O armazenamento do meu iPhone continua ficando cheio mesmo depois que eu apago apps, fotos e mensagens antigas. Os dados do sistema e outros armazenamentos parecem crescer de novo rapidamente, e agora não consigo instalar atualizações nem salvar novas fotos. Preciso de ajuda para descobrir o que está ocupando espaço e como liberar armazenamento do iPhone de vez.
Eu não entraria em pânico ainda. Já vi isso várias vezes em iPhones, principalmente nos de 64 GB, e os modelos com menos armazenamento ficam sem espaço rápido. Parece aleatório quando acontece. Um dia seu telefone parece normal, e então, do nada, o iOS começa a avisar sobre pouco espaço.
O que está acontecendo é menos dramático do que parece. Seu telefone continua acumulando pequenos restos em segundo plano. Fotos, vídeos, anexos de conversas, cache de aplicativos, músicas offline, arquivos temporários, reels salvos, downloads antigos. Uma coisa sozinha parece inofensiva. Seis meses depois, seu gráfico de armazenamento fica feio.
Geralmente isso se acumula aos poucos
Acho que a comparação com um armário faz sentido, mesmo que pareça um pouco simples. Você não o entulha de uma vez só em uma noite. Você joga lá dentro uma jaqueta, uma caixa, um par de sapatos, e depois a porta para de fechar direito.
O armazenamento do celular faz a mesma coisa. Alguns clipes de uma viagem. Uma pilha de anexos do WhatsApp. Conversas de mensagens de anos atrás. Cache do Instagram e do TikTok. Downloads do Spotify dos quais você se esqueceu. Vídeos offline do YouTube. Pequenos pedaços, e de repente 20 ou 30 GB somem.
Eu verificaria o Fotos primeiro
Quando alguém diz que o iPhone vive ficando cheio, o Fotos é o primeiro lugar que eu olho. Não porque seja sempre a causa, mas porque muitas vezes ganha de longe.
A parte irritante é como isso parece invisível. Você não percebe o acúmulo de fotos enquanto tira imagens. Aí abre a biblioteca e vê coisas assim:
- quatro ou cinco fotos do mesmo pôr do sol
- dez tentativas de uma foto de família
- uma bagunça de capturas de tela
- Live Photos que você nunca quis salvar
- arquivos de vídeo grandes de viagens, shows, aniversários
Cada item parece pequeno quando você salva. Juntos, ocupam espaço rápido. Já analisei bibliotecas em que só as capturas de tela ocupavam vários gigabytes. Meio absurdo, para falar a verdade.
Por que eu usaria um limpador em vez de fazer tudo manualmente
Claro, você pode organizar tudo sozinho. Eu fiz isso uma vez em um iPhone mais antigo e foi bem cansativo. Se a sua biblioteca tem alguns milhares de fotos, a limpeza manual fica desgastante rapidinho.
Um app que vale a pena testar é o Clever Cleaner.
O que me chamou a atenção é que ele não para em duplicatas exatas. Ele agrupa fotos parecidas, que é o que a maioria das pessoas precisa mais do que uma detecção rígida de duplicatas. Você também tem uma forma mais prática de revisar capturas de tela, arquivos grandes e Live Photos. Então, em vez de passar uma hora rolando a tela tentando encontrar a bagunça por conta própria, você vê grupos mais organizados e escolhe o que fica.
E não, ele não toma as decisões por você. Você ainda escolhe o que será apagado. Eu nunca confiaria cegamente em um app com fotos pessoais, e esse formato parece bem mais sensato.
Já vi gente liberar uma quantidade surpreendente de armazenamento depois de uma passada no acúmulo de fotos antigas. Coisas que tinham esquecido que existiam, ou achavam pequenas demais para importar. No fim, tudo se acumula. Rápido.
Os apps são outra coisa que as pessoas esquecem
As fotos levam a maior parte da culpa, mas os apps também fazem isso. Apps de redes sociais, streaming e bate-papo tendem a crescer com o tempo porque acumulam cache, downloads e dados temporários. Às vezes, um app fica estranhamente enorme sem motivo óbvio.
Depois de resolver as fotos, abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e olhe a lista. Eu começaria pelos apps maiores primeiro. Se um app estiver ocupando muito mais espaço do que o esperado, aí está seu próximo alvo.
O que eu faria primeiro
Eu não ficaria alternando entre correções aleatórias. Eu verificaria qual categoria está usando mais armazenamento e depois seguiria de cima para baixo.
Se Fotos estiver em primeiro lugar, limpe lá primeiro. Uma passada com Clever Cleaner é uma forma rápida de cortar o lixo sem apagar coisas importantes para você. Depois disso, verifique apps muito grandes e anexos antigos de mensagens.
Na maioria das vezes, o problema não é um iPhone com defeito. É acúmulo. Acúmulo silencioso, sem graça e gradual. Depois que você vê para onde foi o armazenamento, a solução fica muito menos confusa.
Se “Dados do Sistema” continuam aumentando de novo, eu olharia isso antes de culpar as fotos mais uma vez. @mikeappsreviewer tem razão sobre o acúmulo, mas não acho que limpar fotos seja sempre o primeiro passo. Em alguns iPhones, Safari, Mensagens, logs do iOS e caches de apps são o problema maior.
Tente nesta ordem.
- Reinicie o iPhone. Solução sem graça, mas ainda funciona mais do que as pessoas admitem.
- Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. O cache do Safari pode ficar absurdamente grande.
- No Mensagens, apague anexos grandes das conversas principais, não só o texto da conversa.
- Remova conteúdo baixado do Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts.
- Desinstale apps pesados sem apagar dados e reinstale apps inchados como Instagram, TikTok, Facebook, Reddit. Reinstalar muitas vezes limpa o cache melhor do que apagar arquivos aleatórios.
- Verifique o app Arquivos, a pasta Downloads e “No Meu iPhone”.
- Atualize o iOS com um computador se o telefone não tiver mais espaço.
- Sincronize as fotos com o iCloud ou um computador e depois esvazie Apagados Recentemente. Muita gente pula essa parte.
Se o seu telefone ainda voltar a encher rápido, faça um backup e depois apague tudo e restaure. Chato, sim. Eficaz, também.
Para limpar fotos, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner se duplicatas, fotos parecidas, capturas de tela e Live Photos estiverem ocupando espaço.
Melhor título de página para este tópico, Como Limpar o Armazenamento do iPhone de Graça e Impedir que os Dados do Sistema Voltem a Encher
Além disso, este é um bom vídeo rápido sobre dicas grátis para limpar o armazenamento do iPhone.
Na verdade, eu discordaria um pouco do @mikeappsreviewer e do @sterrenkijker aqui. Eles não estão errados, mas se o armazenamento volta a encher super rápido depois que você já apagou as coisas óbvias, isso geralmente significa que o problema não é só bagunça. Pode ser indexação, loops de sincronização com falha ou um app com bug reconstruindo o cache repetidamente.
Algumas coisas que as pessoas deixam passar:
- O app Mail baixa anexos gigantes silenciosamente
- Memos de Voz podem ficar enormes
- O Podcasts mantém episódios “reproduzidos” a menos que você mude a configuração
- O Fotos do iCloud pode travar e criar um uso estranho de armazenamento local
- apps de câmera de terceiros às vezes acumulam arquivos temporários
O que eu verificaria é Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, depois esperaria um minuto inteiro para as barras se estabilizarem. Sério. O iOS recalcula e os primeiros números podem estar errados.
Além disso, se “Dados do Sistema” dispara depois de cada sessão de limpeza, conecte o iPhone a um Mac ou PC uma vez. Sincronizar por lá pode forçar a limpeza de logs e arquivos temporários travados melhor do que fazer tudo no próprio aparelho. Meio bobo, mas funciona.
Para fotos, sim, a limpeza manual é um saco. Se sua biblioteca está bagunçada, o Clever Cleaner faz mais sentido do que rolar sem parar. É útil para fotos semelhantes, capturas de tela e mídia pesada. Este guia sobre ferramentas gratuitas de limpeza para iPhone que realmente ajudam a liberar armazenamento também vale a pena conferir.
Mais uma coisa que as pessoas ignoram: verifique se algum app está baixando dados de novo depois que você o apaga. É por isso que o espaço “volta” e depois some de novo.