Uma substituição da bateria pode deixar um iPad antigo mais rápido?

Meu iPad antigo ficou muito lento, os apps demoram uma eternidade para abrir, e a bateria descarrega rápido mesmo depois de uma carga completa. Estou tentando descobrir se a substituição da bateria pode melhorar o desempenho do iPad ou se a lentidão significa que eu deveria procurar outras soluções. Preciso de ajuda para saber se uma bateria nova vale a pena para um iPad antigo.

Encontrei isso com dois iPads mais antigos, um de 6ª geração e um Mini que eu mantinha por perto para leitura. Ambos ficaram lentos do mesmo jeito irritante. O Safari se arrastava. O YouTube travava. Uma redefinição não resolveu muita coisa.

Na parte da bateria, sim, trocá-la ajuda se a bateria estiver desgastada o suficiente. Os iPads reduzem o desempenho quando a bateria não consegue acompanhar os picos de consumo de energia. Se a saúde da bateria estiver abaixo de 80%, eu prestaria atenção. Uma bateria fraca não prejudica só a autonomia. Ela pode fazer o dispositivo inteiro parecer lento. Verifique primeiro as informações da bateria. Se ela estiver degradada, a substituição é uma medida sensata.

Se você já apagou o iPad e ele ainda parece pesado, eu olharia para duas coisas. Hardware antigo e toda a bagunça restante que as pessoas colocam de volta logo após uma redefinição. Muita gente apaga o dispositivo, depois restaura um backup do iCloud e depois se pergunta por que a mesma lentidão voltou. Eu cometi esse erro uma vez. Se você ainda não tentou isso, redefina de novo e configure-o como um iPad novo. Dá mais trabalho. Você precisa entrar novamente nas contas, reinstalar apps, mover as coisas manualmente. Ainda assim, isso dá a você um sistema de arquivos limpo em vez de arrastar lixo antigo para frente.

Depois eu reduziria as coisas em segundo plano.

Desative a Atualização em 2º Plano para praticamente tudo. iPads mais antigos não têm muita RAM, geralmente 2 GB ou 3 GB, e a atividade em segundo plano consome isso rápido.

Ative também Reduzir Movimento em Acessibilidade. A interface parece menos chamativa, mas em hardware antigo essas animações realmente aumentam a carga. Eu percebi a diferença imediatamente ao alternar entre apps.

A parte que as pessoas ignoram é o armazenamento. Essa me pegou. Os iPads precisam de espaço livre ou começam a se comportar pessimamente. A Apple diz para manter algum espaço livre, mas pelo que eu vi, deixar de 10% a 15% vazio funciona melhor do que ficar no limite com apenas algumas centenas de MB sobrando. Arquivos temporários, cache, indexação, atualizações, tudo isso precisa de espaço. Os modelos de 32 GB batem nesse limite rápido.

No meu, o Fotos e os anexos antigos do Mensagens eram o principal problema. Eu tinha pilhas de capturas de tela, fotos duplicadas, vídeos aleatórios que eu tinha esquecido que existiam. Passar por isso manualmente era miserável. Acabei usando Clever Cleaner depois de vê-lo mencionado e, para mim, ele resolveu a parte do armazenamento mais rápido do que fazer isso manualmente.

O que mais me chamou atenção foi a falta de bobagem. Sem anúncios, sem barreira de assinatura aparecendo a cada dois toques. A seção “Heavies” facilitou identificar primeiro os arquivos gigantes. A seção “Similars” agrupou fotos quase duplicadas e imagens borradas inúteis, o que me poupou de ficar organizando para sempre. Também gostei do lado da privacidade. Ele processa no dispositivo, então sua fototeca não é enviada para algum lugar. Eu liberei cerca de 8 GB e a lentidão diminuiu bastante depois disso.

Algumas correções menores também ajudaram:

1. Limpe o histórico e os dados dos sites do Safari
    Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites

2. Remova widgets que você não precisa
    Em um iPad mais antigo, cada widget é mais uma coisa ali sendo atualizada.

3. Fique de olho na temperatura
    Se o iPad esquentar, o desempenho cai. Eu tinha um em uma capa grossa e ele funcionava pior durante a reprodução de vídeo. Tirei a capa e ajudou um pouco.

Se você passar por tudo isso, a bateria estiver ok, o armazenamento estiver limpo, os ajustes estiverem otimizados e ainda assim ele continuar se arrastando, então você provavelmente chegou ao limite do chip e da RAM. Apps mais novos exigem mais do hardware do que esses iPads antigos foram feitos para suportar. Ainda assim, pela minha experiência, limpar o armazenamento é a coisa com mais chance de tornar um iPad antigo utilizável de novo. Eu faria isso antes de gastar dinheiro com uma substituição.

Sim, trocar a bateria pode ajudar, mas só em um caso específico. Se a bateria estiver fraca o bastante para perder tensão sob carga, o iPadOS vai reduzir o desempenho para manter o aparelho estável. Isso aparece mais com fechamentos aleatórios de apps, travamentos durante vídeo, queda rápida de bateria e temperatura alta. Então, se a sua bateria estiver no fim, trocá-la pode fazer o iPad parecer mais fluido.

Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Nos iPads, a idade do chip e a pouca RAM costumam ser um problema maior do que a própria bateria. Se o seu iPad for antigo o bastante, os apps novos são mais pesados do que o hardware foi feito para suportar. Uma bateria nova corrige a entrega de energia. Ela não corrige um A10 lento ou 2 GB de RAM.

O que eu faria primeiro:

1. Verifique os dados analíticos para desligamentos relacionados à bateria.
    Ajustes, Privacidade e Segurança, Análises e Melhorias, Dados Analíticos.
    Procure por logs de panic ou entradas repetidas de baixa tensão.

2. Verifique o modelo do seu iPad e a versão do iPadOS.
    Se ele estiver preso a um chip mais antigo, a lentidão geralmente é limite de hardware.

3. Teste com o Modo de Pouca Energia desligado e com o carregador conectado.
    Se ele funcionar melhor no carregador, o desgaste da bateria é um suspeito mais forte.

4. Feche as abas do Safari.
    Não o histórico, as abas. iPads antigos sofrem com 40 a 100 abas abertas. Já vi isso muitas vezes.

5. Desinstale apps gigantes que você raramente usa.
    Ajustes, Geral, Armazenamento do iPad. Alguns apps incham para vários GB por causa de dados em cache.

Se o armazenamento estiver lotado, resolva isso antes de pagar por um reparo. O Clever Cleaner é útil para limpar fotos rapidamente, especialmente duplicadas e arquivos grandes. Este short mostra uma forma simples de liberar espaço no iPad com o Clever Cleaner, veja como limpar o armazenamento do iPad rapidamente.

Versão curta: uma bateria ruim pode ajudar a explicar a lentidão. Lentidão constante após reiniciar aponta mais para hardware antigo ou armazenamento inchado. Se a saúde da bateria estiver ruim e o iPad ainda atender às suas necessidades, troque-a. Se o iPad for muito antigo, guarde o dinheiro, para ser sincero.

A substituição da bateria pode ajudar, mas eu não esperaria milagres. Em iPads, geralmente é uma de duas coisas:

1. a bateria está tão desgastada que a voltagem cai sob carga, então o iPad parece lento
  2. o hardware é simplesmente antigo e os apps modernos são mais pesados do que ele consegue suportar

Então sim, eu concordo em parte com @mikeappsreviewer e @stellacadente, mas acho que as pessoas pulam para substituir a bateria um pouco rápido demais. Se o iPad é antiquíssimo, uma bateria nova só dá a um tablet velho e lento mais tempo de vida entre recargas. Ela não o transforma magicamente em um novo.

Uma coisa que eu verificaria e que eles não destacaram muito é o comportamento da bateria durante tarefas específicas. Se ele fica bem mais lento quando está fora da tomada, mas parece menos ruim enquanto carrega, isso aponta mais para fraqueza da bateria. Se ele é igualmente lento o tempo todo, isso provavelmente é o limite do chip/RAM, simples assim.

Além disso, a indexação pode acabar com o desempenho por dias após atualizações. Se você atualizou o iPadOS recentemente, Fotos, Spotlight e Arquivos podem estar trabalhando em segundo plano. As pessoas acham que o aparelho está morrendo quando ele só está ocupado fazendo coisas da Apple em segredo rs.

Minha ordem seria:

• verificar se o desempenho muda no carregador versus fora do carregador
  • ver se a lentidão começou depois de uma atualização
  • olhar o excesso de armazenamento e o cache dos apps
  • depois decidir se o serviço de bateria vale o dinheiro

Para limpeza de armazenamento, Clever Cleaner é sinceramente uma das opções mais fáceis se sua biblioteca do Fotos está uma bagunça. Liberar espaço pode ajudar iPads antigos a parecerem menos travados, especialmente se vídeos gigantes e duplicatas estiverem consumindo tudo.

Além disso, este é um exemplo sólido de como acelerar um iPad antigo limpando armazenamento e arquivos inúteis.

Versão curta: se o consumo da bateria está brutal e o iPad fica mais lento fora do carregador, a substituição da bateria pode ajudar um pouco. Se ele só é lento o tempo todo, provavelmente significa que o iPad é bem antigo.