HD externo abre no Gerenciamento de Disco, mas no Explorador diz que o parâmetro está incorreto, alguma ideia?

Meu disco rígido externo aparece no Gerenciamento de Disco do Windows, mas quando tento abri-lo no Explorador de Arquivos recebo A parâmetro está incorreto. Preciso de ajuda para descobrir se isso é um problema de sistema de arquivos, letra da unidade ou hardware, e como recuperar o acesso sem perder os dados.

Ainda não formate. Essa é a principal coisa. O Windows pode fazer isso parecer pior do que é, especialmente quando mostra 'O parâmetro está incorreto.' Eu entrei em pânico da primeira vez que vi isso em um HD externo com fotos antigas e arquivos de trabalho. Fiquei reconectando o disco e o Windows continuava se recusando a abri-lo, então presumi que o disco tinha morrido. No meu caso, os dados ainda estavam lá.

Eu também evitaria executar o CHKDSK imediatamente se você se importa com o que está no disco. Às vezes, esse erro é apenas o Windows não conseguindo ler o sistema de arquivos corretamente. O CHKDSK pode ajudar depois, mas eu não o usaria como primeira medida antes de você copiar ou recuperar os arquivos importantes.

Comece pelas verificações mais básicas primeiro, já que são rápidas:

1. Use um cabo USB diferente.
  2. Tente outra porta USB, de preferência uma na parte traseira do desktop conectada diretamente à placa-mãe.
  3. Conecte o disco a outro computador.
  4. Verifique o Gerenciamento de Disco e veja se o disco aparece com o tamanho correto.

Se o Gerenciamento de Disco ainda mostrar a capacidade correta, isso é um bom sinal. Normalmente significa que o disco pelo menos está se comunicando com o Windows, mesmo que o sistema de arquivos esteja corrompido.

Depois disso, verifique a saúde do disco antes de fazer qualquer coisa pesada. CrystalDiskInfo é bom para isso e é gratuito. Se você já tem o Disk Drill, ele também pode mostrar dados SMART. Se você vir avisos como setores realocados, setores pendentes ou outros problemas sérios de SMART, pare de mexer no disco mais do que o necessário. Um disco com falha pode piorar só por ser verificado repetidamente.

Para recuperar os arquivos, eu usaria o Disk Drill. Foi o que funcionou para mim.

O recurso que eu usaria primeiro é o Backup byte a byte. Ele cria uma imagem completa do disco, para que você não fique verificando repetidamente o disco original. Isso importa se o disco estiver instável, porque cada leitura coloca um pouco mais de estresse nele. Depois que a imagem for criada, verifique a imagem em vez do disco real.

Se o disco parecer saudável o suficiente, ou assim que você tiver a imagem, execute uma Verificação Universal. Quando a verificação terminar, visualize os arquivos antes de recuperá-los. Fotos, documentos, vídeos, o que for importante para você. Se as visualizações abrirem corretamente, isso normalmente é um forte sinal de que os arquivos podem ser recuperados. Salve tudo em outro disco, nunca de volta no que está com problema.

Quando as coisas importantes estiverem em algum lugar seguro, aí sim eu pensaria em reparos.

1. Se o Windows ainda reconhecer o sistema de arquivos, tente CHKDSK com chkdsk X: /r, substituindo X: pela letra correta da unidade.
  2. Se o disco aparecer como RAW, o CHKDSK normalmente não vai ajudar muito. Nesse caso, pode valer a pena tentar o TestDisk, porque ele às vezes consegue reconstruir partições danificadas.
  3. Se o problema parecer ser do Windows e não do disco, execute SFC e DISM para reparar arquivos de sistema corrompidos.
  4. Também existem alguns casos estranhos em que a alteração do separador decimal do Windows causa esse erro. Voltar para ponto já resolveu para algumas pessoas, embora essa definitivamente não seja a causa mais comum.

Se você já recuperou tudo e o disco ainda não se comporta direito, faça uma formatação rápida. Se ele funcionar normalmente depois disso, provavelmente era corrupção do sistema de arquivos. Se o mesmo erro voltar depois da formatação, eu não confiaria mais no disco.

O ponto em que eu pararia as tentativas por conta própria é se o disco fizer cliques, conectar e desconectar sozinho, sumir do Gerenciamento de Disco, só ser detectado às vezes ou se o SMART mostrar falhas graves. Nessa fase, ligar e desligar o disco repetidamente pode dificultar ainda mais a recuperação.

A maioria das empresas de recuperação profissional primeiro avalia o disco e fornece um orçamento antes de começar. Muitas delas também trabalham com a política de sem dados, sem cobrança. Recuperações lógicas geralmente ficam em torno de US$ 300 a US$ 600. Se o disco precisar de reparo de hardware ou trabalho em sala limpa, pode ficar mais na faixa de US$ 700 a US$ 2.000+, dependendo do que falhou e do tamanho do disco.

https://www.youtube.com/watch?v=_e4D_2bu8LE

Verifique se o Explorer é realmente a única coisa engasgando nisso antes de começar a reparar o disco. Abra um Prompt de Comando elevado e tente dir X:\ com a letra da unidade externa. Se isso retornar o mesmo erro de parâmetro, provavelmente é dano no sistema de arquivos ou a ponte USB/SATA se comportando de forma estranha, não uma falha do Explorador de Arquivos. Se dir funcionar, mas o Explorer falhar, remova e reatribua a letra da unidade no Gerenciamento de Disco, de preferência usando uma letra que nunca tenha sido usada por uma unidade de rede mapeada ou leitor de cartão. Concordo em não formatar e não insistir no CHKDSK de início, mas eu teria cuidado ao presumir que a própria unidade está com defeito só porque o Explorer mostra essa mensagem. Gabinetes externos também podem causar erros bobos, especialmente com unidades maiores ou controladores USB instáveis. Se o disco estiver fora da garantia e houver uma unidade SATA padrão dentro, testá-la em outro gabinete ou dock pode ajudar a separar unidade com defeito de adaptador com defeito, mas só faça isso se você se sentir à vontade para abrir o gabinete e se os dados não valerem o custo de uma recuperação profissional.

Se este disco já foi usado em um gabinete USB diferente daquele em que está conectado agora, o próprio gabinete pode ser todo o problema. Algumas caixas externas traduzem o tamanho do setor da unidade de forma diferente. O Windows ainda pode mostrar o disco e até atribuir uma letra, mas o layout da partição não fica alinhado corretamente, então o Explorer mostra erros bobos como “O parâmetro está incorreto.” Nesse caso, o CHKDSK não é apenas inútil, ele pode tornar uma bagunça recuperável mais difícil de recuperar.

Esse é o ponto que eu verificaria antes de tratar isso como um trabalho normal de reparo do Windows.

Olhe com atenção no Gerenciamento de Disco, não apenas se o disco aparece. Os detalhes úteis são:

• Ele mostra a capacidade total correta?
  • O volume aparece como NTFS, exFAT ou RAW?
  • A partição parece uma única partição de dados grande e normal, ou parece estranhamente pequena/não alocada?
  • O status é “Saudável”, mas sem nenhum sistema de arquivos mostrado?
  • A unidade veio de um NAS, DVR, Mac, gabinete antigo ou outra dock USB?

Se ela veio de outro dispositivo ou gabinete, coloque-a de volta exatamente onde estava funcionando pela última vez e copie os dados de lá, se possível. Não “inicialize”, não crie um novo volume simples e não deixe o Windows “corrigir” isso. O Windows é muito bom em oferecer botões destrutivos com rótulos que parecem inofensivos.

Concordo com @vrijheidsvogel que testar fora do Explorer é útil, mas eu desceria um nível além de dir X:\ se os dados forem importantes. Abra o Prompt de Comando como administrador e execute:

mountvol

Depois:

diskpart
list disk
list volume

Você não está alterando nada aí, apenas olhando. Se o DiskPart mostrar o volume como RAW ou não mostrar nenhum sistema de arquivos utilizável, então o Explorer provavelmente não é o problema. Se o DiskPart mostrar um volume NTFS normal com o tamanho correto, então a teoria da letra da unidade/ponto de montagem fica mais forte.

Um detalhe pequeno que as pessoas deixam passar: remova também quaisquer pontos de montagem estranhos, não apenas a letra. No Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito no volume, “Alterar letra de unidade e caminhos”, e veja se ele tem tanto uma letra quanto um caminho de montagem em pasta. Se tiver algum caminho antigo para uma pasta ausente ou uma atribuição obsoleta, remova o estranho e atribua uma letra simples como T: ou W:. Mas não faça isso se o layout da partição parecer errado ou RAW. Isso é apenas reorganizar rótulos em um volume danificado.

Sou mais cético do que algumas pessoas em pular direto para chkdsk X: /r. /r é uma varredura de superfície demorada e força muitas leituras. Tudo bem depois que você tiver uma cópia ou imagem. Não seria meu primeiro passo em uma unidade que pode estar falhando nas leituras. Se você eventualmente decidir executar o CHKDSK depois da recuperação, eu começaria com uma verificação simples somente de leitura:

chkdsk X:

Sem /f, sem /r, apenas para ver o que o Windows acha. Se ele relatar vários erros de índice, arquivos órfãos ou segmentos ilegíveis, isso mostra que não é um simples problema do Explorer.

Para uma verificação mais barata de sanidade, iniciar por um Linux live USB é útil porque separa “o Windows está confuso” de “o disco está ilegível”. Você não precisa instalar Linux. Inicie o Ubuntu ou Mint pelo USB, conecte a unidade externa e veja se ela monta em modo somente leitura ou mostra arquivos. Se montar, copie imediatamente o que for importante para outro disco. Não execute ferramentas de reparo do Linux a menos que você saiba exatamente o que elas estão fazendo. O objetivo é copiar, não corrigir.

Se o Linux também tiver dificuldade, ou se ele apenas mostrar o dispositivo mas não conseguir montar a partição, então eu pararia de tratar isso como um problema de letra de unidade. Nesse ponto, você está lidando com danos no sistema de arquivos, danos na partição, comportamento estranho do gabinete ou hardware com falha.

O Disk Drill ou qualquer outra ferramenta de recuperação faz mais sentido depois disso, mas faça a varredura de uma imagem, se puder. A ressalva honesta é que criar uma imagem completa pode levar muito tempo e pode falhar se o disco estiver fisicamente ruim. Ainda assim, é melhor do que escanear repetidamente a mesma unidade doente com programas diferentes, porque cada passada pode ler novamente as mesmas áreas ruins.

A divisão mais simples é esta:

Se a unidade não tiver dados importantes, exclua o volume no Gerenciamento de Disco, crie um novo, faça uma formatação rápida e teste. Se voltar a dar problema, aposente-a.

Se a unidade tiver dados importantes, não formate, não inicialize, não execute comandos de reparo ainda e não fique desconectando e reconectando esperando que a próxima tentativa seja mágica. Confirme o estado do sistema de arquivos/partição, tente um gabinete diferente apenas se for uma unidade SATA padrão e você entender o risco do tamanho do setor, depois crie uma imagem ou recupere para um disco diferente.

O fato de o Gerenciamento de Disco enxergá-la é melhor do que nada, mas isso não prova que o sistema de arquivos está legível. Só prova que o Windows consegue se comunicar com alguma coisa no lado USB. Essa “alguma coisa” ainda pode ser uma placa bridge com defeito, uma tabela de partição parcialmente legível ou uma unidade que mal está se mantendo funcionando.