O armazenamento do meu iPhone está quase cheio porque tenho milhares de fotos duplicadas, capturas de tela e vídeos antigos. Estou tentando decidir se é mais seguro limpar minha biblioteca de fotos do iPhone manualmente ou usar um aplicativo de limpeza de fotos. Agradeço conselhos sobre a melhor maneira de excluir a desordem sem perder fotos importantes.
Eu tive essa mesma bagunça no ano passado e continuei ignorando porque sabia que ia ser chato. Quando finalmente resolvi cuidar disso, minha biblioteca do Fotos já tinha passado de 20.000 fotos e vídeos. Perdi boa parte de um sábado limpando tudo.
O que mais ajudou foi não tentar tratar todas as fotos da mesma forma. Capturas de tela, duplicatas, Live Photos, vídeos aleatórios e fotos borradas quase iguais exigem uma limpeza um pouco diferente.
Comece pelo mais fácil no Fotos
Eu ainda começaria pelo app Fotos integrado antes de instalar qualquer coisa. Ele é bom para lixo óbvio.
- Abra o Fotos e percorra os álbuns em vez de ficar rolando a biblioteca inteira sem parar.
- Use o gesto de deslizar para selecionar, assim você pode pegar várias fotos de uma vez.
- Em álbuns como capturas de tela, use Selecionar Tudo quando estiver disponível e depois desmarque qualquer coisa de que você realmente precise.
Isso elimina a bagunça mais superficial bem rápido, especialmente coisas com as quais você já sabe que não se importa.
Use um app para a parte repetitiva
A limpeza manual fica cansativa rápido quando você começa a comparar fotos quase idênticas. Foi aí que o Clever Cleaner mais me ajudou.
Depois que removi o lixo óbvio, executei o app e percorri as categorias que ele criou. Usei para fotos duplicadas, fotos parecidas, capturas de tela antigas, vídeos grandes e Live Photos das quais eu realmente não precisava mais como Live Photos.
A parte útil é que você não fica se fazendo a mesma pergunta milhares de vezes. Ele agrupa primeiro as fotos relacionadas, para que você possa comparar um pequeno lote e manter a melhor, em vez de procurar manualmente em todo o seu rolo da câmera.
Esvazie Apagados Recentemente quando terminar
Essa parte é fácil de deixar passar. Excluir fotos nem sempre libera espaço imediatamente porque elas ficam em Apagados Recentemente por um tempo.
- Abra o álbum Apagados Recentemente.
- Verifique uma vez para não apagar algo importante.
- Esvazie-o.
Se você está fazendo isso porque o armazenamento do seu celular ou do iCloud está cheio, essa última etapa importa.
Além disso, tenha cuidado se o Fotos do iCloud estiver ativado: seu iPhone e o iCloud estão usando uma única biblioteca sincronizada. Então, se você apagar fotos do seu iPhone, elas também serão apagadas do iCloud e de outros dispositivos Apple conectados à mesma Conta Apple. Esse pode ser o objetivo, mas é algo para lembrar antes de remover milhares de arquivos.
Depois de passar por isso uma vez, parei de deixar acumular. Agora gasto talvez dez minutos por semana apagando capturas de tela, fotos borradas e fotos duplicadas. É muito mais fácil do que esperar até a biblioteca virar outra limpeza de dia inteiro.
Se a sua biblioteca já está enorme, eu não confiaria apenas na limpeza manual. O app Fotos é bom para exclusões rápidas, mas quando você está lidando com dezenas de milhares de itens, usar Clever Cleaner para duplicatas, fotos semelhantes, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes economiza muito tempo.
Não comece dando permissão a qualquer aplicativo de limpeza e tocando em excluir no que ele sugerir. Eu faria um backup primeiro, depois usaria a limpeza manual para qualquer coisa sentimental e um aplicativo apenas para as categorias chatas, como capturas de tela, duplicatas óbvias e vídeos enormes. Os aplicativos podem economizar tempo, mas similar nem sempre significa seguro para excluir, especialmente com fotos em sequência, cópias editadas, recibos ou fotos anexadas a mensagens/coisas de trabalho. O Clever Cleaner ou qualquer ferramenta parecida é melhor tratado como um assistente de organização, não como o juiz final. Se o armazenamento estiver criticamente cheio, mova os vídeos para fora do telefone primeiro, porque isso libera espaço mais rápido do que ficar decidindo entre 400 fotos quase idênticas.
Não faça limpeza enquanto sua biblioteca do Fotos ainda estiver sincronizando ou parcialmente travada porque o armazenamento está cheio. É aí que as pessoas fazem bagunça: elas apagam um monte de coisas, outro dispositivo ainda não alcançou, o Fotos do iCloud está pausado, e então fica difícil saber o que realmente existe onde. Antes de fazer uma grande limpeza, abra o Fotos, role até o fim da Biblioteca e verifique se diz que a sincronização está concluída ou pausada.
Eu usaria um app, mas só depois de fazer primeiro uma tediosa verificação de estado. Certifique-se de que o telefone esteja carregado, no Wi‑Fi e fora do modo de baixo consumo. Se você usa o Fotos do iCloud, dê tempo para ele terminar de sincronizar. Depois, limpe em lotes, não milhares de uma vez. Apague 50 ou 100 itens, olhe em Apagados Recentemente, confirme que nada estranho aconteceu e então continue. É mais lento do que apertar um grande botão de limpeza, mas muito menos estressante.
A limpeza manual é mais segura para qualquer coisa com contexto: viagens, coisas de família, documentos, fotos de trabalho, versões editadas. Um app de limpeza como o Clever Cleaner é mais útil para bagunça com pouco contexto, especialmente capturas de tela e vídeos grandes. Eu não deixaria nenhum app decidir a melhor foto para memórias, porque às vezes a imagem tecnicamente melhor não é a que você realmente quer. A resposta mais segura não é manual versus app. É manual para julgamento, app para organização e pequenos lotes para apagar.
Espere que isso exija mais de uma passada, mesmo com um app. Um limpador pode diminuir a pilha, mas não vai saber magicamente qual foto ruim ainda é a que você quer manter.
Concordo com o conselho anterior de verificar primeiro a sincronização do iCloud, mas eu separaria o problema em dois grupos: “liberar espaço rápido” e “limpar a biblioteca corretamente”. Se o iPhone está travando agora, ataque os vídeos primeiro. Alguns clipes antigos em 4K, gravações de tela ou vídeos baixados podem liberar mais espaço do que apagar centenas de fotos. Depois disso, capturas de tela e lixo óbvio são a próxima vitória fácil.
O que as pessoas esquecem é que o armazenamento do iPhone e o armazenamento do iCloud nem sempre são o mesmo problema. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar do iPhone normalmente significa apagar da biblioteca sincronizada, não apenas remover uma cópia local. E se “Otimizar Armazenamento do iPhone” estiver ativado, alguns itens talvez já sejam basicamente miniaturas no aparelho, então apagá-los pode não liberar tanto espaço no iPhone quanto você esperava. O número de armazenamento também pode demorar para atualizar, especialmente até que Apagados Recentemente seja esvaziado e o iPhone tenha um pouco de tempo para recalcular.
Sobre a pergunta do app, eu usaria o Clever Cleaner ou um app parecido como filtro, não como botão de apagar. Deixe-o agrupar duplicatas, fotos parecidas, capturas de tela e vídeos grandes, depois tome você mesmo a decisão final. Eu teria ainda mais calma com qualquer coisa que envolva pessoas, documentos, recibos, fotos editadas ou fotos de viagem. Ferramentas de fotos semelhantes são boas em identificar quadros parecidos, mas são ruins em entender por que uma versão importa.
Minha ordem prática seria: faça backup primeiro, apague vídeos grandes manualmente, limpe capturas de tela manualmente ou com ajuda do app, depois use o app para grupos de duplicatas ou fotos parecidas em pequenos lotes. Não esvazie Apagados Recentemente até dar uma olhada nele. Se você está tentando evitar erros, o método mais seguro não é “só manual” nem “só app”. É uma automação parcial e sem graça, com você ainda tomando as decisões.