Restaurar arquivos excluídos permanentemente no Windows 11 após exclusão acidental

Excluí acidentalmente arquivos importantes de forma permanente no meu PC com Windows 11, e eles não estão na Lixeira. Posso ter usado Shift + Delete, e agora preciso de ajuda para encontrar a melhor maneira de recuperá-los antes que sejam sobrescritos. Estou procurando etapas ou ferramentas seguras de recuperação de arquivos no Windows 11 que realmente funcionem.

Já estive nessa situação antes e, sim, é horrível. Você aperta Shift+Delete ou esvazia a Lixeira, aí o arquivo some e o estômago despenca. A parte que vale saber é simples. Um arquivo marcado como excluído permanentemente no Windows nem sempre é apagado de vez na mesma hora. Muitas vezes, o Windows remove o registro do arquivo e marca o espaço de armazenamento como livre. Se nada mais gravar nesse espaço, os dados antigos ainda podem estar lá.

A primeira coisa que eu faria é parar de usar a unidade. Sério, deixe ela quieta o máximo possível. Não instale nada nela. Não mova arquivos. Não baixe tranqueira. Não fique mexendo nela sem motivo. Cada gravação reduz suas chances porque dados novos podem sobrescrever o arquivo excluído. Em SSDs isso piora por causa do TRIM. O TRIM ajuda os SSDs a se manterem rápidos limpando blocos de arquivos excluídos. Depois que essa limpeza acontece, a recuperação fica muito mais difícil, às vezes praticamente impossível.

Antes de escanear qualquer coisa, eu verificaria os lugares sem graça que as pessoas costumam esquecer:

1. OneDrive

2. Histórico de Arquivos

3. Versões Anteriores

4. Outras contas de armazenamento em nuvem

5. Unidades externas

6. Dispositivos NAS

7. Qualquer aplicativo de backup que você configurou uma vez e depois esqueceu

Já vi arquivos perdidos aparecerem ali mais de uma vez. Parece bobo quando acontece, mas bobo é melhor do que perdido para sempre.

Se os backups não derem em nada, aí eu partiria para um software de recuperação.

O primeiro com que eu começaria é o Disk Drill. Eu gostei dele porque não brigou comigo. O fluxo de varredura é fácil de seguir e, quando as informações do sistema de arquivos ainda estão intactas, ele muitas vezes mantém os nomes originais dos arquivos e das pastas em vez de jogar tudo em uma bagunça gigante. A visualização também ajuda. Você pode verificar muitos tipos de arquivo antes de recuperar, então não fica restaurando um monte de lixo aleatório torcendo para que um deles seja o seu.

O fluxo normal é mais ou menos assim:

1. Instale o Disk Drill em outra unidade, se você tiver uma.

2. Escolha a unidade onde o arquivo foi excluído.

3. Execute a varredura.

4. Use a busca e os filtros para reduzir os resultados.

5. Visualize o arquivo, se a visualização estiver disponível.

6. Recupere para outra unidade, não para a original.

No Windows, ele permite escanear e visualizar sem limites, e o limite de recuperação gratuita é de 100 MB.

Se o Disk Drill não servir para o que você precisa, há outras duas opções em que muita gente costuma confiar.

1. PhotoRec é gratuito e recupera muitos dados. O porém é a forma como ele funciona. Ele depende bastante de assinaturas de arquivo em vez de detalhes completos do sistema de arquivos, então os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes genéricos e sem estrutura de pastas. Se você recuperar muita coisa de uma vez, espere uma longa sessão organizando tudo. Boa ferramenta, saída bagunçada.

2. DiskGenius vale a pena dar uma olhada quando o problema é maior do que um único arquivo excluído. Eu colocaria ele mais acima na lista para partições perdidas, partições danificadas, unidades RAW e problemas no sistema de arquivos. Quando uma unidade parece logicamente quebrada, às vezes ele encontra coisas que ferramentas mais simples deixam passar.

Mais uma coisa. Software de recuperação nem sempre é a decisão certa. Se a unidade faz cliques, some do sistema, desaparece do Windows, apresenta erros de hardware ou contém dados que você não pode se dar ao luxo de arriscar, eu pararia e procuraria um serviço profissional de recuperação. O software ajuda quando a unidade ainda pode ser lida de forma limpa o suficiente. Dano físico é outro tipo de problema.

Se isso foi uma exclusão comum e a unidade não foi muito usada desde então, suas chances geralmente são melhores. Aja rápido, mantenha as gravações no mínimo e recupere tudo o que encontrar para outra unidade.

Se a exclusão aconteceu hoje, eu verificaria uma coisa antes de executar grandes varreduras. Pesquise no Windows 11 pelo nome do arquivo com curingas e depois classifique por data de modificação. Os aplicativos costumam deixar cópias temporárias, salvamentos automáticos ou caches de exportação em AppData, Documentos ou em suas próprias pastas de projeto. Office, aplicativos da Adobe, Notepad++ e algumas DAWs fazem isso. As pessoas deixam passar isso o tempo todo.

Discordo parcialmente de @mikeappsreviewer em um ponto. Ir direto para uma varredura profunda completa nem sempre é o melhor primeiro passo. Em uma unidade grande, isso demora uma eternidade e retorna um monte de lixo. Comece de forma mais específica. Verifique primeiro o caminho da pasta afetada ou o tipo de arquivo, se a ferramenta oferecer suporte. O Disk Drill é razoável para isso porque a pesquisa, a visualização e os filtros por tipo de arquivo são fáceis de usar. Se você souber a extensão, como DOCX, PSD, XLSX, filtre cedo. Isso economiza tempo.

Verifique também isto se os arquivos vieram de um aplicativo:
C:\Users\YourName\AppData\Roaming
C:\Users\YourName\AppData\Local
Win + R, digite %temp%
Win + R, digite recent

Se sua unidade for um SSD e o TRIM tiver sido executado, as chances caem rápido. Em muitos sistemas, os blocos excluídos são limpos em minutos ou após um tempo ocioso. Se for um HDD, as chances de recuperação são melhores.

Se você quiser um passo a passo simples de recuperação de arquivos no Windows 11, isto ajuda: tutorial fácil de recuperação de arquivos excluídos no Windows 11

Mais uma coisa: salve os arquivos recuperados em outra unidade. Usar a mesma unidade é como as pessoas pioram uma situação ruim.

Se foi Shift + Delete no Windows 11, eu acrescentaria uma coisa que @mikeappsreviewer e @waldgeist só mencionaram indiretamente: tente o Windows File Recovery antes de se aprofundar demais no buraco dos aplicativos.

É a própria ferramenta de linha de comando da Microsoft da Store e, sim, não é exatamente divertida de usar, mas para uma exclusão acidental direta ela pode funcionar surpreendentemente bem. Especialmente se você souber o tipo de arquivo ou a pasta. É menos elegante que o Disk Drill, mas às vezes esse não é o ponto.

Exemplo de ideia:

winfr C: D: /regular /n \Users\YourName\Documents\*.docx

Isso diz para ele escanear C: e restaurar os arquivos correspondentes em D:. Você precisa de uma segunda unidade ou partição para a saída. Se o modo regular não encontrar nada, também existe o modo extensivo. Honestamente, acho que as pessoas ignoram isso com muita frequência só porque parece coisa de nerd.

Além disso, se os arquivos excluídos eram fotos/vídeos/documentos de um telefone, câmera, cartão SD ou pendrive USB, retire esse dispositivo e conecte-o em modo somente leitura, se possível. As chances de recuperação aí costumam ser melhores do que em uma unidade de sistema Windows ocupada.

Discordo um pouco do conselho de verificar primeiro as pastas temporárias se o tempo importa e o arquivo foi excluído do SSD principal do sistema. Cada inicialização extra, abertura de aplicativo e varredura de pasta pode significar mais gravações. Em um HDD, tudo bem, procure mais. Em um SSD, eu seria mais rápido e mais cirúrgico.

Se você quiser uma ferramenta com interface gráfica, o Disk Drill para Windows ainda é uma das opções mais fáceis porque a visualização e a filtragem são menos irritantes do que em muitos concorrentes. Só não o instale na mesma unidade da qual você está tentando recuperar, se puder evitar. Essa parte importa mais do que as pessoas pensam.

Também vale verificar:

• o próprio histórico de recentes/abertos do seu aplicativo
  • anexos de e-mail, se o arquivo já foi enviado por e-mail
  • caches de software de impressora/scanner
  • pastas compartilhadas em outro PC da casa
  • o índice de pesquisa do Windows exibindo cópias de forma estranha

E se o arquivo for realmente insubstituível, pare com as tentativas por conta própria antes de piorar a situação. Um movimento ruim de recuperar de volta para a mesma unidade e já era.

Para qualquer outra pessoa que chegou aqui pela busca, isto cobre como recuperar arquivos excluídos permanentemente no Windows 11 sem Histórico de Arquivos ou backups muito bem: Opções de recuperação de arquivos excluídos no Windows 11 após Shift+Delete

Um ângulo que eu acho que @waldgeist, @vrijheidsvogel e @mikeappsreviewer não enfatizaram o suficiente é verificar se o arquivo excluído ainda existe no próprio rastro de metadados do aplicativo. Não arquivos temporários, rastros reais. Abra o aplicativo que você usou e inspecione Recentes, Abrir Recentes, Recuperar Não Salvos, AutoRecover, histórico de sessão e caminhos fixados. Às vezes o arquivo em si já se foi, mas o último caminho usado informa que havia uma exportação duplicada, uma cópia renomeada ou um salvamento com versão por perto.

Eu também verificaria:

• cache do OneNote se ele foi colado lá
  • histórico de downloads do navegador para cópias antigas
  • anexos do Teams, Slack, Discord ou e-mail
  • pastas de spool/impressão ou exportação para PDFs
  • %appdata%\Microsoft\Windows\Recent\AutomaticDestinations

Pequena discordância com o pessoal do “vá direto para as ferramentas de linha de comando”: se você está estressado e propenso a cometer erros, uma interface gráfica é mais segura. É aí que o Disk Drill faz sentido.

Prós do Disk Drill

• visualização/pesquisa/filtragem fáceis
  • menor chance de restaurar a coisa errada
  • bom para uma triagem rápida

Contras do Disk Drill

• limite de recuperação gratuita no Windows
  • não é ideal se a unidade tiver problemas físicos
  • varreduras profundas ainda podem retornar muitos arquivos brutos

Se nada aparecer e o arquivo for muito importante, pare de fazer por conta própria antes que uma sobrescrita ou o SSD TRIM termine o serviço.