Meu disco rígido mudou repentinamente para RAW, e agora não consigo abri-lo nem acessar arquivos importantes. O Gerenciamento de Disco mostra a unidade, mas o Windows diz que ela precisa ser formatada primeiro. Estou procurando ajuda com a recuperação de unidade RAW sem perda de dados e os passos mais seguros para restaurar ou recuperar meus arquivos antes que eu piore a situação.
Já vi isso antes e não, eu não formataria primeiro.
Quando o Windows exibe o aviso 'Você precisa formatar o disco antes de poder usá-lo', isso geralmente significa que o sistema de arquivos parece corrompido para o Windows. Não significa que seus arquivos desapareceram. Muitos discos RAW ainda têm os dados ali, íntegros o suficiente para serem recuperados.
A primeira coisa que eu verificaria é o comportamento da unidade.
- Se o Gerenciamento de Disco a reconhece de forma estável, e a unidade não está clicando, rangendo ou desconectando aleatoriamente, eu tentaria recuperação por software.
- Se ela desaparece, reconecta sozinha, faz sons estranhos ou aparece de forma inconsistente, eu pararia por aí e enviaria para um laboratório de recuperação. Quando o hardware começa a agir de forma estranha, tentar por conta própria vira uma aposta rapidamente.
Se isso parece ser dano no sistema de arquivos e não uma falha de hardware, eu faria nesta ordem:
- Pare de gravar qualquer coisa na unidade.
- Recupere primeiro os arquivos com que você se importa.
- Abra os arquivos recuperados e verifique-os.
- Depois lide com a partição RAW.
- Só depois de tudo isso, mova os dados de volta se você ainda confiar na unidade.
Para a primeira tentativa, eu usaria o Disk Drill. O que me chamou a atenção é que ele não depende de um único método de recuperação. Se informações suficientes do sistema de arquivos sobreviverem, ele recupera os arquivos com nomes e pastas. Se os metadados estiverem danificados demais, ele recorre à varredura por assinatura e procura tipos de arquivo conhecidos diretamente no disco.
As etapas são diretas:
- Instale o Disk Drill em outro lugar, não na unidade danificada.
- Escolha o disco RAW ou a partição RAW.
- Clique em Search for Lost Data. Em uma unidade externa, use Universal Scan se ele solicitar. Eu só usaria Advanced Camera Recovery para vídeos de câmeras ou drones.
- Deixe a varredura terminar, mesmo que pareça lenta.
- Visualize o que ele encontrar.
- Recupere os arquivos para um disco diferente.
Se você quiser ferramentas gratuitas, a dupla mais comum é TestDisk e PhotoRec.
- TestDisk é o que eu tentaria se o objetivo for corrigir a própria partição. Às vezes ele repara a tabela de partição ou o setor de boot bem o suficiente para a unidade voltar a montar.
- PhotoRec vai pelo caminho oposto. Ele ignora o sistema de arquivos danificado e procura por assinaturas de arquivo. Já tive resultados razoáveis com ele, mas ele tende a retornar os arquivos sem os nomes originais ou a estrutura de pastas, então a organização depois é trabalhosa.
Uma etapa que as pessoas pulam, e que eu acho importante, é criar uma imagem da unidade RAW antes de tentar reparos. Se o disco ainda lê, mas parece instável, uma cópia byte a byte oferece uma alternativa segura. Se uma tentativa de reparo der errado, você ainda terá algo seguro para analisar em vez de forçar ainda mais o disco original.
Eu não executaria ferramentas de reparo até que os arquivos importantes já tivessem sido copiados. Depois que a recuperação estiver concluída e verificada, aí sim eu testaria correções na partição. Se a unidade usava NTFS antes, o CHKDSK às vezes ajuda, mas eu não o executaria primeiro porque ele grava alterações no sistema de arquivos. Se o CHKDSK não resolver, o próximo que eu tentaria seria o TestDisk. Se ambos falharem, eu apagaria a entrada da tabela de partição, recriaria a partição no Gerenciamento de Disco, faria uma formatação rápida e copiaria os arquivos recuperados de volta.
Uma observação sobre SSD, porque essa parte costuma passar batida. Se o volume RAW estiver em um SSD, eu não o deixaria parado por semanas. O TRIM pode limpar blocos excluídos com o tempo, e quando esses blocos se vão, a recuperação fica bem mais difícil. O status RAW nem sempre aciona o TRIM imediatamente, mas aqui quanto antes, melhor. Menos uso, menos demora, melhores chances.
Sim, a recuperação de disco RAW é possível sem perder seus arquivos. O segredo é fazer as coisas na ordem certa.
Não formate a unidade primeiro. O Windows mostra RAW quando não consegue ler o sistema de arquivos. Seus dados ainda podem estar lá. Concordo com @mikeappsreviewer nessa parte.
Onde eu discordo um pouco é nos reparos. Eu pularia as tentativas de reparo na unidade original no início, mesmo que o disco pareça estável. Ferramentas de correção às vezes alteram metadados e pioram a recuperação dos arquivos.
Minha ordem seria:
- Verificar a saúde SMART com CrystalDiskInfo ou Hard Disk Sentinel.
- Se a saúde parecer ruim, clonar a unidade primeiro com ddrescue ou HDDSuperClone.
- Escanear o clone, ou a original se a unidade estiver saudável, com Disk Drill.
- Salvar os arquivos recuperados em outro disco.
- Depois que seus arquivos estiverem seguros, testar o reparo do sistema de arquivos ou reformatar.
Alguns sinais importam:
- RAW + sons normais + conexão estável, a recuperação por software geralmente funciona.
- RAW + 0 bytes, travamentos, leituras lentas, USB desconectando, pare com o faça você mesmo.
- O estado RAW em SSD exige ação rápida. O tempo reduz as chances de recuperação.
Se você quiser restaurar a estrutura da partição em vez de apenas copiar os arquivos, vale a pena dar uma olhada no DMDE. Ele é menos amigável para iniciantes do que o Disk Drill, mas é forte para reconstrução de partições e diretórios. Para muita gente, o Disk Drill é mais fácil e rápido para recuperação de dados de unidade RAW porque a visualização dos arquivos mostra cedo se a recuperação vale a pena.
Este guia me ajudou a comparar o processo antes de eu mexer na minha própria unidade:
veja como recuperar arquivos de um disco rígido RAW
Mais uma coisa. Se esta for uma unidade externa, troque primeiro o cabo, a porta e o gabinete. Já vi uma unidade RAW acabar sendo uma ponte USB com defeito. Irritante, mas corrigível.
Sim, a recuperação de unidade RAW é absolutamente possível, e não, formatar primeiro não é uma jogada inteligente.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @byteguru, mas sou um pouco menos entusiasmado com a ideia de tentar corrigir a partição logo no início, mesmo em uma unidade que parece estar bem. Um volume RAW significa que o Windows não consegue interpretar o sistema de arquivos, não que seus arquivos evaporaram magicamente. Grande diferença.
O que eu faria antes de qualquer aplicativo de recuperação ou comando de reparo:
- Verificar a unidade em outro PC, se possível
- Para unidades externas, tentar primeiro outro cabo USB ou case
- Olhar os dados S.M.A.R.T.
- Se a unidade estiver lenta, travando o Explorer ou desconectando, pare de mexer nela
Uma coisa que as pessoas costumam ignorar é verificar se o tipo de partição ou o setor inicial foi corrompido. Você pode inspecionar isso com um editor de partições antes de fazer qualquer coisa destrutiva. Às vezes os dados ainda estão lá e o problema é apenas que os metadados da partição estão danificados.
Se a unidade estiver legível o suficiente, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de disco rígido RAW porque permite visualizar os arquivos recuperáveis antes de salvá-los. Isso importa. Se as prévias abrirem, suas chances são muito melhores do que apenas ficar olhando os resultados da verificação e torcendo. Salve tudo em outra unidade, obviamente. Não recupere de volta para o disco RAW. Essa parte ainda confunde as pessoas de alguma forma.
Além disso, ignore o Windows se ele oferecer para verificar e corrigir ou formatar. O Windows não é seu amigo neste momento exato.
Se você quiser um passo a passo em linguagem simples, este guia passo a passo de recuperação de unidade RAW com Disk Drill é mais fácil de acompanhar do que a maioria dos guias em texto.
Versão curta:
- Não formate
- Não execute o CHKDSK primeiro
- Verifique a estabilidade do hardware
- Recupere os arquivos da unidade
- Só então tente reparos ou reformate
Se for um SSD, aja rápido. Se estiver fazendo ruídos estranhos, pare totalmente com o faça você mesmo. Esse é o ponto em que o software de recuperação vira pensamento positivo, para ser sincero.
A recuperação de RAW geralmente é possível, mas eu acrescentaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: verifique se o volume estava criptografado ou compactado antes de ficar RAW. BitLocker, contêineres VeraCrypt e até alguns dispositivos externos formatados para NAS podem parecer mortos no Windows quando o problema real é a camada errada sendo lida. Nesse caso, ferramentas de reparo podem desperdiçar tempo.
Concordo em grande parte com @byteguru, @reveurdenuit e @mikeappsreviewer sobre evitar formatar e não correr direto para o CHKDSK. Onde eu discordo um pouco é em tentar reparar a partição cedo demais só porque o disco parece estável. Se os arquivos importam, extrair primeiro é mais seguro do que restaurar.
Minha divisão prática:
- Se a capacidade da unidade parece correta e ela é verificada normalmente, a recuperação de arquivos tem uma chance razoável.
- Se a capacidade estiver errada, os nomes dos arquivos virarem caracteres sem sentido ou a partição mudar de tamanho de repente, suspeite de danos mais profundos nos metadados ou problema no controlador.
Disk Drill é uma opção razoável para uma primeira tentativa porque pode visualizar arquivos recuperáveis, o que evita adivinhações.
Prós:
- Fácil de usar
- Boas visualizações
- Lida bem com volumes RAW em muitos casos
Contras:
- Verificações profundas podem ser lentas
- Os limites de recuperação gratuita dependem da versão/plataforma
- Não é a melhor escolha se você quer especificamente uma cirurgia manual na tabela de partição
Uma dica extra: verifique o Visualizador de Eventos em busca de erros de disco, NTFS ou do controlador logo após conectar a unidade. Isso pode dizer se o problema é corrupção do sistema de arquivos ou um problema de E/S. Se você vir erros repetidos de bloco defeituoso ou de redefinição, pare de forçar a unidade e trabalhe a partir de uma imagem, se possível.