Apaguei acidentalmente as fotos do casamento da minha câmera e da pasta de backup enquanto organizava os arquivos, e agora estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de imagens antes que qualquer coisa seja sobrescrita. Essas fotos são incrivelmente importantes, e eu realmente preciso de orientação sobre ferramentas seguras de recuperação de fotos e os melhores passos para recuperar fotos de casamento apagadas.
Já tive que recuperar fotos e clipes de vídeo apagados de cartões mais vezes do que quero contar. Às vezes apaguei a pasta errada. Uma vez, um cartão SD deu problema depois de uma longa sessão de casamento. Em outra, eu estava cansado, cliquei em formatar e fiquei ali olhando para a tela feito um idiota. Depois de passar por isso algumas vezes, parei de ficar obcecado com qual aplicativo era o melhor e comecei a prestar mais atenção aos primeiros 5 minutos após a perda. Esses minutos importam mais.
Se os seus arquivos sumiram, pare de gravar qualquer coisa no cartão ou na unidade agora mesmo. Não tire mais fotos. Não cole arquivos nele. Não o reformate de novo porque você leu em algum lugar que isso ajuda. Em muitos casos, os dados apagados ainda estão lá até que novos dados sejam gravados por cima. Continue usando o cartão, e suas chances caem rápido.
Depois que deixo o cartão de lado e não mexo mais nele, estas são as ferramentas que observo primeiro.
1. Disk Drill
Normalmente, este é o primeiro que eu indico às pessoas porque ele não dificulta sua vida. Funciona em cartões SD, pendrives, unidades externas, SSDs, o básico de sempre. Já usei quando precisava de resultados rápidos e não estava a fim de passar metade da noite tentando entender uma interface estranha.
A parte à qual sempre volto é o modo Advanced Camera Recovery. Aplicativos de recuperação padrão muitas vezes trazem arquivos de vídeo de volta em estado corrompido, especialmente de drones, câmeras de ação e câmeras mirrorless. Já vi clipes serem recuperados com partes faltando ou arquivos que nem sequer abrem. O Disk Drill faz um trabalho melhor com vídeo fragmentado do que a maioria das ferramentas para consumidores que já testei. Ele também lida com muitos formatos de foto RAW, o que importa se o seu cartão tinha mais do que JPGs.
O que eu gostei:
- Fácil de entender sem precisar de manual
- Bom suporte de formatos para fotos e vídeo
- O Advanced Camera Recovery ajuda com clipes divididos ou fragmentados
- Permite visualizar os arquivos antes de restaurá-los
- Funciona no Windows e no Mac
O que me incomodou:
- Você precisa da versão paga para a recuperação completa
- As verificações profundas demoram bastante, especialmente em cartões grandes
2. R-Studio
O R-Studio parece ter sido feito para pessoas que já sabem como é uma partição danificada. Eu não o entregaria a um iniciante, a menos que ele tivesse paciência e tempo. Ainda assim, quando um cartão está seriamente danificado, este já me salvou em trabalhos nos quais ferramentas mais simples encontraram pouco ou nada.
Tive mais sorte com o R-Studio em casos complicados, sistemas de arquivos corrompidos, partições quebradas, cartões que os computadores mal queriam montar. A desvantagem é a interface. É densa. Você o abre e parece que está sendo punido por ter excluído arquivos em primeiro lugar.
Por que mantive ele por perto:
- Desempenho de recuperação forte
- Lida melhor com sistemas de arquivos danificados do que a maioria das ferramentas para iniciantes
- Muitos controles de varredura e recuperação
- Funciona com muitos tipos de armazenamento
Por que eu não começaria por aqui:
- Leva mais tempo para aprender
- O layout é técnico e poluído
- Custa mais do que muitas outras opções
3. PhotoRec
PhotoRec ainda é a opção gratuita que menciono primeiro. É de código aberto, não limita a quantidade de dados que você recupera e já tirou arquivos de cartões que eu achei que não tinham mais jeito.
O que o torna útil é a forma como funciona. Ele procura assinaturas de arquivos diretamente no dispositivo em vez de depender do sistema de arquivos. Então, se o cartão foi formatado, danificado ou de alguma forma corrompido, o PhotoRec ainda tem uma chance. A parte feia vem depois. Os arquivos recuperados muitas vezes perdem os nomes antigos e a estrutura de pastas, então você acaba tendo que vasculhar uma pilha de arquivos com nomes genéricos. Se você recuperou 2.000 fotos e 200 vídeos, é, boa sorte.
Os pontos positivos:
- Gratuito, sem limite de recuperação
- Amplo suporte a formatos de arquivo
- Funciona bem em cartões formatados ou danificados
- Disponível para Windows, macOS e Linux
Os pontos negativos:
- A interface de linha de comando afasta muita gente
- Os nomes originais dos arquivos geralmente se perdem
- A estrutura de pastas não volta
- Organizar a saída leva uma eternidade em recuperações grandes
Outros que as pessoas continuam mencionando
-
O Recuva existe há uma eternidade, e eu ainda vejo pessoas recomendando para casos simples. Se você apagou algumas fotos de um cartão saudável e percebeu rápido, é um bom lugar para começar. A interface é fácil, e a versão gratuita é o motivo de ele continuar aparecendo nos fóruns. Eu não o escolheria primeiro para um cartão SD muito corrompido ou um trabalho complicado de recuperação de vídeo.
-
O DiskDigger aparece bastante em tópicos sobre recuperação de fotos, especialmente quando Android entra na conversa. É leve, não parece inchado, e o fluxo de trabalho é simples o bastante. Para imagens apagadas, em alguns casos ele faz o trabalho sem obrigar você a instalar uma suíte enorme de ferramentas. Porém, não vejo muitas pessoas usando para recuperações de cartões SD grandes com arquivos RAW ou vídeos mais complicados.
O que aprendi da maneira mais difícil foi isto. O software de recuperação é só metade da solução. Depois de recuperar seus arquivos, ou pelo menos parte deles, vale a pena gastar um pouco de tempo com prevenção. Faça backup dos cartões mais cedo. Troque a mídia antes que ela fique velha e instável. Não continue fotografando em um cartão que já apresentou comportamento estranho uma vez. Ignorei os três em momentos diferentes e, sim, paguei por isso.
Se você agir rápido e mantiver o cartão intacto, suas chances geralmente são muito melhores do que parecem no momento. Talvez você não consiga recuperar tudo, mas muitas vezes recupera mais do que espera.
Comece pela pasta de backup no seu computador, não pelo cartão da câmera. Se você a excluiu recentemente, verifique primeiro a Lixeira. Se a sincronização na nuvem mexeu nessa pasta, confira o histórico de versões no OneDrive, Google Drive ou Dropbox. Esses serviços costumam manter arquivos excluídos por 30 dias, às vezes por mais tempo.
Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu não partiria direto para uma varredura profunda em tudo. Para fotos de casamento, a velocidade importa, mas a organização dos arquivos também. Comece pela fonte com maior chance de preservar nomes e pastas. Recuperação no desktop primeiro. Recuperação do cartão em segundo.
Minha ordem seria:
- Restaurar da nuvem ou de snapshots do sistema.
- Verificar a unidade de backup com o Disk Drill.
- Se necessário, fazer uma imagem byte a byte do cartão SD e então verificar a imagem, não o cartão.
- Usar o PhotoRec apenas se você aceitar uma bagunça de arquivos renomeados.
O Disk Drill é uma escolha sólida aqui porque visualiza imagens bem e tende a recuperar formatos de foto comuns de forma limpa. Isso importa quando você precisa separar rapidamente fotos dos preparativos da noiva, da cerimônia e da família. O R-Studio é poderoso, mas para esse tipo de recuperação em pânico ele acaba atrasando as pessoas. Já vi gente perder uma hora clicando nos menus errados.
Mais uma coisa. Recupere para uma unidade diferente. Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD ou na mesma pasta de backup. É assim que as pessoas perdem a segunda chance.
Se você quiser mais comparações de ferramentas de recuperação de imagens e cartões SD, este tópico ajuda: melhor software de recuperação de fotos para cartões SD e imagens excluídas
Eu dividiria isso em duas recuperações separadas, porque misturar as duas é como as pessoas entram em pânico e pioram a situação.
- Pasta de backup no computador: às vezes é mais fácil recuperar com nomes originais, datas e estrutura de pastas intactos.
- Cartão da câmera: muitas vezes também dá para recuperar, mas geralmente fica mais bagunçado se o sistema de arquivos foi alterado.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto: nem todo caso exige partir direto para a varredura mais profunda. Na pasta do computador, uma varredura mais leve de arquivos excluídos pode até ser mais inteligente antes de jogar 80.000 fragmentos RAW em uma pilha gigante. @codecrafter está certo sobre preservar a estrutura quando possível.
O que eu faria:
- Desconecte o cartão e a unidade/pasta de backup do uso ativo
- Clone/faça uma imagem do cartão SD primeiro se possível
- Execute o Disk Drill na unidade de backup ou no local da pasta excluída
- Depois execute o Disk Drill na imagem do cartão SD, não no cartão em uso
- Recupere tudo para uma unidade totalmente diferente
Por que Disk Drill aqui? Motivo simples: para software de recuperação de fotos, é uma das melhores opções quando você precisa analisar prévias rapidamente e recuperar JPG, RAW e mídia comum de câmera sem um monte de configuração chata. Para coisas de casamento, isso importa mais do que menus nerds, pra ser sincero.
Se o Disk Drill não encontrar arquivos do cartão, aí eu tentaria o PhotoRec como opção de backup feia-mas-eficaz. Só espere que os nomes dos arquivos fiquem destruídos. O Recuva é aceitável para exclusões simples no desktop, mas eu não confiaria nele como meu plano principal para fotos de casamento.
Também vale a pena conferir isto se você quiser feedback real da comunidade sobre o Disk Drill para recuperação de fotos e cartão SD: avaliações de usuários reais do Disk Drill para fotos excluídas e recuperação de cartão SD
O mais importante agora: não recupere de volta no mesmo cartão nem no mesmo caminho de pasta. Essa é a parte em que as pessoas erram logo antes de conseguir salvar.
Uma pequena discordância com @codecrafter, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer: se a pasta de backup estava em um SSD, a recuperação de arquivos apagados pode ser muito pior por causa do TRIM. Então, antes de passar horas escaneando essa unidade, verifique se o backup estava em um HDD, unidade USB externa, NAS ou armazenamento em nuvem sincronizado. Isso muda muito suas chances.
Para a escolha real do software, Disk Drill é uma primeira tentativa sensata porque permite visualizar fotos rapidamente, o que é enorme quando você está tentando verificar fotos de casamento rápido em vez de restaurar milhares de arquivos inúteis.
Prós do Disk Drill
- Visualização rápida de JPG, RAW, PNG e alguns vídeos
- Simples o suficiente sob estresse
- Bom para encontrar mídias excluídas recentemente
- Funciona bem com cartões SD e unidades externas
Contras do Disk Drill
- Pago para recuperação completa
- Varreduras profundas podem retornar muitos duplicados
- Menos ideal do que ferramentas mais robustas quando o sistema de arquivos está seriamente danificado
Meu ponto de vista: priorize a qualidade dos metadados. Se uma fonte restaurar os nomes originais dos arquivos e as datas de captura, essa fonte é ouro para trabalho de casamento. Se outra fonte só fornecer arquivos recuperados genéricos, mantenha-a como alternativa.
Se o cartão começar a desconectar, mostrar capacidade errada ou pedir para ser formatado, pare de fazer por conta própria e considere um laboratório profissional. O software não vai corrigir hardware com defeito.