Apaguei acidentalmente fotos e arquivos de vídeo do meu cartão SD enquanto usava meu Mac, e não salvei nada novo nele desde então. Esses arquivos são muito importantes, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos do cartão SD no Mac antes que eles desapareçam para sempre.
Já precisei recuperar cartões SD em um Mac algumas vezes, e o caminho que você segue depende do que deu errado.
Se você apagou arquivos por engano, suas chances costumam ser razoáveis. Uma formatação rápida também ainda é recuperável em muitos casos, já que normalmente ela remove a tabela de arquivos em vez de apagar os blocos de dados imediatamente. Uma formatação completa junto com mais uso do cartão é quando as coisas começam a piorar rápido. Novas fotos ou vídeos gravam por cima de setores antigos e, quando isso acontece, as chances de recuperação caem muito. Falha de hardware é outro problema. Se o cartão continua desconectando, esquenta, aparece de forma inconsistente ou o Mac se recusa a lê-lo, as ferramentas de software muitas vezes não vão ajudar muito.
O maior erro que continuo vendo é gente usando o cartão depois da perda. Eu fiz isso uma vez com um cartão de 32GB de uma câmera antiga e perdi metade do conjunto para sempre. Mesmo um pequeno lote de fotos novas pode sobrescrever arquivos antigos, especialmente em cartões menores.
No Mac, eu começaria com Disk Drill. Já testei algumas opções ao longo do tempo, incluindo UFS Explorer e R-Studio. Elas são sólidas, mas o Disk Drill pareceu mais fácil de usar sem perder qualidade de recuperação em casos normais de cartão SD. Se você quer algo que possa abrir e usar sem ler um manual por uma hora, é um bom ponto de partida.
Os passos são simples o bastante:
- Conecte o cartão SD ao seu Mac com um leitor de cartões
- Abra o Disk Drill e escolha o cartão SD na lista
- Execute uma verificação completa, não a apressada
- Espere até a verificação terminar, mesmo que pareça concluída antes
- Visualize o que ele encontrou
- Recupere os arquivos para uma unidade diferente ou para o SSD interno do seu Mac
Uma parte de que gostei foi como a visualização funciona. Ele lida bem com tipos de arquivo de câmera, incluindo muitos formatos RAW, e é melhor do que alguns aplicativos de recuperação mais leves quando os arquivos de vídeo estão fragmentados. Eu normalmente trato a visualização como a primeira verificação da realidade. Se uma foto abre corretamente ali, ou um vídeo permite avançar sem falhas, a cópia recuperada tem mais chances de ser utilizável.
Eu também não colocaria tudo de volta em uma única vez. Primeiro, recupere um pequeno lote de teste. Abra as imagens, verifique os vídeos, avance um pouco neles, confirme que nada está corrompido. Isso economiza tempo e mostra logo se a verificação encontrou dados bons ou um monte de lixo.
Pare de usar o cartão. Ejete-o e deixe-o quieto. Você já fez a parte mais importante ao não salvar nada novo.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer, mas eu acrescentaria uma coisa primeiro. Faça uma imagem do cartão SD antes de escaneá-lo. No Mac, use o Utilitário de Disco ou o Terminal com dd. Trabalhe a partir da imagem se estiver preocupado com a possibilidade de o cartão piorar. Leva mais tempo, mas oferece uma fonte limpa para tentar a recuperação novamente. Isso importa se o cartão começar a falhar no meio da varredura.
Para fotos e vídeos excluídos no macOS, o Disk Drill continua sendo uma escolha sólida porque lida bem com exFAT, FAT32 e tipos comuns de arquivos de câmera. Se o seu cartão estiver saudável, as chances de recuperação costumam ser razoáveis após uma exclusão acidental. Melhores do que após a formatação, e muito melhores do que após reutilização.
Minha ordem seria:
- Crie uma imagem byte a byte do cartão SD.
- Escaneie a imagem ou o cartão com o Disk Drill.
- Filtre por tipo de arquivo e data.
- Recupere primeiro alguns arquivos para o seu Mac, não de volta para o cartão SD.
- Teste os vídeos antes de puxar tudo.
Se os arquivos de vídeo voltarem corrompidos, tente classificar primeiro pela estrutura original de pastas, depois pelas assinaturas de arquivo. As câmeras costumam dividir clipes de maneiras estranhas, então uma visualização da varredura pode parecer pior do que outra. É um detalhe pequeno, mas ajuda.
Se o cartão desconectar, montar somente leitura ou apresentar erros de E/S, pule o ciclo de faça você mesmo e recorra à recuperação profissional. Repetir varreduras em um cartão que está morrendo é uma péssima ideia, para ser sincero.
Também vale a leitura se você quiser mais opções de software de recuperação de cartão SD para Mac e cartões SanDisk:
melhor software de recuperação de cartão SD para usuários de SanDisk e Mac
Pare de usar o cartão SD, obviamente. Essa parte importa mais do que as pessoas pensam.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque, mas estou um pouco menos convencido de sair fazendo um monte de verificações logo de cara se o cartão for antigo ou meio instável. Cada leitura extra ainda causa desgaste no cartão. Se ele montar normalmente e parecer saudável, claro, use Disk Drill para recuperação de cartão SD no Mac primeiro, já que é fácil visualizar fotos/vídeos e ele lida bem com os sistemas de arquivos mais comuns de cartão SD. Mas se o Finder travar, o cartão for ejetado aleatoriamente ou o macOS mostrar erros de leitura, não fique mexendo nele por horas.
Uma coisa que não é mencionada o suficiente: verifique se os arquivos foram excluídos enquanto o cartão SD estava conectado pelo Fotos, Captura de Imagem ou recursos de sincronização do Finder. Às vezes os arquivos somem do cartão, mas ainda existem em um cache local de importação, na biblioteca do Fotos ou até em uma pasta temporária no Mac. Pesquise no seu Mac antes de entrar no modo completo de recuperação. Já vi gente recuperar arquivos que estavam no notebook o tempo todo.
Além disso, se forem vídeos de uma câmera, a recuperação de arquivos pode trazer de volta clipes que existem, mas não reproduzem corretamente. Isso nem sempre significa falha total. O VLC pode abrir coisas que o QuickTime se recusa a tocar. Então teste os arquivos recuperados com mais de um app.
Se você quiser mais opiniões sobre ferramentas de recuperação para Mac, vale a pena dar uma olhada neste tópico: melhores recomendações de software de recuperação de arquivos para Mac no Reddit.
Versão curta: não grave nada no cartão, recupere para outra unidade, teste alguns arquivos primeiro e, se o cartão apresentar comportamento físico estranho, pare com as tentativas caseiras antes de piorar a situação.