Meu disco externo mudou repentinamente de NTFS para RAW após uma desconexão, e agora o Windows diz que preciso formatá-lo antes de poder usá-lo. Ele tem arquivos importantes, então estou tentando encontrar a maneira mais segura de reparar ou converter uma unidade RAW para NTFS sem perda de dados. Se você já lidou com a recuperação de RAW para NTFS, o que funcionou para você?
Eu não iria direto de RAW para NTFS se houver qualquer coisa na unidade com que você se importe. Quando o Windows mostra uma unidade como RAW, geralmente isso significa que ele não vê mais um sistema de arquivos válido. Isso não é como FAT32, em que uma conversão simples às vezes funciona. O que eu faria é recuperar os arquivos primeiro e depois reconstruir a unidade.
Aqui está a ordem que eu seguiria.
Passo 1: Pare de gravar na unidade
Eu a deixaria quieta por enquanto. Sem formatação, sem CHKDSK, sem tentativas de reparo com DiskPart. Tudo isso grava alterações no disco e, se o sistema de arquivos já estiver danificado, você dificulta a recuperação rapidamente. Já vi pessoas perderem a rota fácil de recuperação por tentarem corrigir primeiro.
Passo 2: Tire seus arquivos dela antes de fazer qualquer outra coisa
Se a unidade ainda aparecer no Gerenciamento de Disco com o tamanho correto, eu começaria por aí e a verificaria com o Disk Drill.
As etapas são simples o suficiente:
- Instale o Disk Drill em uma unidade diferente, não na RAW.
- Conecte a unidade USB RAW, SSD ou disco rígido externo.
- Selecione o disco RAW e clique em Procurar Dados Perdidos.
- Deixe a verificação terminar completamente.
- Percorra os resultados por pasta, tipo de arquivo ou nome de arquivo.
- Visualize os arquivos com que você se importa.
- Recupere-os para outro dispositivo de armazenamento.
Uma coisa de que gostei no Disk Drill é que a versão para Windows oferece até 100 MB de recuperação gratuita. Mais útil do que isso, as verificações e visualizações não são bloqueadas, então você consegue ver o que está lá antes de gastar dinheiro.
O suporte de visualização é decente. Documentos, PDFs, fotos, vídeos, áudios, arquivos compactados e muitos formatos RAW de câmera apareceram normalmente quando testei unidades semelhantes. Se um arquivo for visualizado corretamente, eu trataria isso como um bom sinal para a recuperação.
O que ajuda com discos RAW é que o Disk Drill não depende apenas de o Windows conseguir ler NTFS. Ele procura metadados NTFS remanescentes, caso ainda exista algum. Se o sistema de arquivos estiver comprometido demais, ele também recorre à recuperação baseada em assinaturas para uma longa lista de tipos de arquivo.
Se a primeira verificação parecer incompleta, eu não pararia por aí. Eu também verificaria a mesma unidade com UFS Explorer ou DiskGenius. Ferramentas de recuperação diferentes trazem resultados diferentes. Já aconteceu de uma ferramenta não encontrar pastas que outra encontrou sem dificuldade. É meio irritante, mas acontece.
Passo 3: Reconstrua a unidade como NTFS após a recuperação
Depois que seus arquivos estiverem copiados para algum lugar seguro, aí sim eu tornaria a unidade utilizável novamente.
O caminho fácil:
- Abra o Gerenciamento de Disco.
- Clique com o botão direito na partição RAW.
- Escolha Formatar.
- Selecione NTFS.
- Mantenha a Formatação Rápida ativada.
- Clique em OK.
Se o Windows não permitir que você a formate, exclua primeiro a partição RAW, crie uma nova partição e depois formate a nova como NTFS.
Mais uma coisa. Se isso for um SSD, ou se a unidade continuar ficando offline, apresentar erros de leitura ou ficar mais lenta cada vez que você mexe nela, eu recuperaria os dados agora, não depois. Se ela voltar a ficar RAW mesmo após uma formatação limpa, eu não confiaria nela para nada importante. Nesse ponto, eu trocaria a unidade e seguiria em frente.
Eu teria cuidado com a palavra reparar. RAW muitas vezes significa que o Windows perdeu o mapa do sistema de arquivos, não os arquivos. @mikeappsreviewer está certo sobre evitar gravações primeiro, mas não concordo totalmente em pular para sempre todo caminho de reparo. Se a unidade estiver saudável e o dano for apenas lógico, um teste somente leitura com o TestDisk vale a tentativa antes de você apagar qualquer coisa.
Minha ordem seria:
-
Verifique a saúde SMART com o CrystalDiskInfo.
Se a saúde estiver ruim, pare. Clone a unidade primeiro com algo como HDDSuperClone ou ddrescue. -
Tente uma varredura de reparo de partição somente leitura no TestDisk.
Não grave alterações a menos que a estrutura NTFS encontrada pareça correta. -
Se a árvore de pastas importa, faça uma varredura com o Disk Drill.
Ele tende a recuperar melhores nomes de arquivos e pastas do que apenas a recuperação bruta. Recupere para uma unidade diferente. -
Depois que seus dados estiverem seguros, formate de volta para NTFS.
Se você quiser um guia sólido sobre recuperação de arquivos no Windows, isto ajuda:
como recuperar arquivos excluídos no Windows
Mais uma coisa. Se o gabinete ou o cabo USB falhou durante a desconexão, teste a unidade sem o gabinete em outro gabinete ou porta SATA primeiro. Já vi o adaptador ser o problema inteiro.
Eu dividiria isso em duas perguntas separadas: o sistema de arquivos está corrompido ou a ponte USB/cabo está enganando o Windows?
Essa é a única parte que acho que @mikeappsreviewer e @sognonotturno abordaram só de leve. Já vi unidades externas aparecerem como RAW e depois serem lidas perfeitamente assim que troquei o cabo, a fonte de alimentação ou o gabinete. Placas USB-SATA baratas falham o tempo todo. Se este for um externo estilo desktop com sua própria fonte, teste isso também.
O que eu faria antes de qualquer tentativa de reparo:
- verificar o Visualizador de Eventos em busca de erros de disk/ntfs/usbstor
- tentar outro PC
- tentar outra porta USB, de preferência as portas traseiras da placa-mãe
- se possível, remover a unidade do gabinete e conectá-la diretamente via SATA ou com um adaptador confiável
- ouvir se há cliques estranhos, ciclos de ligar/desligar rotação ou pausas
Além disso, discordo um pouco do grupo do talvez reparar primeiro: se os dados forem realmente importantes, eu criaria uma imagem da unidade antes de experimentar. Até unidades que parecem saudáveis podem piorar rapidamente após um evento de desconexão. Um clone/imagem setor por setor dá a você uma forma a menos de sair no prejuízo.
Se a unidade estiver estável o suficiente para ser lida, recupere a partir da imagem, não da original. É aí que o Disk Drill ainda é útil, especialmente se você quiser a melhor chance de manter nomes de arquivos e estrutura de pastas em vez de apenas extração bruta de arquivos. Já o vi ter um desempenho melhor em NTFS danificado do que as ferramentas do Windows, e isso importa muito quando você precisa recuperar arquivos reais e organizados de uma unidade externa corrompida.
Depois que os arquivos estiverem seguros, apague a tabela de partições, crie um novo volume NTFS e teste totalmente a unidade. Não um teste rápido. Um teste de verdade. Se ela voltar a ficar RAW, descarte-a. É duro, mas sim, eu não confiaria nela novamente.
Se você quiser ler mais sobre recuperação de arquivos de uma unidade corrompida no Windows, isso cobre a mesma ideia básica de uma forma mais simples.
Eu contestaria uma coisa: “reparar” muitas vezes é a mentalidade errada. RAW após uma desconexão insegura pode ser um problema de metadados, mas também pode ser o primeiro sinal de hardware instável. É por isso que eu trataria isso primeiro como um trabalho de diagnóstico, não de conversão.
O que eu acrescentaria além do que @sognonotturno, @boswandelaar e @mikeappsreviewer já abordaram é verificar se o deslocamento inicial da partição foi corrompido. Já vi volumes NTFS aparecerem como RAW simplesmente porque a entrada da partição não aponta mais para o lugar certo, enquanto o setor de boot NTFS real e a MFT ainda estão lá. Nesse caso, um software de recuperação de arquivos funciona, mas uma correção adequada da tabela de partições às vezes pode trazer o volume de volta sem mexer no conteúdo dos arquivos. O problema é que você só faz isso depois de verificar que o layout corresponde exatamente.
Outro ângulo que as pessoas ignoram: compare o que o Gerenciamento de Disco informa com o que um visualizador hexadecimal ou ferramenta de partição vê no setor 0 e na área do setor de boot NTFS. Se o setor 0 parecer errado, mas o setor de boot NTFS de backup estiver intacto, isso diz muito sobre se o problema é corrupção lógica ou algo pior.
Sobre o Disk Drill especificamente:
Prós
- muito bom em reconstruir árvores de pastas em NTFS danificado
- as visualizações ajudam a avaliar a integridade dos arquivos antes da recuperação
- mais fácil de usar do que muitas ferramentas com estilo forense
Contras
- não é a opção mais barata se você precisar de recuperação completa
- varreduras profundas podem retornar resultados duplicados ou confusos
- não é minha primeira escolha para corrigir os próprios metadados da partição
Então sim, eu usaria o Disk Drill para extração se a estrutura for importante, mas não como a ferramenta que “repara” RAW para NTFS. Recupere primeiro, inspecione depois. Se a unidade passar em um teste longo de leitura de superfície depois disso, talvez reutilize-a. Se ela falhar mais uma vez, aposente-a. RAW duas vezes geralmente já é evidência suficiente para mim.