Procurando experiências reais com RAW para NTFS sem perder dados.

Meu disco externo mudou repentinamente de NTFS para RAW após uma desconexão, e agora o Windows diz que preciso formatá-lo antes de poder usá-lo. Ele tem arquivos importantes, então estou tentando encontrar a maneira mais segura de reparar ou converter uma unidade RAW para NTFS sem perda de dados. Se você já lidou com a recuperação de RAW para NTFS, o que funcionou para você?

Eu não iria direto de RAW para NTFS se houver qualquer coisa na unidade com que você se importe. Quando o Windows mostra uma unidade como RAW, geralmente isso significa que ele não vê mais um sistema de arquivos válido. Isso não é como FAT32, em que uma conversão simples às vezes funciona. O que eu faria é recuperar os arquivos primeiro e depois reconstruir a unidade.

Aqui está a ordem que eu seguiria.

Passo 1: Pare de gravar na unidade

Eu a deixaria quieta por enquanto. Sem formatação, sem CHKDSK, sem tentativas de reparo com DiskPart. Tudo isso grava alterações no disco e, se o sistema de arquivos já estiver danificado, você dificulta a recuperação rapidamente. Já vi pessoas perderem a rota fácil de recuperação por tentarem corrigir primeiro.

Passo 2: Tire seus arquivos dela antes de fazer qualquer outra coisa

Se a unidade ainda aparecer no Gerenciamento de Disco com o tamanho correto, eu começaria por aí e a verificaria com o Disk Drill.

As etapas são simples o suficiente:

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente, não na RAW.
  2. Conecte a unidade USB RAW, SSD ou disco rígido externo.
  3. Selecione o disco RAW e clique em Procurar Dados Perdidos.
  4. Deixe a verificação terminar completamente.
  5. Percorra os resultados por pasta, tipo de arquivo ou nome de arquivo.
  6. Visualize os arquivos com que você se importa.
  7. Recupere-os para outro dispositivo de armazenamento.

Uma coisa de que gostei no Disk Drill é que a versão para Windows oferece até 100 MB de recuperação gratuita. Mais útil do que isso, as verificações e visualizações não são bloqueadas, então você consegue ver o que está lá antes de gastar dinheiro.

O suporte de visualização é decente. Documentos, PDFs, fotos, vídeos, áudios, arquivos compactados e muitos formatos RAW de câmera apareceram normalmente quando testei unidades semelhantes. Se um arquivo for visualizado corretamente, eu trataria isso como um bom sinal para a recuperação.

O que ajuda com discos RAW é que o Disk Drill não depende apenas de o Windows conseguir ler NTFS. Ele procura metadados NTFS remanescentes, caso ainda exista algum. Se o sistema de arquivos estiver comprometido demais, ele também recorre à recuperação baseada em assinaturas para uma longa lista de tipos de arquivo.

Se a primeira verificação parecer incompleta, eu não pararia por aí. Eu também verificaria a mesma unidade com UFS Explorer ou DiskGenius. Ferramentas de recuperação diferentes trazem resultados diferentes. Já aconteceu de uma ferramenta não encontrar pastas que outra encontrou sem dificuldade. É meio irritante, mas acontece.

Passo 3: Reconstrua a unidade como NTFS após a recuperação

Depois que seus arquivos estiverem copiados para algum lugar seguro, aí sim eu tornaria a unidade utilizável novamente.

O caminho fácil:

1. Abra o Gerenciamento de Disco.
  2. Clique com o botão direito na partição RAW.
  3. Escolha Formatar.
  4. Selecione NTFS.
  5. Mantenha a Formatação Rápida ativada.
  6. Clique em OK.

Se o Windows não permitir que você a formate, exclua primeiro a partição RAW, crie uma nova partição e depois formate a nova como NTFS.

Mais uma coisa. Se isso for um SSD, ou se a unidade continuar ficando offline, apresentar erros de leitura ou ficar mais lenta cada vez que você mexe nela, eu recuperaria os dados agora, não depois. Se ela voltar a ficar RAW mesmo após uma formatação limpa, eu não confiaria nela para nada importante. Nesse ponto, eu trocaria a unidade e seguiria em frente.

Eu teria cuidado com a palavra reparar. RAW muitas vezes significa que o Windows perdeu o mapa do sistema de arquivos, não os arquivos. @mikeappsreviewer está certo sobre evitar gravações primeiro, mas não concordo totalmente em pular para sempre todo caminho de reparo. Se a unidade estiver saudável e o dano for apenas lógico, um teste somente leitura com o TestDisk vale a tentativa antes de você apagar qualquer coisa.

Minha ordem seria:

1. Verifique a saúde SMART com o CrystalDiskInfo.
    Se a saúde estiver ruim, pare. Clone a unidade primeiro com algo como HDDSuperClone ou ddrescue.

2. Tente uma varredura de reparo de partição somente leitura no TestDisk.
    Não grave alterações a menos que a estrutura NTFS encontrada pareça correta.

3. Se a árvore de pastas importa, faça uma varredura com o Disk Drill.
    Ele tende a recuperar melhores nomes de arquivos e pastas do que apenas a recuperação bruta. Recupere para uma unidade diferente.

4. Depois que seus dados estiverem seguros, formate de volta para NTFS.

Se você quiser um guia sólido sobre recuperação de arquivos no Windows, isto ajuda:
como recuperar arquivos excluídos no Windows

Mais uma coisa. Se o gabinete ou o cabo USB falhou durante a desconexão, teste a unidade sem o gabinete em outro gabinete ou porta SATA primeiro. Já vi o adaptador ser o problema inteiro.

Eu dividiria isso em duas perguntas separadas: o sistema de arquivos está corrompido ou a ponte USB/cabo está enganando o Windows?

Essa é a única parte que acho que @mikeappsreviewer e @sognonotturno abordaram só de leve. Já vi unidades externas aparecerem como RAW e depois serem lidas perfeitamente assim que troquei o cabo, a fonte de alimentação ou o gabinete. Placas USB-SATA baratas falham o tempo todo. Se este for um externo estilo desktop com sua própria fonte, teste isso também.

O que eu faria antes de qualquer tentativa de reparo:

• verificar o Visualizador de Eventos em busca de erros de disk/ntfs/usbstor
  • tentar outro PC
  • tentar outra porta USB, de preferência as portas traseiras da placa-mãe
  • se possível, remover a unidade do gabinete e conectá-la diretamente via SATA ou com um adaptador confiável
  • ouvir se há cliques estranhos, ciclos de ligar/desligar rotação ou pausas

Além disso, discordo um pouco do grupo do talvez reparar primeiro: se os dados forem realmente importantes, eu criaria uma imagem da unidade antes de experimentar. Até unidades que parecem saudáveis podem piorar rapidamente após um evento de desconexão. Um clone/imagem setor por setor dá a você uma forma a menos de sair no prejuízo.

Se a unidade estiver estável o suficiente para ser lida, recupere a partir da imagem, não da original. É aí que o Disk Drill ainda é útil, especialmente se você quiser a melhor chance de manter nomes de arquivos e estrutura de pastas em vez de apenas extração bruta de arquivos. Já o vi ter um desempenho melhor em NTFS danificado do que as ferramentas do Windows, e isso importa muito quando você precisa recuperar arquivos reais e organizados de uma unidade externa corrompida.

Depois que os arquivos estiverem seguros, apague a tabela de partições, crie um novo volume NTFS e teste totalmente a unidade. Não um teste rápido. Um teste de verdade. Se ela voltar a ficar RAW, descarte-a. É duro, mas sim, eu não confiaria nela novamente.

Se você quiser ler mais sobre recuperação de arquivos de uma unidade corrompida no Windows, isso cobre a mesma ideia básica de uma forma mais simples.

Eu contestaria uma coisa: “reparar” muitas vezes é a mentalidade errada. RAW após uma desconexão insegura pode ser um problema de metadados, mas também pode ser o primeiro sinal de hardware instável. É por isso que eu trataria isso primeiro como um trabalho de diagnóstico, não de conversão.

O que eu acrescentaria além do que @sognonotturno, @boswandelaar e @mikeappsreviewer já abordaram é verificar se o deslocamento inicial da partição foi corrompido. Já vi volumes NTFS aparecerem como RAW simplesmente porque a entrada da partição não aponta mais para o lugar certo, enquanto o setor de boot NTFS real e a MFT ainda estão lá. Nesse caso, um software de recuperação de arquivos funciona, mas uma correção adequada da tabela de partições às vezes pode trazer o volume de volta sem mexer no conteúdo dos arquivos. O problema é que você só faz isso depois de verificar que o layout corresponde exatamente.

Outro ângulo que as pessoas ignoram: compare o que o Gerenciamento de Disco informa com o que um visualizador hexadecimal ou ferramenta de partição vê no setor 0 e na área do setor de boot NTFS. Se o setor 0 parecer errado, mas o setor de boot NTFS de backup estiver intacto, isso diz muito sobre se o problema é corrupção lógica ou algo pior.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós

• muito bom em reconstruir árvores de pastas em NTFS danificado
  • as visualizações ajudam a avaliar a integridade dos arquivos antes da recuperação
  • mais fácil de usar do que muitas ferramentas com estilo forense

Contras

• não é a opção mais barata se você precisar de recuperação completa
  • varreduras profundas podem retornar resultados duplicados ou confusos
  • não é minha primeira escolha para corrigir os próprios metadados da partição

Então sim, eu usaria o Disk Drill para extração se a estrutura for importante, mas não como a ferramenta que “repara” RAW para NTFS. Recupere primeiro, inspecione depois. Se a unidade passar em um teste longo de leitura de superfície depois disso, talvez reutilize-a. Se ela falhar mais uma vez, aposente-a. RAW duas vezes geralmente já é evidência suficiente para mim.