Por que meu iPhone diz que não há contatos duplicados para mesclar?

Meu iPhone diz que não há contatos duplicados para mesclar, mas eu consigo ver claramente várias entradas para as mesmas pessoas no app Contatos. Já tentei atualizar os contatos do iCloud e verificar as listas de contatos, mas as duplicatas ainda estão lá e não se mesclam. Preciso de ajuda para descobrir por que meu iPhone não está detectando contatos duplicados e como corrigir isso.

Eu começaria primeiro com a opção integrada da Apple, já que ela já está lá e leva cerca de um minuto para verificar.

Abra o Fotos e depois role para baixo até Utilitários. Em algumas versões mais novas do iPhone, isso aparece em Coleções > Utilitários. A partir daí, abra Duplicados, toque em Selecionar, depois em Selecionar Tudo e então em Mesclar.

O que o iOS faz aqui é manter uma cópia, combinar os metadados que ela possui e mover os arquivos extras para Apagados Recentemente. Uma coisa que notei depois de uma grande importação é que a seção Duplicados não apareceu preenchida imediatamente. Levou um tempo. A varredura é executada em segundo plano, então dê algumas horas se você colocou uma tonelada de fotos.

A pegadinha é simples. A Apple só detecta duplicatas exatas. Mesmo arquivo, mesma imagem. Ela não agrupa correspondências próximas, como:

1. Três fotos que você tirou com dois segundos de diferença
  2. Fotos em sequência
  3. Cinco tentativas da mesma foto do cachorro porque ele não ficava parado

Essas ficam separadas, então nunca aparecem em Duplicados.

Para coisas assim, acabei usando o Clever Cleaner. O que mais me chamou atenção foi que ele encontrou tanto fotos duplicadas quanto semelhantes. Para a limpeza normal do dia a dia, isso importou mais para mim do que a ferramenta de correspondência exata da Apple. Ele agrupa imagens parecidas, marca a melhor opção e ainda permite que você verifique tudo antes de qualquer coisa ser removida.

O processo é curto:

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store
  2. Deixe-o escanear sua biblioteca de fotos
  3. Abra a seção Similares
  4. Use a Limpeza Inteligente ou analise grupo por grupo por conta própria
  5. Restaure qualquer coisa que você queira manter
  6. Confirme a exclusão
  7. Esvazie Apagados Recentemente no Fotos se quiser recuperar o armazenamento imediatamente

Também continuei usando algumas das outras seções, principalmente porque elas resolveram os problemas normais de acúmulo de arquivos inúteis:

1. Heavies mostra primeiro as maiores fotos e vídeos
  2. Compressão de Vídeo reduz arquivos de vídeo grandes sem removê-los
  3. Capturas de Tela ajuda a limpar capturas antigas em lotes
  4. Lives transforma Live Photos em fotos estáticas normais
  5. Swipe oferece uma configuração rápida de revisão para a esquerda e direita para organizar a biblioteca

Se você quiser evitar aplicativos de terceiros, ainda tem algumas opções viáveis.

1. Use a Busca dentro do Fotos para restringir por pessoa, lugar, objeto ou evento e depois apague fotos parecidas manualmente
  2. Verifique os álbuns de Sequência e mantenha o melhor quadro
  3. Se você usa o Fotos em um Mac, os Álbuns Inteligentes tornam a limpeza manual menos incômoda
  4. Dê uma olhada em Apagados Recentemente quando terminar, porque esses arquivos ainda ocupam armazenamento até que você os remova de lá também

Então, para duplicatas exatas, a ferramenta integrada de mesclagem da Apple faz bem o trabalho. Se sua biblioteca estiver cheia de fotos quase idênticas, como a minha estava, você vai economizar mais tempo com algo que detecta imagens semelhantes em vez de apenas encontrar arquivos idênticos.

Se o iPhone diz “Nenhum duplicado encontrado” em Contatos, a Apple geralmente quer dizer uma coisa. Ela não detectou uma correspondência forte o suficiente.

A detecção de duplicados é exigente. Ela procura correspondências próximas em campos como nome, sobrenome, telefone, e-mail e dados da conta Apple. Se um cartão diz “Mike Smith” e outro diz “Michael Smith”, ou um tem um número de trabalho e o outro tem um Gmail antigo, o iOS muitas vezes ignora isso. Então sim, você vê duplicados, mas o iPhone não.

Algumas coisas para verificar:

1. Procure duplicados entre contas diferentes.
    Se um contato estiver no iCloud e o outro no Gmail ou Outlook, o app Contatos mostra ambos. A Apple muitas vezes trata isso como registros separados. Vá em Contatos, toque em Listas e depois oculte todas as listas, exceto uma de cada vez. Isso mostra onde os duplicados estão.

2. Verifique contatos vinculados.
    Abra um dos duplicados, toque em Editar, role para baixo e procure por “vincular contatos”. Às vezes o iPhone não sugeriu a mesclagem, mas a vinculação manual funciona.

3. Force uma nova sincronização da conta com problema.
    Para contatos do Gmail ou Outlook, vá em Ajustes, Contatos, Contas, escolha a conta, desative Contatos, escolha Manter no Meu iPhone se isso aparecer, reinicie e depois ative novamente. Isso corrige resíduos estranhos de sincronização com mais frequência do que a Apple admite.

4. Use Contatos no iCloud.com.
    Essa é a parte que as pessoas deixam passar. Abra os Contatos do iCloud em um navegador. Exporte um backup primeiro. Depois examine a lista ali. Erros de sincronização na web são mais fáceis de identificar, especialmente se uma fonte continuar readicionando cartões antigos.

5. Verifique a formatação.
    Formatos diferentes de número de telefone, ausência de código do país, apelidos e nomes/sobrenomes invertidos prejudicam a correspondência de duplicados da Apple.

Eu meio que discordo da abordagem do @mikeappsreviewer só porque o conselho deles era sobre Fotos, não Contatos. Sistema diferente, regras diferentes.

Se sua lista de contatos está uma bagunça por causa de várias contas, a mesclagem nativa da Apple muitas vezes não é suficiente. Nesses casos, um app de limpeza ajuda mais com armazenamento e bagunça de mídia do que com reparo de contatos. O Clever Cleaner é útil se o seu problema maior for fotos duplicadas, imagens semelhantes ou “o que fazer quando o armazenamento do iPhone está cheio”. Este guia é bom para liberar espaço no iPhone rapidamente sem apagar as coisas erradas.

Para contatos, a solução mais rápida muitas vezes é a vinculação manual ou limpar os duplicados na origem da conta, Gmail, Outlook ou iCloud. Se quiser, cole de onde seus contatos sincronizam e eu vou restringir a causa.

O que geralmente atrapalha isso não são duplicatas no sentido humano, mas duplicatas na lógica de correspondência da Apple. O iPhone só sinaliza cartões que considera semelhantes o suficiente para combinar com segurança. Se duas entradas da mesma pessoa diferirem demais, ele simplesmente ignora e diz que não há nada para mesclar.

Na verdade, acho que @caminantenocturno está certo sobre a estranheza entre contas, mas eu acrescentaria mais um ponto: verifique a conta padrão para novos contatos. Se novos cartões estão sendo salvos no Gmail enquanto os antigos estão no iCloud, você continua recriando a bagunça. Vá em Ajustes > Contatos > Conta Padrão e confirme que é a que você realmente quer.

Verifique também se uma das duplicatas está vindo de Contatos Sugeridos ou de um diretório de app, e não do seu banco de dados real de contatos. Eles podem parecer duplicados, mas não podem ser mesclados.

Outra causa irritante: contatos de origem somente leitura do Exchange, diretórios corporativos ou apps sincronizados. O iPhone pode mostrar ambos, mas não vai mesclá-los.

Se você quiser menos limpeza manual, exporte e limpe primeiro na conta de origem e depois sincronize novamente. Se o seu problema maior for mídia duplicada e bagunça, o Clever Cleaner é útil para limpar fotos, mas sinceramente não é a melhor primeira solução para duplicação de contatos.

Além disso, esta é uma boa leitura sobre uma maneira mais inteligente de encontrar fotos duplicadas e semelhantes no iPhone.

A mesclagem de contatos da Apple é meio inteligente, mas também estranhamente burra às vezes.

O que eu acrescentaria ao que @caminantenocturno, @hoshikuzu e @mikeappsreviewer mencionaram é o seguinte: às vezes, estes não são duplicados de verdade, mas um cartão de contato real mais dados de perfil obtidos do Mail, Mensagens, WhatsApp ou Exchange. Eles parecem duplicados na busca do Contatos, mas a Apple não oferece Mesclar porque apenas um é um cartão local/sincronizado editável.

Algumas coisas que vale a pena verificar e que são diferentes do conselho habitual:

• Desative Mostrar Fotos dos Contatos e sugestões de contatos baseadas em apps temporariamente. Isso pode deixar óbvio se você está vendo um cartão salvo e um perfil exibido.
  • Pesquise pelo número de telefone em vez do nome. Se o mesmo número aparecer em dois cartões, mas em formatos diferentes, edite ambos para exatamente o mesmo formato. A correspondência da Apple é irritantemente inconsistente nisso.
  • Remova campos invisíveis inúteis. vCards importados antigos às vezes têm notas estranhas, nomes fonéticos ou campos de empresa que impedem a correspondência. Editar e salvar novamente um cartão pode fazer a sugestão de duplicado aparecer depois, de repente.
  • Teste em uma nova visualização de grupo/lista de contatos. Se os duplicados só aparecerem na busca global, e não dentro de uma única lista, isso aponta para indexação, não para registros duplicados de fato.

Discordo um pouco da ideia de simplesmente esperar o iOS encontrá-los. Na minha experiência, se ele não os detectou depois de um ou dois ciclos de sincronização, normalmente nunca vai detectar, a menos que você normalize os dados primeiro.

Se a sua bagunça maior também inclui fotos/vídeos, o Clever Cleaner é útil, mas mais para limpeza de mídia do que de contatos.
Prós: varredura rápida, bom para fotos semelhantes, fluxo de revisão simples.
Contras: não é realmente uma ferramenta de deduplicação de contatos, e qualquer app de limpeza ainda exige revisão cuidadosa antes de apagar coisas.

Então, o problema muitas vezes não é a mesclagem estar com defeito. É o Contatos indexando as entradas como tipos de dados ou fontes diferentes.