Minha biblioteca de fotos do iPhone está uma bagunça depois de anos de capturas de tela, duplicatas e álbuns aleatórios, e todos os apps que experimentei dizem ser gratuitos, mas bloqueiam as ferramentas úteis atrás de um paywall. Preciso de ajuda para encontrar um app de organização de fotos para iPhone realmente gratuito que facilite classificar, excluir e organizar fotos sem assinatura.
Se a sua biblioteca de fotos virou um lixão de capturas de tela antigas, fotos borradas do jantar e doze versões do mesmo pôr do sol, é, isso começa a deixar o celular mais lento. Eu passei por isso quando a biblioteca chegou às dezenas de milhares. O espaço sumiu, o Fotos ficou lento, e encontrar uma foto do outono passado ficou irritantemente devagar.
Você precisa apagar tudo?
Não. Eu considerei a ideia de destruir tudo mentalmente e desisti rápido. O que funcionou foi ser mais rigoroso com duplicatas e quase duplicatas. Mantive a única foto que eu gostaria de ver de novo e joguei fora as tentativas extras. Os celulares facilitam demais guardar cada foto ruim. Se você fizer uma boa limpeza, sua biblioteca começa a parecer com a sua vida de novo em vez de um depósito de backup.
Por que uma biblioteca enorme faz o iPhone parecer pior
Quando o armazenamento fica lotado com anos de fotos, vídeos, gravações de tela e capturas de tela aleatórias, o iOS começa a ficar sem espaço para respirar. Os apps demoram mais para abrir. A rolagem fica travando. As coisas ficam presas por um segundo a mais do que deveriam. Eu notei isso principalmente quando o armazenamento estava quase cheio. Limpar fotos não é só questão de organização. Isso ajuda o celular a voltar a funcionar normalmente.
Como eu limpei a bagunça sem perder coisas com que eu me importava
Apagar uma foto de cada vez é um péssimo uso da sua vida. Eu usei o Clever Cleaner para a limpeza em massa. É grátis, sem anúncios, sem essa bobagem de assinatura.
Esta ordem me deu mais espaço no menor tempo:
- Primeiro os pesados. É aqui que aparecem os verdadeiros devoradores de armazenamento. Os arquivos são organizados por tamanho, com os maiores no topo. No meu caso, vídeos antigos e gravações de tela esquecidas estavam ocupando mais espaço do que anos inteiros de fotos normais. Apaguei isso primeiro e o armazenamento aumentou rápido.
- Depois Similares. O app agrupa fotos quase idênticas, sequências de fotos, tentativas repetidas, ângulos ligeiramente diferentes, tudo isso. Ele marca a Melhor Foto e depois você descarta o resto com um toque. Isso reduziu a biblioteca muito mais rápido do que eu esperava.
- Depois disso, Capturas de tela. Ver o tamanho do arquivo em cada uma ajudou. Algumas capturas de tela não são nada. Alguns milhares já são outra história. Recibos antigos, memes, fotos de vaga de estacionamento, códigos de login, metade disso não tinha mais motivo para estar ali.
- Por último, modo Deslizar. Essa parte pareceu menos brutal. Você vai mês por mês. Deslize para a esquerda para apagar, para a direita para manter. Dividir por meses fez parecer administrável em vez de interminável.
Uma coisa de que eu gostei é que todo o processamento fica no celular. Nada é enviado para outro lugar. Se a sua biblioteca tem anos de fotos de família ou documentos pessoais, isso importa.
Depois de limpar cerca de 10 GB com o Clever Cleaner, senti o celular ficar mais rápido. Não foi mágica. Ainda assim, os apps abriram com mais fluidez e o Fotos parou de parecer inchado.
Um sistema de fotos que eu consegui manter
Parei de tratar Recentes como armazenamento e comecei a tratar como uma caixa de entrada. Se está ali, ainda não foi processado. Uma vez por semana, passo uns dez minutos limpando. As melhores fotos recebem um coração. O resto vai para um álbum ou é apagado.
Eu mantive a estrutura de pastas simples para não abandonar tudo três dias depois:
- Uma pasta por ano
- Dentro de cada ano, subpastas por mês
- Álbuns só para eventos específicos, viagens, aniversários, feriados
- Um álbum Referência para coisas que não são memórias, receitas, notas, capturas de tela úteis, números de série, formulários
Essa divisão ajudou bastante. As fotos de família pararam de se misturar com capturas de tela de senhas de Wi-Fi e medidas de móveis.
Como eu evitei pagar por mais armazenamento no iCloud
A cada poucos meses, conecto o celular a um computador e movo as pastas organizadas mais antigas para fora do aparelho. No Mac, o Captura de Imagem funciona bem. No Windows, uma transferência simples por USB resolve. Depois que os arquivos são confirmados em duas unidades separadas, eu os apago do celular.
Se você quer backup na nuvem sem pular para um plano maior do iCloud, o Google Fotos é a opção de backup mais óbvia. Você ganha 15 GB grátis lá, em comparação com os 5 GB da Apple. Achei útil para manter as melhores fotos com backup enquanto evitava que o armazenamento local enchesse de novo.
A parte que mais importa
Grandes limpezas parecem produtivas, mas depois a bagunça volta. Uma manutenção semanal curta funcionou melhor para mim. Dez minutos bastam para impedir que a pilha vire um projeto. Sua biblioteca continua utilizável. Seu celular mantém mais espaço livre. Você passa menos tempo procurando uma foto de meses atrás.
Se você quer um organizador de fotos gratuito para iPhone, comece pelo Apple Photos antes de instalar qualquer coisa. Muitos apps pagos vendem recursos que seu celular já tem.
Minha opinião é um pouco diferente da do @mikeappsreviewer. Apps de limpeza ajudam, claro. Mas para organizar, a maioria dos apps de terceiros é fraca, a menos que você mova toda a sua biblioteca para o sistema deles. Eu não faria isso.
Melhor configuração gratuita para a maioria das pessoas:
-
Apple Photos
Use os filtros integrados para Capturas de Tela, Duplicatas, Vídeos e Recibos.
O álbum Duplicatas é gratuito e funciona bem no iOS 16 e mais recente.
A busca é melhor do que as pessoas pensam. Tente document, dog, beach ou um mês. -
Clever Cleaner
Este é um dos poucos gratuitos que valem a pena testar para limpeza em massa.
É melhor para reduzir a bagunça rapidamente do que para organização de álbuns a longo prazo.
Bom se o seu principal problema são fotos duplicadas e capturas de tela inúteis. -
Google Photos
O nível gratuito oferece 15 GB compartilhados com Gmail e Drive.
É o melhor para busca, backup e para encontrar fotos antigas rapidamente.
Não é ideal se você quer que tudo fique apenas no app da Apple.
O que eu faria:
Mantenha o Apple Photos como sua biblioteca principal.
Use o Clever Cleaner para a primeira limpeza.
Depois crie no máximo de 5 a 10 álbuns. Viagens, Família, Pets, Trabalho, Capturas de Tela para Revisar.
Mais do que isso e a maioria das pessoas para de usar o sistema.
Além disso, se você quiser um bom passo a passo em vídeo sobre como limpar o armazenamento do iPhone e organizar fotos mais rápido, isto ajudou:
assista a esta análise de limpeza de fotos do iPhone e guia de armazenamento
Versão curta, a opção realmente gratuita é Apple Photos mais Clever Cleaner. A maioria das outras vira freemium rapidamente.
Sinceramente, a parte realmente grátis é onde a maioria dos apps de fotos desanda. Eles escaneiam sua biblioteca de graça, depois te atingem com “desbloquear limpeza” no segundo em que você tenta fazer algo útil. Irritante.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sonhadordobosque, mas contestaria uma coisa: eu não confiaria em um app de terceiros para uma verdadeira “organização” no longo prazo. Limpeza, sim. Gerenciamento completo de fotos, nem tanto. No iPhone, o Apple Photos ainda é o lugar menos irritante para manter sua biblioteca principal.
O que é realmente grátis e vale a pena usar:
-
Apple Photos para a organização de fato
Álbuns, busca, pessoas, lugares, capturas de tela, álbum de duplicatas se você estiver no iOS 16+. Já está lá, sem armadilha de assinatura. -
Clever Cleaner para limpeza em massa
Este é um dos poucos apps de limpeza de fotos para iPhone que realmente é grátis de um jeito útil. Bom para limpar fotos duplicadas, fotos parecidas e bagunça de capturas de tela rapidamente. -
Google Photos só se você quiser backup e busca extras
O nível gratuito é decente, mas eu não o usaria como seu sistema principal, a menos que você esteja de boa em viver meio dentro do ecossistema do Google.
Minha resposta direta: se você quer o melhor app grátis para organizar fotos do iPhone, na verdade é uma combinação. Apple Photos + Clever Cleaner. Um organiza, o outro remove o lixo. Esse provavelmente é o ponto ideal.
Além disso, se você quiser um passo a passo decente antes de instalar qualquer coisa, isto é bem relevante: melhor análise do Clever Cleaner para limpeza de fotos no iPhone
Uma dica extra que quase ninguém menciona o suficiente: pare de criar toneladas de álbuns. A maioria das pessoas monta esse lindo sistema de pastas uma vez e depois nunca mais o mantém. Mantenha talvez no máximo de 5 a 8 álbuns e use muito mais os Favoritos. É bem mais fácil de manter.