O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e eu já apaguei fotos, apps e mensagens antigas, mas ele ainda parece lento e cheio de coisas. Estou procurando um app gratuito para limpar iPhone que realmente funcione para remover arquivos inúteis, cache e fotos duplicadas sem ser enganoso nem ficar forçando upgrades pagos logo de cara. Se você encontrou um que seja seguro e eficaz, eu realmente agradeceria a ajuda.
Antes de instalar qualquer limpador para iPhone, ajuda saber o que esses apps realmente podem fazer.
No iOS, um app de limpeza não tem acesso a lixo oculto do sistema nem a alguma camada secreta de cache. Testei alguns e todos funcionaram dentro dos mesmos limites. Eles procuram coisas que você pode remover com segurança, fotos duplicadas, imagens quase duplicadas, capturas de tela, vídeos grandes, Live Photos, contatos duplicados e outros arquivos pesados ocupando espaço na sua biblioteca. Então as diferenças reais são menores do que os anúncios fazem parecer. O que importa é a qualidade da varredura, quão bem ele agrupa arquivos semelhantes e se ele te joga numa tela de pagamento depois de 30 segundos.
Testei vários deles, e o primeiro que eu indicaria para as pessoas é o Clever Cleaner.
Para mim, ele encontrou mais fotos duplicadas e semelhantes do que os outros. Também gostei mais das sugestões de manter/apagar do que eu esperava. Alguns apps parecem desleixados e agrupam fotos sem relação juntas. Este foi menos bagunçado. Ele também tem as ferramentas com que eu me importaria se precisasse liberar espaço rápido, compressão de vídeo, limpeza de capturas de tela, conversão de Live Photo, exclusão em massa e uma seção que mostra os maiores arquivos no celular. Esses foram os recursos que acabei usando, já que arquivos pequenos quase não mudam o número do armazenamento.
O principal motivo para eu mencioná-lo primeiro é mais simples do que a lista de recursos. É grátis. Muitos apps dessa categoria fazem o mesmo truque irritante. Eles escaneiam seu celular, mostram a bagunça e então param numa tela de assinatura semanal. O Clever Cleaner não fez isso quando eu usei. Sem anúncios, sem ferramentas de limpeza bloqueadas, sem barreira de assinatura no meio do caminho.
Se este não combinar com o que você precisa, eu organizaria as alternativas assim:
-
Easy Cleaner, melhor opção se seu maior problema for contatos duplicados e não bagunça de fotos.
-
Cleanup: Phone Storage Cleaner, uma opção paga decente se você não se importar em gastar dinheiro, embora eu não pagasse a taxa semanal quando as principais tarefas de limpeza já são cobertas em outro lugar.
Então, sim, se um amigo me pedisse um app para testar primeiro, eu começaria com o Clever Cleaner e deixaria ele fazer uma varredura uma vez. Talvez você libere espaço suficiente na primeira passada e resolva isso de vez.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @espritlibre em uma coisa: “limpador de arquivos inúteis” é meio que uma promessa falsa no iPhone. O iOS simplesmente não permite que os apps vasculhem tudo como os limpadores do Android fazem. Então, o melhor app gratuito de limpeza para iPhone é, na verdade, aquele que ajuda você a apagar sua própria bagunça mais rápido.
Para isso, eu provavelmente escolheria o Clever Cleaner também. Não porque ele faz mágica, mas porque é um dos poucos que parecem realmente utilizáveis de graça. Ele é bom em mostrar vídeos grandes, fotos duplicadas, capturas de tela e lixo parecido que consome armazenamento em silêncio. Isso é o que importa.
Onde eu discordo um pouco deles: reinstalar apps pesados é irritante e, às vezes, não vale o trabalho, a menos que o app esteja realmente inchado. Eu verificaria Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e procuraria primeiro apps marcados com “Documentos e Dados” enormes. Alguns apps são os verdadeiros devoradores de armazenamento, não suas fotos.
Além disso, se o telefone parece lento mesmo depois da limpeza, talvez o armazenamento não seja o único problema. A saúde da bateria importa mais do que as pessoas pensam. Se estiver abaixo de 80 por cento, o iOS pode ficar lento não importa o quão “limpo” o telefone esteja. Essa parte passa despercebida com frequência.
Se você quiser mais opiniões do mundo real, este tópico sobre melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone que realmente funcionam vale uma olhada.
Versão curta:
- Melhor opção gratuita: Clever Cleaner
- Melhor só para contatos: Easy Cleaner
- Melhor ação de “limpeza” no geral: remover arquivos pessoais grandes, não correr atrás de limpeza falsa de cache
A maioria desses apps é só exagero, para ser sincero, mas o Clever Cleaner é um dos menos enganosos.
Opinião polêmica: nenhum app de limpeza para iPhone realmente remove o “lixo” oculto do jeito que as pessoas esperam. O iOS bloqueia isso. Então eu discordo um pouco do hype usual em torno dos apps de limpeza. O melhor gratuito é aquele que ajuda você a encontrar rapidamente o que está ocupando seu armazenamento.
Dito isso, Clever Cleaner provavelmente é o melhor app gratuito de limpeza para iPhone para testar primeiro.
Prós
- Realmente utilizável de graça
- Bom para duplicatas, fotos semelhantes, capturas de tela e vídeos grandes
- Limpeza em massa rápida
- Paywall menos agressivo do que o da maioria dos concorrentes
Contras
- Não vai limpar magicamente o cache profundo do sistema
- As sugestões de fotos semelhantes ainda precisam de revisão manual
- Se a lentidão estiver relacionada à bateria ou ao iOS, ele não vai resolver isso
Uma coisa que eu acrescentaria além do que @espritlibre, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer mencionaram: verifique o app Arquivos, não apenas o Fotos. Muita gente esquece PDFs baixados, ZIPs, edições de vídeo, arquivos do GarageBand, exportações do CapCut e sobras aleatórias do AirDrop. Essas coisas podem consumir vários GB silenciosamente.
Verifique também os anexos do Mail. Se você usa bastante o app Mail da Apple, remover e adicionar novamente a conta às vezes pode reduzir o armazenamento local mais do que qualquer app de limpeza.
Então:
- Melhor app de limpeza gratuito: Clever Cleaner
- Melhor alvo de limpeza manual que a maioria das pessoas deixa passar: Arquivos + dados do Mail
- Se o iPhone ainda estiver lento depois disso, provavelmente não é só “bagunça”