É possível recuperar um disco RAW sem perder meus arquivos?

Meu disco rígido mudou repentinamente para RAW, e agora não consigo abri-lo nem acessar arquivos importantes. O Gerenciamento de Disco mostra a unidade, mas o Windows diz que ela precisa ser formatada primeiro. Estou procurando ajuda com a recuperação de unidade RAW sem perda de dados e os passos mais seguros para restaurar ou recuperar meus arquivos antes que eu piore a situação.

Já vi isso antes e não, eu não formataria primeiro.

Quando o Windows exibe o aviso 'Você precisa formatar o disco antes de poder usá-lo', isso geralmente significa que o sistema de arquivos parece corrompido para o Windows. Não significa que seus arquivos desapareceram. Muitos discos RAW ainda têm os dados ali, íntegros o suficiente para serem recuperados.

A primeira coisa que eu verificaria é o comportamento da unidade.

1. Se o Gerenciamento de Disco a reconhece de forma estável, e a unidade não está clicando, rangendo ou desconectando aleatoriamente, eu tentaria recuperação por software.
  2. Se ela desaparece, reconecta sozinha, faz sons estranhos ou aparece de forma inconsistente, eu pararia por aí e enviaria para um laboratório de recuperação. Quando o hardware começa a agir de forma estranha, tentar por conta própria vira uma aposta rapidamente.

Se isso parece ser dano no sistema de arquivos e não uma falha de hardware, eu faria nesta ordem:

1. Pare de gravar qualquer coisa na unidade.
  2. Recupere primeiro os arquivos com que você se importa.
  3. Abra os arquivos recuperados e verifique-os.
  4. Depois lide com a partição RAW.
  5. Só depois de tudo isso, mova os dados de volta se você ainda confiar na unidade.

Para a primeira tentativa, eu usaria o Disk Drill. O que me chamou a atenção é que ele não depende de um único método de recuperação. Se informações suficientes do sistema de arquivos sobreviverem, ele recupera os arquivos com nomes e pastas. Se os metadados estiverem danificados demais, ele recorre à varredura por assinatura e procura tipos de arquivo conhecidos diretamente no disco.

As etapas são diretas:

1. Instale o Disk Drill em outro lugar, não na unidade danificada.
  2. Escolha o disco RAW ou a partição RAW.
  3. Clique em Search for Lost Data. Em uma unidade externa, use Universal Scan se ele solicitar. Eu só usaria Advanced Camera Recovery para vídeos de câmeras ou drones.
  4. Deixe a varredura terminar, mesmo que pareça lenta.
  5. Visualize o que ele encontrar.
  6. Recupere os arquivos para um disco diferente.

Se você quiser ferramentas gratuitas, a dupla mais comum é TestDisk e PhotoRec.

1. TestDisk é o que eu tentaria se o objetivo for corrigir a própria partição. Às vezes ele repara a tabela de partição ou o setor de boot bem o suficiente para a unidade voltar a montar.
  2. PhotoRec vai pelo caminho oposto. Ele ignora o sistema de arquivos danificado e procura por assinaturas de arquivo. Já tive resultados razoáveis com ele, mas ele tende a retornar os arquivos sem os nomes originais ou a estrutura de pastas, então a organização depois é trabalhosa.

Uma etapa que as pessoas pulam, e que eu acho importante, é criar uma imagem da unidade RAW antes de tentar reparos. Se o disco ainda lê, mas parece instável, uma cópia byte a byte oferece uma alternativa segura. Se uma tentativa de reparo der errado, você ainda terá algo seguro para analisar em vez de forçar ainda mais o disco original.

Eu não executaria ferramentas de reparo até que os arquivos importantes já tivessem sido copiados. Depois que a recuperação estiver concluída e verificada, aí sim eu testaria correções na partição. Se a unidade usava NTFS antes, o CHKDSK às vezes ajuda, mas eu não o executaria primeiro porque ele grava alterações no sistema de arquivos. Se o CHKDSK não resolver, o próximo que eu tentaria seria o TestDisk. Se ambos falharem, eu apagaria a entrada da tabela de partição, recriaria a partição no Gerenciamento de Disco, faria uma formatação rápida e copiaria os arquivos recuperados de volta.

Uma observação sobre SSD, porque essa parte costuma passar batida. Se o volume RAW estiver em um SSD, eu não o deixaria parado por semanas. O TRIM pode limpar blocos excluídos com o tempo, e quando esses blocos se vão, a recuperação fica bem mais difícil. O status RAW nem sempre aciona o TRIM imediatamente, mas aqui quanto antes, melhor. Menos uso, menos demora, melhores chances.

Sim, a recuperação de disco RAW é possível sem perder seus arquivos. O segredo é fazer as coisas na ordem certa.

Não formate a unidade primeiro. O Windows mostra RAW quando não consegue ler o sistema de arquivos. Seus dados ainda podem estar lá. Concordo com @mikeappsreviewer nessa parte.

Onde eu discordo um pouco é nos reparos. Eu pularia as tentativas de reparo na unidade original no início, mesmo que o disco pareça estável. Ferramentas de correção às vezes alteram metadados e pioram a recuperação dos arquivos.

Minha ordem seria:

1. Verificar a saúde SMART com CrystalDiskInfo ou Hard Disk Sentinel.
  2. Se a saúde parecer ruim, clonar a unidade primeiro com ddrescue ou HDDSuperClone.
  3. Escanear o clone, ou a original se a unidade estiver saudável, com Disk Drill.
  4. Salvar os arquivos recuperados em outro disco.
  5. Depois que seus arquivos estiverem seguros, testar o reparo do sistema de arquivos ou reformatar.

Alguns sinais importam:

• RAW + sons normais + conexão estável, a recuperação por software geralmente funciona.
  • RAW + 0 bytes, travamentos, leituras lentas, USB desconectando, pare com o faça você mesmo.
  • O estado RAW em SSD exige ação rápida. O tempo reduz as chances de recuperação.

Se você quiser restaurar a estrutura da partição em vez de apenas copiar os arquivos, vale a pena dar uma olhada no DMDE. Ele é menos amigável para iniciantes do que o Disk Drill, mas é forte para reconstrução de partições e diretórios. Para muita gente, o Disk Drill é mais fácil e rápido para recuperação de dados de unidade RAW porque a visualização dos arquivos mostra cedo se a recuperação vale a pena.

Este guia me ajudou a comparar o processo antes de eu mexer na minha própria unidade:
veja como recuperar arquivos de um disco rígido RAW

Mais uma coisa. Se esta for uma unidade externa, troque primeiro o cabo, a porta e o gabinete. Já vi uma unidade RAW acabar sendo uma ponte USB com defeito. Irritante, mas corrigível.

Sim, a recuperação de unidade RAW é absolutamente possível, e não, formatar primeiro não é uma jogada inteligente.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @byteguru, mas sou um pouco menos entusiasmado com a ideia de tentar corrigir a partição logo no início, mesmo em uma unidade que parece estar bem. Um volume RAW significa que o Windows não consegue interpretar o sistema de arquivos, não que seus arquivos evaporaram magicamente. Grande diferença.

O que eu faria antes de qualquer aplicativo de recuperação ou comando de reparo:

• Verificar a unidade em outro PC, se possível
  • Para unidades externas, tentar primeiro outro cabo USB ou case
  • Olhar os dados S.M.A.R.T.
  • Se a unidade estiver lenta, travando o Explorer ou desconectando, pare de mexer nela

Uma coisa que as pessoas costumam ignorar é verificar se o tipo de partição ou o setor inicial foi corrompido. Você pode inspecionar isso com um editor de partições antes de fazer qualquer coisa destrutiva. Às vezes os dados ainda estão lá e o problema é apenas que os metadados da partição estão danificados.

Se a unidade estiver legível o suficiente, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de disco rígido RAW porque permite visualizar os arquivos recuperáveis antes de salvá-los. Isso importa. Se as prévias abrirem, suas chances são muito melhores do que apenas ficar olhando os resultados da verificação e torcendo. Salve tudo em outra unidade, obviamente. Não recupere de volta para o disco RAW. Essa parte ainda confunde as pessoas de alguma forma.

Além disso, ignore o Windows se ele oferecer para verificar e corrigir ou formatar. O Windows não é seu amigo neste momento exato.

Se você quiser um passo a passo em linguagem simples, este guia passo a passo de recuperação de unidade RAW com Disk Drill é mais fácil de acompanhar do que a maioria dos guias em texto.

Versão curta:

1. Não formate
  2. Não execute o CHKDSK primeiro
  3. Verifique a estabilidade do hardware
  4. Recupere os arquivos da unidade
  5. Só então tente reparos ou reformate

Se for um SSD, aja rápido. Se estiver fazendo ruídos estranhos, pare totalmente com o faça você mesmo. Esse é o ponto em que o software de recuperação vira pensamento positivo, para ser sincero.

A recuperação de RAW geralmente é possível, mas eu acrescentaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: verifique se o volume estava criptografado ou compactado antes de ficar RAW. BitLocker, contêineres VeraCrypt e até alguns dispositivos externos formatados para NAS podem parecer mortos no Windows quando o problema real é a camada errada sendo lida. Nesse caso, ferramentas de reparo podem desperdiçar tempo.

Concordo em grande parte com @byteguru, @reveurdenuit e @mikeappsreviewer sobre evitar formatar e não correr direto para o CHKDSK. Onde eu discordo um pouco é em tentar reparar a partição cedo demais só porque o disco parece estável. Se os arquivos importam, extrair primeiro é mais seguro do que restaurar.

Minha divisão prática:

• Se a capacidade da unidade parece correta e ela é verificada normalmente, a recuperação de arquivos tem uma chance razoável.
  • Se a capacidade estiver errada, os nomes dos arquivos virarem caracteres sem sentido ou a partição mudar de tamanho de repente, suspeite de danos mais profundos nos metadados ou problema no controlador.

Disk Drill é uma opção razoável para uma primeira tentativa porque pode visualizar arquivos recuperáveis, o que evita adivinhações.

Prós:

• Fácil de usar
  • Boas visualizações
  • Lida bem com volumes RAW em muitos casos

Contras:

• Verificações profundas podem ser lentas
  • Os limites de recuperação gratuita dependem da versão/plataforma
  • Não é a melhor escolha se você quer especificamente uma cirurgia manual na tabela de partição

Uma dica extra: verifique o Visualizador de Eventos em busca de erros de disco, NTFS ou do controlador logo após conectar a unidade. Isso pode dizer se o problema é corrupção do sistema de arquivos ou um problema de E/S. Se você vir erros repetidos de bloco defeituoso ou de redefinição, pare de forçar a unidade e trabalhe a partir de uma imagem, se possível.