Posso restaurar um pen drive formatado após uma formatação rápida?

Acidentalmente fiz uma formatação rápida no meu pen drive e perdi arquivos importantes de que ainda preciso. A unidade é detectada, mas não tenho certeza se os dados podem ser restaurados ou quais etapas de recuperação são mais seguras para tentar primeiro. Procuro ajuda com a recuperação de dados do pen drive após uma formatação rápida sem piorar a situação.

Já passei por isso uma vez com um pendrive cheio de fotos de família e, sim, meu estômago afundou na hora. Mesmo assim, uma formatação nem sempre apaga os arquivos de vez.

A primeira coisa que eu tentaria descobrir é que tipo de formatação aconteceu. Uma formatação rápida geralmente termina rápido, às vezes em segundos. Nesse caso, o mapa dos arquivos é limpo, mas os dados muitas vezes ainda ficam na unidade até que coisas novas sejam gravadas por cima. Uma formatação completa é mais pesada e demora mais porque grava em toda a unidade. Se a sua terminou em menos de um minuto, eu apostaria que foi a rápida.

Pare de mexer na unidade por enquanto.

1. Não formate de novo.
  2. Não execute o CHKDSK nem qualquer app de reparo.
  3. Não copie um arquivo de teste para ela.

Qualquer gravação no USB reduz suas chances de recuperação.

Antes de passar uma hora com ferramentas de recuperação, faça a verificação chata que eu ignorei da primeira vez:

1. Veja no Google Drive, OneDrive, iCloud ou Dropbox.
  2. Verifique pastas antigas de Downloads, Área de Trabalho e Documentos.
  3. Pesquise no seu e-mail e nos apps de chat por arquivos que você enviou antes.

Uma vez eu fiz uma varredura completa e depois percebi que uma parte dos arquivos já estava salva na sincronização em nuvem. Me senti meio bobo, mas isso economizou tempo.

Se os arquivos não estiverem em nenhum outro lugar, aí eu partiria para um software de recuperação. Eu usei o Disk Drill depois de formatar a unidade errada, e ele recuperou a maior parte para mim, algo em torno de 90%.

O que eu fiz:

1. Instalei no meu computador, não no USB.
  2. Conectei o USB e abri o Disk Drill.
  3. Escolhi o USB na lista de dispositivos e cliquei em Procurar Dados Perdidos.
  4. Executei a Varredura Universal, já que a unidade tinha sido formatada.
  5. Deixei a varredura terminar completamente. A minha continuou encontrando mais arquivos mais para o fim da varredura.
  6. Visualizei os arquivos antes da recuperação. Se um arquivo abria na visualização, geralmente também ficava bom depois da recuperação.
  7. Salvei os arquivos recuperados em outra unidade.

Não restaure nada de volta no mesmo USB. Eu sei que parece óbvio, mas as pessoas fazem isso, e isso estraga o restante.

Se a unidade começar a se comportar de forma estranha, desconexões aleatórias, erros, velocidade de transferência muito lenta, pare de ficar escaneando ela repetidamente. O Disk Drill permite criar primeiro uma imagem completa byte por byte e depois escanear a imagem em vez da unidade física. Eu faria isso se o hardware parecer instável.

Eu ainda não descartaria isso. Se foi uma formatação rápida e você não adicionou arquivos novos, suas chances ainda são razoáveis. Se o software não encontrar nada e os arquivos forem importantes, como fotos pessoais ou documentos de trabalho, uma empresa de recuperação ainda pode conseguir onde o software caseiro falha.

Sim, se foi uma formatação rápida, seus arquivos ainda têm uma boa chance.

Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal: pare de usar o pen drive. Só discordo em uma parte. Antes de rodar qualquer verificação demorada, confira o sistema de arquivos mostrado no Windows. Se o USB era FAT32 ou exFAT antes, as taxas de recuperação costumam ser melhores para fotos, documentos e vídeos do que muita gente espera. Se ele estava criptografado ou foi convertido em NTFS depois da formatação, os resultados caem rápido.

Minha ordem seria:

1. Conecte e confirme se o tamanho parece normal no Gerenciamento de Disco.
  2. Se a capacidade parecer errada, pare por aí. Isso indica problema de hardware.
  3. Se o tamanho parecer certo, faça primeiro uma imagem do USB se os arquivos forem muito importantes.
  4. Depois escaneie a imagem, não o pen drive, se possível.

Isso importa porque unidades USB baratas falham no meio da verificação o tempo todo. Aprendi isso da pior forma. Uma verificação a mais do que devia, e a unidade ficou somente leitura.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação após formatação rápida em unidades flash USB. Ele tende a se sair bem com tipos de arquivo comuns e oferece pré-visualizações, o que economiza tempo. O Recuva serve para uma primeira tentativa rápida, mas unidades formatadas muitas vezes precisam de uma verificação mais profunda e melhor suporte a assinaturas de arquivo.

Alguns sinais de que suas chances ainda são razoáveis:

• A formatação terminou em segundos
  • Você não salvou nada novo depois disso
  • A unidade abre e mostra o tamanho de armazenamento correto
  • Sem cliques, desconexões ou erros de E/S

Alguns sinais de que a situação piorou:

• Você copiou arquivos para ela depois da formatação
  • O Windows pede para formatá-la de novo
  • A capacidade mostra 0 bytes ou algum número estranho

Se você quer conselhos diretos e úteis sobre recuperação de arquivos USB, este vídeo vale a pena:
assista a este passo a passo de recuperação de dados USB

A melhor atitude agora é: primeiro criar uma imagem, depois escanear, e restaurar para outra unidade. Não fique mexendo no pen drive original. É aí que as pessoas perdem os últimos dados ainda recuperáveis.

A formatação rápida é um dos poucos momentos de opa em que a recuperação realmente é bem possível. Então sim, talvez você ainda consiga restaurar um pen drive formatado após uma formatação rápida.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viajantedoceu, mas eu reforçaria mais uma coisa: verifique a integridade dos arquivos recuperados, não apenas se eles aparecem. Muita gente vê os nomes dos arquivos voltarem e acha que venceu. Aí os vídeos não reproduzem, os ZIPs não abrem ou os documentos ficam meio corrompidos. Recuperação não é só arquivos encontrados, é arquivos utilizáveis.

O que eu faria primeiro é isto:

• Pare de usar o USB completamente
  • Use uma ferramenta de recuperação no seu computador, não no pen drive
  • Recupere somente para outro disco
  • Teste alguns arquivos importantes antes de passar horas recuperando tudo

Se o pen drive estiver estável e ainda for montado normalmente, o Disk Drill é uma opção razoável para recuperação de USB após formatação rápida porque normalmente consegue buscar tanto rastros do sistema de arquivos quanto resultados baseados em assinatura. Isso importa quando as informações antigas de diretório sumiram em parte. Se a primeira verificação retornar uma pilha bagunçada de arquivos brutos, não entre em pânico. Organize por tipo de arquivo e visualize primeiro o que mais importa.

Uma pequena discordância com o conselho de sempre fazer imagem primeiro: se for um pendrive USB pequeno, saudável, e você não tiver outro drive disponível, uma única verificação cuidadosa somente leitura pode servir. Fazer uma imagem é o ideal, sim, mas nem todo mundo tem espaço extra pronto. Só não fique refazendo a verificação 12 vezes como um maluco.

Além disso, pule o CHKDSK. As pessoas executam isso em tudo como se fosse água benta. Em uma mídia formatada, isso pode piorar uma situação ruim ao corrigir estruturas que você realmente precisava para a recuperação.

Se os arquivos forem super importantes, tente software uma vez, talvez duas no máximo, e depois procure um profissional antes que o dispositivo se degrade. Além disso, esta discussão tem algumas dicas práticas de recuperação de pen drive USB de usuários do Reddit que vale a pena ler rapidamente.

Versão curta: formatação rápida = chances decentes, formatação completa = muito pior, sobrescrita = fim de jogo rápido.