O Primeiros Socorros do Utilitário de Disco falhou no meu Mac, e agora estou recebendo um erro com.apple.diskmanagement.disenter quando tento montar a unidade. Preciso de ajuda para descobrir o que causou isso e como recuperar o acesso ao disco sem perder meus arquivos.
Quando uma unidade aparece no Utilitário de Disco, mas se recusa a montar
Encontrei isso com o erro ‘com.apple.DiskManagement.disenter’ e, sim, a situação piora rápido. O Mac vê o disco, mas ele fica ali acinzentado, como um tijolo. No meu caso, o macOS detectou o hardware, mas algo impediu a montagem do sistema de arquivos.
O que eu continuei vendo se encaixava em três grupos:
- a unidade foi desconectada sem ser ejetada primeiro
- o sistema de arquivos sofreu danos, ou o macOS parou de lidar com ele corretamente
- um processo de reparo em segundo plano travou e nunca liberou
Esta é a ordem que eu usaria.
1. Encerre primeiro a verificação travada do sistema de arquivos
Após uma desconexão brusca, o macOS geralmente inicia o fsck. No papel, tudo bem. Na prática, já vi isso travar e manter o disco bloqueado o tempo todo. O Utilitário de Disco então mostra a unidade, mas você ainda não consegue montá-la.
Abra o Terminal e execute:
sudo pkill -f fsck
Pressione Enter. Digite a senha do seu Mac. Você não verá caracteres enquanto digita, o que é normal no macOS.
Se a unidade montar logo depois disso, aja rápido. Copie seus arquivos importantes dela agora. Se ela aparecer apenas para leitura, trate isso como um sinal de alerta, não como uma pequena falha.
2. Execute o Primeiros Socorros em toda a estrutura
O Utilitário de Disco esconde parte da estrutura, a menos que você diga para não fazer isso.
Abra o Utilitário de Disco, clique em Visualizar e depois escolha Mostrar Todos os Dispositivos.
Agora execute o Primeiros Socorros nesta ordem:
- Disco físico
- Contêiner, se aparecer um
- Volume
Aprendi da pior forma que a ordem importa. Os erros nem sempre ficam no volume visível. Às vezes, o problema está um nível acima. Também já vi o Primeiros Socorros falhar uma vez e depois fazer um pouco mais em uma segunda tentativa. Então, se você receber erros de diretório, problemas de cabeçalho ou reclamações sobre B-tree, repetir a execução não é perda de tempo.
3. Tente uma sessão de usuário limpa
Esta parte parece boba até funcionar.
Saia da sua conta. Entre novamente e teste o disco de novo. Se você tiver outra conta de usuário no mesmo Mac, tente montá-lo nela também.
Já vi um disco falhar em uma conta e montar normalmente em outra. Quando isso acontece, a unidade nem sempre é o principal problema. Sua sessão de usuário, permissões ou algum arquivo de preferência estranho pode estar atrapalhando.
4. Verifique o Time Machine antes de continuar mexendo no disco
Se a unidade costumava ser um destino do Time Machine, às vezes o macOS continua acessando-a em segundo plano. Já tive um disco de backup que continuava parecendo ocupado muito depois de eu ter parado de usá-lo para backups.
Vá em Ajustes do Sistema e desative os backups automáticos do Time Machine por um momento. Depois tente montar o disco novamente.
Não é elegante, mas vale a pena fazer.
5. Pare de forçar reparos se o disco continuar falhando
Esta é a parte em que eu normalmente paro de fingir que o Utilitário de Disco vai salvar o dia.
Se a unidade apresentar o mesmo erro de montagem repetidamente, pare de tentar repará-la no local. Em algum momento, você deixa de pensar em ‘consertar o disco’ e passa para ‘tirar os arquivos antes que isso piore.’
Uma opção é o Disk Drill. Ele analisa a unidade mesmo quando o macOS se recusa a montá-la normalmente. Em vez de esperar o sistema de arquivos se comportar, ele lê o disco de forma mais direta e pode recuperar arquivos ou reconstruir algo próximo de uma árvore de pastas utilizável.
Se você recuperar dados, salve-os em outra unidade íntegra. Não grave de volta na que está com problema. Fiz isso errado uma vez, anos atrás. Péssima ideia.
6. Apague o disco somente depois que seus arquivos estiverem seguros
Depois que seus dados forem copiados para outro lugar, apague a unidade com problema e configure-a novamente do zero.
No Utilitário de Disco, selecione o disco físico e clique em Apagar.
Use uma destas opções:
- APFS para uso mais recente somente com Mac
- Mac OS Expandido Journaled para configurações de Mac mais antigas
- exFAT se você precisar que a unidade funcione tanto com macOS quanto com Windows
Se a unidade for usada principalmente no seu Mac, formatá-la no Mac tende a funcionar melhor.
O que eu não faria
Eu não continuaria insistindo no Primeiros Socorros dez vezes seguidas.
Eu não a desconectaria e reconectaria sem parar.
Eu não apagaria primeiro e deixaria para pensar na recuperação depois.
O caminho mais seguro é chato. Tire os arquivos. Depois formate. Depois comece de novo.
E, sim, ejete a unidade antes de desconectá-la da próxima vez. Eu pulei isso uma vez porque estava com pressa. Custou uma noite para resolver.
Esse erro geralmente significa que o macOS vê o dispositivo, mas se recusa a montar o sistema de arquivos. O First Aid falhar antes do erro disenter aponta para uma de três coisas.
- Corrupção do sistema de arquivos.
- Danos no mapa de partição.
- Problema de hardware, muitas vezes na ponte USB, no cabo, no gabinete ou na própria unidade.
Eu faria uma coisa diferente de @mikeappsreviewer. Eu não continuaria executando o First Aid repetidamente se ele já falhou de vez. Uma passada extra tudo bem. Depois disso, pare. Reparos repetidos em um disco instável às vezes pioram a recuperação.
Tente estas verificações.
Abra o Terminal e execute:
diskutil list
Encontre o identificador do disco, como disk2 ou disk3s1.
Depois, inspecione:
diskutil info /dev/disk2
Procure por:
Unmounted: Yes
File System Personality
Status S.M.A.R.T., se for uma unidade interna direta ou uma unidade externa compatível
Em seguida, tente uma montagem manual:
sudo diskutil mountDisk /dev/disk2
Se o macOS retornar o mesmo código disenter, teste o mapa de partição:
sudo gpt -r show /dev/disk2
Se a saída do GPT parecer corrompida, o problema está abaixo do nível do volume. O Utilitário de Disco costuma falhar nisso.
Verifique também os logs do sistema:
log show --last 10m | grep -i disenter
Às vezes isso mostra se o bloqueio está relacionado a APFS, HFS+, erro de I/O ou permissões.
Etapa importante que muita gente ignora. Teste a unidade com outro cabo, outra porta ou um gabinete diferente. Já vi erros de disco corrompido causados por um adaptador SATA para USB com defeito. A mesma unidade, em um gabinete novo, montou normalmente. Parece bobagem, mas isso acontece muito.
Se o disco for importante, mude de reparo para recuperação agora. O Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de dados no Mac quando uma unidade não monta. Ele verifica o dispositivo bruto e muitas vezes recupera arquivos mesmo depois que o First Aid falha. Salve os arquivos recuperados em um disco diferente.
Se você quiser verificar o feedback dos usuários primeiro, leia avaliações de clientes do Disk Drill e experiências de recuperação.
Se a recuperação funcionar, apague todo o disco físico, não apenas o volume. Recrie o mapa de partição e depois formate do zero. Se a limpeza também falhar, eu suspeitaria mais de hardware do que de software.
Eu acrescentaria um ponto que tanto @mikeappsreviewer quanto @techchizkid só mencionaram de leve: às vezes esse erro não é realmente um problema de “montagem” em primeiro lugar, e sim um problema de transferência de propriedade ou criptografia.
Se a unidade for APFS e veio de outro Mac, verifique se ela está criptografada com FileVault ou se foi montada antes com um chaveiro de usuário diferente. No Terminal:
diskutil apfs list
Se você vir “Locked” em qualquer lugar, tente desbloqueá-la em vez de montá-la:
diskutil apfs unlockVolume diskXsY
Além disso, se esta for uma unidade externa, inicialize no Modo Seguro e teste a montagem por lá. O Modo Seguro desativa muita tranqueira de terceiros que pode se conectar ao armazenamento, antivírus, apps de sincronização de backup, ferramentas NTFS etc. Já vi isso causar erros disenter com muito mais frequência do que as pessoas admitem.
Um lugar para procurar pistas é o Console.app, não apenas os logs do Terminal. Filtre por diskmanagementd e apfsd logo após uma tentativa de montagem malsucedida. A redação ali pode ser mais útil do que o nonsense vago do Utilitário de Disco.
Além disso, para maior clareza e pensando em SEO: em muitos casos, esse erro de montagem acontece porque o hardware do disco rígido externo está falhando, ou porque o cabo USB, adaptador ou gabinete está impedindo que o macOS leia o disco corretamente.
Se os dados importam, pare de tentar correções aleatórias após 2 ou 3 tentativas fracassadas. Nesse ponto, eu partiria para um software de recuperação, como o Disk Drill, especialmente se a unidade aparece no Utilitário de Disco mas não monta. Normalmente é mais seguro recuperar os arquivos primeiro e apagar depois.
Leitura relacionada, caso você queira outra referência sobre solução de problemas com unidade externa:
corrigindo um disco rígido externo que aparece mas não funciona corretamente
Uma coisa da qual eu discordo um pouco: sair e entrar na sessão raramente ajuda, a menos que o problema esteja ligado a prompts de criptografia ou a um app em segundo plano. O Modo Seguro é um teste mais forte, para ser sincero.
Eu verificaria uma coisa em que nenhum dos outros insistiu o suficiente: conflitos de energia e de extensões de kernel. @techchizkid está certo em parar de insistir no Primeiros Socorros, e @viajantedoceu está certo ao dizer que o Modo de Segurança é um teste mais forte do que apenas encerrar a sessão. Mas se este for um HDD ou SSD externo alimentado pelo barramento, uma entrega de energia fraca pode acionar erros disenter que parecem exatamente corrupção do sistema de arquivos.
Tente esta abordagem:
- conecte a unidade diretamente ao Mac, sem hub
- se for uma unidade de 3,5 polegadas, verifique se a própria fonte de alimentação está boa
- se for uma unidade portátil, experimente um hub USB alimentado ou um adaptador USB-C diferente
- desconecte temporariamente outros dispositivos USB de alto consumo
Depois verifique se o macOS está bloqueando drivers de disco de terceiros:
systemextensionsctl list
e, para ferramentas mais antigas:
kextstat | grep -i -E 'ntfs|paragon|tuxera|wd|seagate'
Discordo um pouco da ideia de que isso normalmente é primeiro o sistema de arquivos. Muitos casos de disenter são, na verdade, a camada entre o macOS e o disco, especialmente drivers NTFS antigos, antivírus, ferramentas de backup ou gabinetes com falhas.
Também vale a pena testar no Modo de Recuperação, não na inicialização normal. Abra o Utilitário de Disco lá e veja se o disco é montado. Se ele montar na Recuperação, mas não no macOS, isso aponta mais para conflito de software do que para dano físico.
Se os dados importam, clone o disco antes de mais experimentos. Um clone em nível de setor é mais seguro do que tentativas repetidas de montagem. Se o disco não montar, mas ainda estiver legível o suficiente para varredura, o Disk Drill é uma opção razoável para recuperação primeiro.
Prós do Disk Drill:
- interface fácil no Mac
- pode encontrar arquivos em volumes não montados
- bom para recuperar antes de reformatar
Contras do Disk Drill:
- não faz milagres se o hardware estiver falhando seriamente
- nomes de arquivos/pastas recuperados podem ficar bagunçados em sistemas de arquivos danificados
- você precisa de outra unidade para salvar os dados recuperados
Se nem mesmo o Modo de Recuperação conseguir montá-lo e a conexão física estiver correta, eu começaria a suspeitar de falha no gabinete ou de um esquema de partição danificado, em vez de um simples erro de volume.