Posso classificar vídeos por tamanho em um iPhone?

Estou tentando liberar espaço de armazenamento no meu iPhone, e os vídeos estão ocupando mais espaço do que eu esperava. Consigo ver meus vídeos no Fotos, mas não encontro nenhuma maneira de classificá-los por tamanho de arquivo para poder excluir primeiro os maiores. Existe alguma configuração nativa do iPhone ou uma solução alternativa fácil para classificar vídeos por tamanho?

Tentar alinhar vídeos do iPhone por tamanho de arquivo deveria ser fácil. Não é. Verifiquei o Fotos de novo e, sim, mesmo no iOS 26 ainda não existe uma opção simples de ordenar pelos maiores vídeos primeiro. Você tem pessoas, lugares, viagens, memórias, tipos de mídia, tudo isso. Ordenação por tamanho, não.

Quando o armazenamento está quase acabando, é aqui que a coisa fica absurda. Normalmente você não precisa apagar uma pilha de capturas de tela ou 300 fotos do almoço. O verdadeiro problema costuma ser um punhado de vídeos pesados ali, quietinhos. O Fotos faz um trabalho ruim para destacá-los, então aqui está o que funcionou para mim.

Pontos principais

1. O Fotos ainda não ordena vídeos por tamanho de arquivo, mesmo no iOS 26.
  2. A duração do vídeo dá uma estimativa aproximada, mas falha com frequência.
  3. O caminho mais rápido que encontrei foi o Clever Cleaner, principalmente a seção Heavies.
  4. Se você não quiser outro app, o Arquivos funciona como um método alternativo meio desajeitado.
  5. Depois de apagar vídeos, você ainda precisa esvaziar Apagados Recentemente se quiser recuperar espaço imediatamente.

Método 1: Correção mais rápida com Clever Cleaner

Primeiro usei um app de limpeza para iPhone porque fazer isso um vídeo por vez cansou muito rápido. O Clever Cleaner se destacou por um motivo simples. Ele fez o principal sem jogar anúncios pela tela toda nem me empurrar para um paywall em dois toques.

A parte que você quer se chama Heavies. Ela analisa sua biblioteca e reúne os maiores arquivos em um só lugar. Sem adivinhação.

Passos:

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store.
  2. Abra o app e permita acesso ao Fotos.
  3. Toque em Heavies na parte de baixo.
  4. Toque em Sort by e depois escolha By Size.
  5. Veja a prévia do que está lá.
  6. Selecione os vídeos que você quer remover.
  7. Toque em Move to Trash.
  8. Toque em Empty Trash no app.

Uma coisinha de que gostei: ele mostra quanto armazenamento você está prestes a recuperar antes de apagar qualquer coisa. Faz o processo parecer menos no escuro.

Método 2: Use o Arquivos se você não quiser outro app

Este funciona, embora eu tenha achado irritante. O Arquivos ordena por tamanho. O Fotos não. Então você move os arquivos de vídeo para o Arquivos, ordena por tamanho lá e depois descobre o que precisa sair.

Passos:

1. Abra o Fotos.
  2. Escolha os vídeos que você acha que são grandes.
  3. Toque em Compartilhar.
  4. Salve-os no Arquivos.
  5. Abra o Arquivos e vá até a pasta onde você os salvou.
  6. Toque no menu de três pontos no canto superior direito.
  7. Ordene por Tamanho.

Nesse ponto, os maiores itens sobem para o topo e fica mais fácil identificar os devoradores de armazenamento.

A pegadinha é importante. Salvar vídeos do Fotos no Arquivos pode deixar você com cópias extras. Se o original ainda estiver no Fotos, apagar a cópia no Arquivos não faz nada pela sua biblioteca principal de fotos. Então verifique os dois lugares. Eu errei isso uma vez e fiquei me perguntando por que o número de armazenamento quase não mudou. nada divertido.

Método 3: A gambiarra nativa do Fotos, mais ou menos

Se você quiser continuar dentro do Fotos, não existe uma ordenação real por tamanho. O mais próximo disso é usar a duração como filtro aproximado. Clipes mais longos costumam ser maiores. Costumam, nem sempre.

Isso desanda rápido se você grava em formatos ou configurações de qualidade diferentes. Um clipe curto em resolução mais alta pode ocupar mais espaço do que um muito mais longo com configurações antigas. Vi isso com um clipe de 20 segundos ocupando mais espaço do que alguns vídeos de vários minutos. Então a duração ajuda um pouco, depois deixa de ajudar.

A outra opção nativa é lenta, mas precisa:

1. Abra um vídeo no Fotos.
  2. Deslize para cima ou toque no botão de informações.
  3. Verifique o tamanho do arquivo.
  4. Repita até se arrepender de ter começado.

Não pule Apagados Recentemente

Apagar um vídeo no Fotos não libera armazenamento na hora. O iPhone o envia primeiro para Apagados Recentemente. Se você precisa do espaço agora, entre no Fotos, abra Apagados Recentemente e remova os vídeos de lá também.

Se você os deixar lá, eles continuam ocupando armazenamento até o iOS limpá-los depois, normalmente após 30 dias. Essa parte passa batida com frequência. Comigo também passou na primeira vez.

Não. O app Fotos do iPhone ainda não oferece uma classificação real por tamanho de arquivo para vídeos.

Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal. O Fotos é fraco nisso. Só discordo um pouco da ideia de usar o Arquivos. Para a maioria das pessoas, exportar clipes para o Arquivos é bagunçado demais e traz o risco de duplicatas. Você perde tempo movendo coisas em vez de liberar espaço.

O que funciona melhor é verificar primeiro o Armazenamento do iPhone:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Lá, o iOS costuma destacar anexos grandes e oferece uma visão melhor do armazenamento do que o Fotos. Ele não vai listar seus vídeos em uma lista organizada do maior para o menor, mas ajuda a confirmar que os vídeos são o problema antes de você começar a apagar coisas aleatórias.

Se você quer o caminho mais rápido, o Clever Cleaner é a opção mais prática. O Clever Cleaner agrupa mídias grandes de uma forma mais organizada, então você perde menos tempo procurando. A visualização de limpeza de arquivos grandes é fácil de analisar, e ajuda você a identificar vídeos pesados, fotos duplicadas, imagens semelhantes e outros vilões do armazenamento em um só lugar. Isso é muito mais próximo do que a Apple deveria ter incluído.

Se você quiser um passo a passo visual, este vídeo é útil:
veja como limpar vídeos grandes e liberar armazenamento no iPhone

Mais uma dica que muita gente ignora. Verifique as configurações de gravação antes de filmar mais clipes:
Ajustes > Câmera > Gravar Vídeo

4K a 60 fps consome espaço rapidamente. Um minuto de vídeo em 4K é muito maior do que em 1080p. Se o armazenamento continua enchendo, reduzir a qualidade do vídeo resolve o problema na origem. Pequena mudança, grande diferença.

Então, resposta curta: não há classificação por tamanho integrada no Fotos. As melhores opções são Armazenamento do iPhone para triagem e depois o Clever Cleaner para uma limpeza mais rápida.

Não. O Fotos ainda não classifica vídeos por tamanho de arquivo no iPhone. Meio absurdo a Apple te dar Memórias e sugestões de papel de parede antes de um simples botão de mostrar os maiores arquivos.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @himmelsjager, mas eu pularia totalmente a gambiarra com o app Arquivos. É fácil demais criar duplicatas e depois ficar se perguntando por que o armazenamento não mudou. Já passei por isso, é irritante demais.

Um truque melhor, usando só recursos nativos, é este:

• Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
  • Espere ele calcular
  • Toque em Fotos

Você ainda não vai ter uma lista limpa de vídeos do maior para o menor, mas isso dá uma visão mais honesta de quanto espaço o app Fotos está realmente usando. Às vezes o problema real são mídias baixadas, anexos do Mensagens ou apps acumulando cache inútil, não só os vídeos.

Se você quiser continuar nos apps da Apple, pesquise no Fotos por:

• Vídeos
  • 4K
  • Câmera lenta
  • Gravações de tela

Esses costumam ser os vilões escondidos do armazenamento. Principalmente as gravações de tela, que podem ficar enormes rapidinho e as pessoas até esquecem que elas existem rs.

E sim, se você quer a resposta prática, o Clever Cleaner provavelmente é a forma mais fácil de encontrar os maiores vídeos sem abrir cada um manualmente. Essa é basicamente a lacuna que a Apple ainda não corrigiu. Também encontrei esta avaliação no Reddit do Clever Cleaner para limpar vídeos grandes no iPhone caso você queira a opinião de um usuário real antes de instalar qualquer coisa.

Mais uma coisa que muita gente não percebe: se a opção Otimizar Armazenamento do iPhone estiver ativada no Fotos do iCloud, os tamanhos no seu celular podem parecer estranhamente inconsistentes, porque alguns originais estão no iCloud e outros estão armazenados localmente. Então apagar um clipe gigante pode não liberar tanto espaço imediatamente quanto você esperava.

Versão curta:

• Não há classificação nativa por tamanho no Fotos
  • O app Arquivos dá mais trabalho do que ajuda
  • Verifique primeiro o Armazenamento do iPhone
  • Pesquise por 4K, câmera lenta e gravações de tela
  • Use o Clever Cleaner se quiser o caminho mais rápido para limpar
  • Esvazie Apagados Recentemente ou o espaço não vai voltar na hora

Não, não diretamente no Fotos.

Concordo em grande parte com @himmelsjager, @chasseurdetoiles e @mikeappsreviewer que a Apple ainda deixa passar o óbvio aqui, mas eu contestaria um ponto: verificar manualmente as informações de cada clipe só vale a pena se a sua biblioteca for pequena. Para um rolo da câmera grande, isso vira uma tarefa chata rapidinho.

Um recurso nativo que eles não destacaram muito é usar Álbuns no Fotos para restringir os piores casos:

• Tipos de Mídia > Gravações de Tela
  • Tipos de Mídia > Câmera Lenta
  • Pesquisar por 4K

Essas categorias costumam conter os maiores arquivos surpresa. Não é uma classificação real por tamanho, mas é uma segmentação melhor do que rolar por todos os vídeos às cegas.

Se você quiser uma limpeza realmente baseada em tamanho, o Clever Cleaner é o atalho mais prático.

Prós:

• mostra itens grandes juntos
  • mais fácil de identificar vídeos gigantes rapidamente
  • também encontra duplicatas e fotos semelhantes

Contras:

• permissão extra do app para sua biblioteca
  • você ainda precisa revisar antes de excluir
  • os resultados podem parecer menos úteis se o Fotos do iCloud estiver muito otimizado

Então: não há classificação nativa por tamanho, mas você pode restringir os vídeos provavelmente enormes no Fotos, ou usar o Clever Cleaner se quiser uma visualização real para encontrar o que está ocupando espaço. Além disso, depois de excluir, limpe Apagados Recentemente ou o número de armazenamento não vai mudar muito.