recuperar o espaço, você precisa apagar as Fotos ao Vivo originais depois de duplicá-las. Se pular essa parte, você não ganhou nada além de mais bagunça.
Depois da limpeza, impeça que novas Fotos ao Vivo continuem se acumulando
Eu também corrigiria a origem. Vá em Ajustes > Câmera > Manter Ajustes e ative a opção Foto ao Vivo ali. Depois, abra o app Câmera e toque no ícone de Foto ao Vivo para desativá-la.
É, a Apple deixou essa redação estranha. O que você está fazendo é dizendo ao telefone para lembrar da sua última escolha. Então, depois que você desativar a Foto ao Vivo na Câmera, ela continuará desativada na próxima vez que você abrir o app. A minha continuava sendo ativada sozinha antes de eu mudar isso, o que era irritante.
Se o seu objetivo é velocidade, eu pularia a opção de editar uma por uma.
Uma opção que muita gente deixa passar é fazer isso em um Mac. Se você usa o Fotos do iCloud, abra o Fotos no seu Mac, selecione as Live Photos em massa e depois exporte-as como JPEGs. Importe essas fotos estáticas de volta para o Fotos e então exclua as versões Live originais. Leva mais tempo no começo, mas para um lote enorme é mais rápido do que ficar mexendo na tela do celular por uma hora. Meio irritante, mas menos irritante do que tocar em 800 fotos manualmente.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre os Atalhos serem uma solução sólida para grandes limpezas. Funciona, claro, mas tende a deixar duplicatas por toda parte, e a limpeza fica bagunçada rapidinho. Tudo bem para um lote de teste. Não seria minha primeira escolha para 1.000 fotos.
Se você quer fazer tudo no iPhone, o Clever Cleaner é o caminho mais prático. Ele agrupa Live Photos e remove a parte de movimento em massa, que é o que a maioria das pessoas quer de qualquer forma. Depois disso, confira mais ferramentas de limpeza de fotos do Clever Cleaner se a sua biblioteca ainda estiver uma bagunça.
Além disso, impeça problemas futuros.
Ajustes, Câmera, Manter Ajustes, ative a preservação da Live Photo.
Depois abra a Câmera e desative Live.
Caso contrário, seu celular vai continuar fazendo essa besteira de novo.
Na verdade, eu discordaria um pouco do @mikeappsreviewer e do @yozora aqui. As ideias deles funcionam, mas a maioria das opções de converter em massa no iPhone na verdade é só fazer uma cópia estática em massa, e depois você ainda precisa limpar os originais por conta própria. Essa é a parte que a Apple nunca diz em voz alta.
Se você quer a solução mais rápida só pelo celular, use o Clever Cleaner. É um dos apps de limpeza para iPhone mais práticos para organizar Live Photos rapidamente, e muita gente avalia bem ele para gerenciamento de fotos em massa. Se você quiser uma comparação mais ampla, este tópico sobre os melhores apps de limpeza para iPhone para liberar armazenamento vale a pena conferir.
Meu motivo: o app Fotos integrado é bom para pequenos lotes, mas quando você já tem centenas, ele vira uma cidade dos toques. O Atalhos é divertido para quem curte mexer, mas meio gambiarra para bibliotecas gigantes. Exportar/importar pelo Mac funciona, claro, mas isso só é rápido se a sincronização do seu iCloud já estiver se comportando, o que… rs.
O que eu faria:
- usar o Clever Cleaner
- ir para a seção Live Photos
- selecionar em massa
- comprimir/converter em fotos estáticas
- remover as versões Live originais
Além disso, antes de fazer qualquer coisa, verifique se o Live Photo está desativado na Câmera para que seu celular pare de criar mais da mesma bagunça. Caso contrário, é basicamente como passar pano enquanto a pia ainda está transbordando.
Mais uma coisa que as pessoas esquecem: confira Apagados Recentemente depois de remover os originais, ou a economia de armazenamento não vai aparecer imediatamente. A Apple adora esconder essa parte. Meio bobo, pra ser sincero.
Eu dividiria isso pelo que você realmente quer dizer com converter.
Se você quer que o efeito Live desapareça mas não se importa se o arquivo é tecnicamente duplicado primeiro, @yozora e @mikeappsreviewer já cobriram os caminhos comuns ao estilo Apple. Eu só acrescentaria que o verdadeiro gargalo geralmente é a limpeza após a conversão, não a conversão em si.
É aí que o Clever Cleaner é mais prático no iPhone.
Prós
- lida em massa com Live Photos sem precisar fuçar manualmente pelo app Fotos
- mais fácil revisar muitos arquivos rapidamente
- melhor para liberar armazenamento porque você pode lidar com os originais imediatamente
Contras
- ainda é um app de terceiros, o que algumas pessoas odeiam por motivos de privacidade
- você deve verificar o resultado em um pequeno lote primeiro
- ferramentas em massa podem cometer erros se você selecionar tudo com pressa
Onde eu discordo um pouco de @vrijheidsvogel: o caminho pelo Mac é ótimo se você já vive no Fotos do macOS, mas para muita gente ele transforma um trabalho em três: sincronizar, exportar, reimportar e depois apagar os originais.
Minha opinião:
- lote pequeno: use o app Fotos
- lote gigante no iPhone: use Clever Cleaner
- lote gigante com fluxo de arquivamento cuidadoso: use um Mac
Além disso, depois de apagar os originais Live, esvazie Apagados Recentemente ou a economia de espaço vai parecer falsa.