Precisa de ajuda para recuperar dados de um disco rígido de backup formatado

Eu formatei acidentalmente um disco rígido externo que eu usava apenas para backups, e agora estou tentando recuperar arquivos importantes que não foram salvos em nenhum outro lugar. Parei de usar a unidade imediatamente, mas não tenho certeza de quais etapas ou softwares de recuperação de dados são mais seguros para usar sem piorar a situação. Estou procurando conselhos sobre a melhor maneira de recuperar dados de uma unidade de backup formatada.

Eu costumava pensar que uma unidade formatada estava perdida. Depois tive que lidar com algumas delas, algumas formatadas rapidamente por engano, algumas com partições corrompidas, algumas após instalações que falharam. O que aprendi foi menos dramático. A formatação nem sempre apaga seus arquivos da forma que as pessoas pensam.

O primeiro passo é tedioso, mas é o que mais importa. Pare de usar a unidade agora mesmo. Se for um disco externo, desconecte-o. Se for a unidade principal do seu sistema, não instale aplicativos, não baixe coisas, não copie arquivos para ela. Cada nova gravação aumenta as chances de que seus dados antigos sejam sobrescritos.

Que tipo de formatação aconteceu

Esta parte muda bastante suas chances.

1. Formatação rápida
    Geralmente isso limpa os registros do sistema de arquivos, o mapa que seu sistema operacional usa para encontrar arquivos. A unidade parece vazia, embora os dados dos arquivos muitas vezes ainda permaneçam lá até que novos dados sejam gravados por cima.

2. Formatação completa
    Esta é a mais pesada. Em sistemas Windows modernos, uma formatação completa grava nos setores e verifica se há erros. Depois que seus dados antigos são sobrescritos, o software de recuperação não tem mais o que fazer. Portanto, se foi uma formatação rápida, suas chances geralmente são melhores.

1. Verifique os backups antes de fazer qualquer coisa complicada

Eu começaria por aqui todas as vezes. Muita gente esquece que ativou a sincronização meses atrás e que os arquivos estão armazenados na nuvem ou em uma pasta de lixeira.

Procure em:

• OneDrive
  • Google Drive
  • iCloud
  • Pastas Excluídos Recentemente ou Lixeira
  • Histórico de Arquivos no Windows

Isso leva alguns minutos. Se você der sorte, recupera seus arquivos com nomes, pastas e carimbos de data e hora ainda intactos. Muito mais limpo do que a recuperação de arquivos.

2. Experimente um software de recuperação

Se nenhum backup aparecer, eu passaria para um software de recuperação em seguida. Para uma unidade formatada, este geralmente é o primeiro passo real de recuperação que vale a pena tentar.

Tive resultados razoáveis com Disk Drill. Ele funciona no Windows e no Mac, oferece suporte aos sistemas de arquivos mais comuns e tende a se sair bem mesmo quando as informações da partição estão danificadas ou ausentes.

O processo seguro é simples:

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente, não na formatada.
  2. Execute uma verificação na unidade formatada.
  3. Visualize os arquivos encontrados, se a visualização estiver disponível.
  4. Recupere tudo para outro disco.

A etapa de visualização ajuda mais do que as pessoas imaginam. Já vi verificações retornarem centenas de nomes de arquivos, mas a visualização me mostrou rapidamente quais ainda podiam ser usados e quais estavam corrompidos.

3. Use um laboratório de recuperação se os arquivos forem importantes o suficiente

Se os arquivos forem insubstituíveis e o software não encontrar nada útil, um serviço profissional de recuperação é o próximo passo.

Eu deixaria isso para os casos mais sérios, registros comerciais, arquivos legais, fotos antigas de família, arquivos de trabalho que você não tem em nenhum outro lugar. Laboratórios de recuperação têm ferramentas e hardware que os softwares comuns não têm. O custo é a parte ruim, sim, mas em alguns casos faz sentido.

Se você formatou uma unidade por acidente, a ordem importa. Pare de usá-la. Descubra se foi uma formatação rápida ou completa. Verifique os backups primeiro. Se não existir backup, faça uma varredura com um software de recuperação antes de gravar qualquer coisa nova na unidade. A rapidez ajuda, mas ser cuidadoso ajuda mais.

Se este fosse o seu disco de backup, eu faria mais uma coisa antes de escanear. Primeiro, faria uma imagem setor por setor do disco. Use algo como o HDD Raw Copy Tool no Windows ou o ddrescue no Linux/macOS. Trabalhe a partir da imagem, não do original. Se o disco tiver setores fracos, escaneamentos repetidos pioram as coisas. Muita gente pula essa etapa e se arrepende.

Concordo em parte com @mikeappsreviewer, mas eu não gastaria muito tempo tentando adivinhar o tipo de formato, a menos que você tenha certeza. Em muitos discos externos, o problema maior é a mudança do sistema de arquivos, como de NTFS para exFAT, ou uma nova tabela de partição. As ferramentas de recuperação se importam mais com o que ainda está legível no disco.

Uma ordem prática:

1. Verifique a saúde SMART com o CrystalDiskInfo.
  2. Se a saúde parecer ruim, clone o disco primeiro.
  3. Escaneie o clone ou a imagem com o Disk Drill.
  4. Classifique os resultados por tipo e tamanho de arquivo, não por nome de arquivo. Discos formatados frequentemente perdem nomes/pastas.
  5. Recupere para um segundo disco com mais espaço livre do que os dados que você quer recuperar.

O Disk Drill é uma boa primeira varredura para discos externos formatados porque lida muito bem com partições excluídas e assinaturas brutas. Se você quiser uma visão rápida de como ele funciona, este vídeo é útil: veja o Disk Drill em ação na recuperação de dados

Para uma frase de busca limpa, use isto:
Avaliação do Disk Drill para recuperação de disco rígido formatado, escaneamento fácil, visualização de arquivos e recuperação de partição.

Se o disco for um SSD em um gabinete USB, suas chances caem porque o TRIM às vezes apaga blocos rapidamente. Se for um HDD normal, as chances são melhores. Se o Disk Drill encontrar principalmente lixo ou arquivos com zero byte, pare por aí e procure um laboratório. Isso economiza tempo e evita mais danos.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @viajantedoceu disseram: não fique com visão de túnel em apps de recuperação de arquivos logo de cara se a unidade de repente foi reformatada para um filesystem ou capacidade diferente. Já vi unidades externas parecerem “formatadas” quando a ponte USB/gabinete estava com falha e informando dados errados. Se for um HD externo portátil, teste outro cabo, outra porta USB e, se possível, outro computador antes de fazer varreduras pesadas. Parece bobo, mas às vezes isso salva as pessoas.

Além disso, eu discordo um pouco da mentalidade de “escaneie primeiro não importa o quê”. Se os arquivos forem realmente insubstituíveis e a unidade estiver fazendo cliques, desconectando aleatoriamente ou funcionando dolorosamente devagar, cada minuto extra ligada pode ser uma má ideia. Nesses casos, a recuperação por software vira o segundo passo, não o primeiro.

Se a unidade estiver estável, então sim, o Disk Drill é uma escolha razoável para recuperação de HD formatado porque consegue puxar dados por assinaturas mesmo depois que a estrutura de diretórios foi destruída. Só não recupere de volta para o mesmo externo. É assim que as pessoas transformam um dia ruim em um desastre rs.

Uma simples verificação da realidade:

• HDD = chance decente se foi uma formatação rápida
  • SSD via USB = chance pior por causa de TRIM/coleta de lixo
  • Formatação completa = complicado
  • Ruídos estranhos = pare de mexer nisso

Para leitura extra, isto aqui é realmente útil: melhor software para recuperação de HD formatado e dicas para unidades de armazenamento

Se quiser, poste:

• HDD ou SSD
  • Windows ou Mac
  • formatação rápida ou completa, se souber
  • sistema de arquivos antigo e o novo, se mudou

Isso vai ajudar a definir se vale a pena tentar o Disk Drill primeiro ou se você não deveria arriscar.

Um ponto que ninguém mencionou o suficiente: verifique se a formatacao foi apenas lógica, não física. No Windows, abra o Gerenciamento de Disco e confira se o tamanho original da partição ainda parece correto. Se a capacidade de repente aparecer estranha, eu tendo a suspeitar de problemas no gabinete ou na tabela de partição antes de presumir perda massiva de arquivos. Eu discordo um pouco de partir direto para varreduras profundas se o mapa de partições pode estar apenas corrompido.

Se a unidade montar, obtenha alguns detalhes SMART e escute se há novas tentativas de leitura. Leituras lentas importam mais do que a história da formatacao.

Sobre o Disk Drill, é uma opção razoável para esse tipo de trabalho.

Prós:

• bom para encontrar partições perdidas e arquivos baseados em assinatura
  • a visualização é útil para separar arquivos realmente recuperáveis do lixo
  • a interface é mais fácil do que a de muitas ferramentas de recuperação

Contras:

• varreduras profundas podem retornar toneladas de arquivos sem nome
  • recuperar grandes conjuntos pode ficar bagunçado sem a estrutura original de pastas
  • não é a opção mais barata se você só precisa de um resgate pontual

Se o Disk Drill encontrar principalmente resultados RAW, compare com uma ferramenta mais rigorosa como o R-Studio ou o UFS Explorer antes de fazer qualquer outra coisa. @viajantedoceu, @jeff e @mikeappsreviewer já cobriram bem as regras centrais de segurança, mas eu acrescentaria isto: se a unidade de backup continha arquivos, VHDs, PSTs ou bibliotecas de fotos, priorize recuperar primeiro esses arquivos-contêiner. Um único arquivo intacto pode salvar muito mais do que sair atrás de milhares de arquivos soltos.