Memória do iPhone cheia e agora diz que o dispositivo não vai funcionar - alguém já passou por isso?

O armazenamento do meu iPhone ficou completamente cheio, e agora está mostrando mensagens de que o dispositivo pode não funcionar corretamente. Ele começou a travar, os aplicativos não abrem, e estou preocupado que eu possa perder fotos e dados importantes. Alguém já lidou com um problema de memória cheia no iPhone assim, e o que posso fazer para fazê-lo voltar a funcionar?

Passei por isso no meu próprio iPhone há um tempo e, sim, a situação pareceu ruim bem rápido. O celular ficou lento, as fotos pararam de salvar, os apps continuavam fechando, e o aviso fazia parecer que o aparelho estava nas últimas. Geralmente parece pior do que realmente é.

Se o alerta apareceu dentro de um site, especialmente enquanto você navegava ou assistia a um vídeo no YouTube, eu trataria isso como lixo. Esses avisos falsos de iPhone costumam mencionar um SIM com problema, um cronômetro ou algum app urgente de limpeza. Se estiver no Safari e não nos ajustes do iPhone, feche a aba. Depois vá em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Fiz isso primeiro, e o pop-up nunca mais voltou.

Se o aviso estiver vindo do próprio iOS, ou se o celular estiver lento, travando, fechando apps ou se recusando a tirar fotos, então o armazenamento está lotado. Quando um iPhone fica sem espaço, o iOS tem dificuldade com arquivos temporários e processos em segundo plano. Você sente isso na hora. Os toques ficam com atraso. A câmera trava. Apps aleatórios fecham.

O que funcionou primeiro para mim foi a limpeza simples e sem graça.

Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Espere a barra de armazenamento carregar. A minha demorou um pouco. Você geralmente vai ver Fotos, Mensagens, Apps e, às vezes, uma seção de Dados do Sistema inchada. Reinicie o celular também. Parece bobo, mas ajudou. O meu liberou um pouco de lixo em cache depois de reiniciar.

Depois verifique Fotos > Apagados Recentemente. Muita gente apaga fotos e para por aí. Eu também fiz isso. Elas ainda ficam lá ocupando espaço até você esvaziar essa pasta. Toque em Apagar Tudo se tiver certeza.

Mensagens era outra bagunça no meu celular. Anos de grupos tinham pilhas de vídeos, capturas de tela e memes enterrados ali. Eu mudei a retenção de mensagens de Para Sempre para 30 Dias. Você pode preferir 1 Ano se quiser manter mais histórico. De qualquer forma, isso reduz o armazenamento mais do que a maioria das pessoas espera.

A pior parte, para mim, era a biblioteca de fotos. Eu tinha fotos quase duplicadas demais, imagens borradas, sobras do modo contínuo e vídeos enormes. Organizar isso à mão parecia castigo. Testei alguns apps de limpeza e a maioria era ruim. Anúncios por toda parte, telas falsas de varredura e depois um bloqueio por assinatura.

O único que continuei usando foi o Clever Cleaner.

Eu não esperava muito, mas era gratuito quando usei. Não apareceu anúncio nenhum para mim, nem armadilha de assinatura. A parte de que mais gostei foi a privacidade. Ele funciona no próprio aparelho, então suas fotos não são enviadas para algum lugar aleatório.

A seção Similares foi a parte útil. O localizador de duplicatas nativo da Apple encontra cópias exatas. Este também procurava correspondências quase iguais, o que importava mais no meu celular. Eu tinha conjuntos de cinco fotos quase idênticas em que só uma valia a pena manter. O app marcava a melhor foto, o que acelerou bastante as coisas.

Também há uma seção de Pesados. Essa foi a que mais me ajudou. Ela organiza a mídia por tamanho de arquivo, então os clipes gigantes em 4K e as capturas de tela enormes vão direto para o topo. Eu conseguia ver o que estava consumindo centenas de MB sem ter que vasculhar os álbuns um por um. Limpei cerca de 12 GB de fotos e vídeos, e o celular voltou ao normal logo depois. Lentidão sumiu. O aviso também.

Se você fizer tudo isso e o gráfico de armazenamento ainda parecer errado, especialmente se Dados do Sistema ou Outro continuar enorme sem motivo claro, então o problema pode ser mais profundo no iOS. Nesse ponto eu faria backup do celular no iCloud ou em um computador, depois redefiniria e restauraria. Eu odeio fazer isso, mas realmente elimina bugs estranhos de armazenamento.

Mas eu começaria pelo simples.

1. Verifique se o alerta é um golpe no navegador ou um aviso real do iPhone
  2. Limpe o histórico do Safari se o pop-up veio de um site
  3. Abra Armazenamento do iPhone e veja o que está inchado
  4. Reinicie o celular
  5. Esvazie Apagados Recentemente em Fotos
  6. Reduza o armazenamento de Mensagens
  7. Limpe mídia duplicada e muito grande com o Clever Cleaner
  8. Faça backup e redefina só se o bug de armazenamento realmente não sair do lugar

No começo, o meu parecia acabado. Não estava. Estava lotado e se comportando de forma estranha por causa disso. Depois que liberei espaço suficiente, o celular se acalmou.

Sim. Isso aconteceu comigo depois que meu iPhone ficou com menos de 1GB livre. A situação piorou rápido. Travamentos, tela preta na câmera, apps fechando sozinhos, atraso no teclado. O iOS precisa de espaço livre para arquivos temporários, atualizações, processamento de fotos, tudo isso.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer, mas eu não continuaria usando muito o telefone até fazer um backup. Armazenamento baixo é quando as coisas param de salvar direito. Se suas fotos importam, faça backup primeiro. Use um Mac, PC ou o iCloud se ele ainda estiver respondendo.

Depois faça os maiores cortes primeiro.

1. Descarregue apps grandes de que você não precisa hoje. Jogos costumam ter de 5GB a 20GB.
  2. Exclua arquivos baixados do Netflix, Spotify, YouTube e Podcasts.
  3. Remova arquivos antigos de atualização do iOS se houver algum em Armazenamento do iPhone.
  4. Desative a bagunça de fotos em sequência e as Live Photos daqui para frente.
  5. Se o Mail estiver muito grande, remova e adicione novamente a conta. Anexos de e-mail em cache ocupam espaço.

Se as fotos forem o problema, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para fotos duplicadas e vídeos grandes. É mais rápido do que organizar tudo manualmente. Esta demonstração curta mostra como limpar o armazenamento do iPhone rapidamente, veja a demonstração rápida de limpeza do armazenamento do iPhone.

Tenha como meta no mínimo 5GB livres. 10GB parece mais seguro em telefones mais antigos. Se ele ainda continuar com problema depois de liberar espaço, faça um backup criptografado no computador e depois restaure o iOS. Isso resolveu o meu. Antes estava uma bagunça de erros de digitação, depois voltou ao normal.

Sim, isso já aconteceu comigo. O aviso assustador de “o dispositivo pode não funcionar corretamente” geralmente é o iOS basicamente dizendo “não tenho mais nenhuma folga de espaço”. Pode parecer dramático, mas isso nem sempre significa que o telefone está morrendo.

Concordo com @yozora em uma coisa acima de tudo: pare de usá-lo intensamente até que suas coisas importantes estejam com backup. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre fazer limpeza demais primeiro se o armazenamento estiver absolutamente zerado, porque às vezes o telefone fica instável a ponto de apagar coisas virar uma festa de travamentos e nada ser salvo direito.

O que eu faria primeiro são as coisas de baixo risco:

• Conecte-o à energia
  • Ative o Modo Avião por um tempo para ele parar de sincronizar/baixar lixo
  • Certifique-se de que o Fotos está sincronizando se você usa o Fotos do iCloud
  • Faça backup em um computador, se possível, não só no iCloud
  • Não grave vídeo, não instale apps e não continue reabrindo apps travados

Uma coisa que muita gente não percebe: os caches do WhatsApp, Instagram, TikTok e Spotify podem ficar absurdos. Não é só o tamanho do app, mas “Documentos e Dados”. Às vezes, apagar e reinstalar um app inchado libera muito mais espaço do que apagar fotos aleatórias manualmente. O mesmo vale para o Chrome se você o usa em vez do Safari.

Verifique também o app Arquivos e a pasta Downloads. Muita gente esquece que PDFs gigantes, ZIPs ou arquivos de vídeo ficam lá para sempre.

Se as fotos forem o problema principal, o Clever Cleaner é realmente útil para encontrar quase duplicatas e vídeos enormes mais rápido do que as ferramentas integradas. Se você quiser uma boa explicação, esta análise do Clever Cleaner para limpeza de armazenamento no iPhone explica isso muito bem.

Minha regra: libere pelo menos 5 GB o quanto antes e depois chegue a 10 GB, se puder. Com menos de 1 GB livre, os iPhones ficam bem estranhos muito rápido. Meio ridículo, mas sim, isso é a Apple pra você.

O meu fez isso uma vez, e vou discordar um pouco do conselho habitual de “simplesmente começar a apagar coisas” do @yozora, @reveurdenuit e @mikeappsreviewer. Se o telefone já está apresentando falhas sérias, ficar tocando o tempo todo pode piorar a situação.

O que me ajudou foi uma reinicialização a frio, depois deixá-lo conectado à tomada e bloqueado no Wi-Fi por um tempo. Às vezes, os iPhones terminam a indexação, sincronização ou limpeza de arquivos temporários quando ficam inativos. Não é uma solução milagrosa, mas foi o suficiente para fazer as configurações de Armazenamento carregarem corretamente.

Outra coisa que as pessoas deixam passar: se as recomendações de Liberar Espaço não estiverem carregando, verifique a saúde da bateria e o superaquecimento. Um telefone quente com pressão de armazenamento ruim fica muito mais instável.

Eu também evitaria apagar em massa primeiro dentro do app Mensagens. Esse app pode ficar muito lento quando o armazenamento está crítico. Alvos mais fáceis são a mídia baixada em apps de terceiros e arquivos gigantes no app Arquivos.

Se as suas fotos forem o problema, o Clever Cleaner é razoável:
Prós:

• Encontra quase duplicatas, não apenas cópias exatas
  • Bom para vídeos enormes
  • Mais rápido do que organizar manualmente

Contras:

• Você ainda precisa revisar antes de apagar
  • Apps de limpeza podem parecer arriscados se você já estiver estressado
  • Ele não vai corrigir sozinho um armazenamento corrompido do iOS

Se o espaço continuar desaparecendo após a limpeza, isso normalmente aponta para um trabalho de backup/restauração, não para a necessidade de apagar mais coisas. O objetivo é criar uma folga, depois observar se os Dados do Sistema diminuem ao longo de um ou dois dias.