Esvaziei acidentalmente meu cartão SD depois de um evento em família e só percebi agora que todas as minhas fotos sumiram. Não usei muito o cartão desde então porque estou esperando que as fotos ainda possam ser recuperadas. Eu realmente preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar fotos apagadas de um cartão SD antes que elas sejam sobrescritas.
Eu verificaria primeiro as coisas chatas antes de mexer em ferramentas de recuperação. Mais de uma vez, achei que as fotos do cartão SD tinham sumido e depois encontrei cópias em outro lugar. Um app de nuvem tinha elas. Uma pasta antiga de importação tinha elas. Uma vez, o cartão estava bom e o leitor era uma porcaria.
Comece com tudo o que estava vinculado ao telefone ou à câmera. Google Fotos, Fotos do iCloud, OneDrive, Dropbox, Amazon Photos, qualquer app de backup em que você entrou e esqueceu. Abra também as pastas da lixeira. Muitos desses serviços mantêm fotos apagadas por 30 a 60 dias antes de excluí-las de vez.
Se o cartão saiu de uma câmera, procure nos menus da câmera e no armazenamento interno. Algumas câmeras dividem as coisas entre a memória interna e o cartão SD. Já vi gente deixar isso passar e assumir que o cartão engoliu tudo. Além disso, troque o leitor de cartão. Depois tente em um segundo computador, se tiver. Leitores ruins causam pânico falso o tempo todo.
Se nenhuma dessas verificações encontrar algo, pare de usar o cartão SD imediatamente. Não tire mais fotos nele. Não copie arquivos para ele. Não formate de novo. Imagens excluídas muitas vezes ainda ficam no cartão até que novos dados sejam gravados nos mesmos locais. Depois que forem sobrescritas, suas chances caem rápido.
Eu começaria com Disk Drill. Já usei em cartões de DSLR, cartões microSD de celulares Android, cartões de drone e alguns cartões que mudaram para RAW ou pararam de montar direito. É mais fácil de lidar do que alguns apps de recuperação mais antigos, e vai além da simples recuperação de arquivos apagados.
Muitas ferramentas baratas de recuperação só funcionam bem quando o sistema de arquivos ainda está quase intacto e a exclusão foi recente. Esta também faz varredura por assinaturas de arquivo, então tem mais chance após formatação, corrupção ou dano na partição. Isso importa com cartões SD, já que eles falham de formas bagunçadas.
O que eu faria:
- Tire o cartão SD do dispositivo imediatamente.
- Use um leitor de cartão USB adequado e conecte-o a um computador.
- Instale e abra o Disk Drill.
- Escolha o cartão SD na lista de unidades.
- Clique em “Procurar dados perdidos” e escolha o modo de varredura.
- Deixe a varredura terminar completamente. As varreduras profundas geralmente encontram mais.
- Verifique a seção Imagens ou filtre por JPG, PNG, CR2, NEF, ARW ou DNG.
- Visualize os arquivos antes de recuperá-los.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade, nunca de volta no mesmo cartão SD.
A etapa de visualização ajuda bastante. Se uma foto abrir corretamente nos resultados da varredura, eu normalmente considero isso um bom sinal de que o arquivo recuperado será utilizável. Não é perfeito, mas é um indicador razoável.
Cartões SD de câmeras, drones, dash cams e action cams costumam ser mais bagunçados do que as pessoas esperam. Os arquivos ficam divididos em fragmentos, e algumas ferramentas engasgam com isso. Tive resultados melhores aqui do que com apps simples de recuperação de arquivos apagados, que só procuram exclusões organizadas e recentes.
A varredura e a visualização gratuitas também são úteis. Pelo menos você consegue ver o que ainda está lá antes de passar horas rodando em círculos.
Se a varredura der ruim, eu ainda verificaria alguns outros lugares:
- Backups antigos no Histórico de Arquivos do Windows ou no Time Machine.
- Pastas de importação automática no seu computador.
- Uma porta USB diferente ou outro leitor de cartão.
- Recuperação profissional se o cartão perder a conexão, ficar extremamente lento ou aparecer de forma inconsistente no Gerenciamento de Disco.
Quando há dano físico, o software fica menos confiável. Varreduras repetidas em um cartão com falha às vezes pioram as coisas, então eu não continuaria insistindo se ele começar a agir de forma instável.
Se você esvaziou o cartão SD e mal mexeu nele depois disso, suas chances ainda são razoáveis. A exclusão normalmente remove primeiro o índice dos arquivos. Os dados das fotos muitas vezes permanecem até que novos dados os sobrescrevam. Então a primeira regra é simples: pare de usar o cartão agora.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre verificar primeiro as coisas mais simples, mas eu não gastaria tempo demais nisso se este cartão tinha as únicas cópias. O tempo importa mais do que uma solução de problemas perfeita.
O que eu faria em seguida:
- Faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD, se a configuração do seu PC permitir.
- Execute a recuperação na imagem, não no cartão.
- Tente dois tipos de varredura: primeiro a varredura do sistema de arquivos, depois a varredura por assinatura.
- Recupere para o seu computador ou para uma unidade externa, nunca de volta para o cartão SD.
Por que criar a imagem primeiro? Cartões SD falham sem aviso. Se o cartão começar a desconectar no meio da varredura, você perde uma oportunidade limpa de recuperação. Uma imagem de disco oferece uma fonte estável com a qual trabalhar. Esta etapa costuma ser ignorada, e na minha opinião ela importa.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida porque lida bem com formatos comuns de foto e permite visualizar os resultados. Se suas fotos vieram de uma câmera, filtre por JPG mais formatos RAW como CR2, NEF, ARW, RW2, ORF. Se os nomes dos arquivos sumiram, classifique por tamanho e visualize. Fotos de eventos em família costumam aparecer em lotes com carimbos de data e hora semelhantes e tamanhos de arquivo parecidos.
Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Se o cartão foi esvaziado dentro da câmera, algumas câmeras fazem uma formatação rápida. As taxas de recuperação após formatação rápida muitas vezes ainda são bem boas. A formatação completa é pior. O TRIM em cartões SD é menos consistente do que em SSDs, então fotos excluídas muitas vezes ainda podem ser recuperadas, o que é a pequena parte boa da notícia aqui.
Se as varreduras mostrarem imagens quebradas ou pré-visualizações meio acinzentadas, recupere tudo mesmo assim. Ferramentas de reparo de fotos às vezes corrigem corrupção parcial.
Além disso, este é um tópico útil para conselhos da comunidade de fotografia sobre recuperação de cartão SD, dicas de recuperação de fotos em cartão SD de fotógrafos iniciantes.
Se o cartão montar lentamente, apresentar erros de leitura ou desaparecer, pare a varredura e procure uma empresa de recuperação. Leituras repetidas em um cartão que está morrendo são como as pessoas pioram uma situação ruim.
Sim, muitas vezes você pode recuperar fotos de um cartão SD depois de esvaziá-lo, especialmente se você mal o usou depois disso. Essa parte na verdade importa mais do que as pessoas pensam.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @techchizkid, mas eu acrescentaria uma coisa que eles meio que contornaram: se as fotos forem realmente insubstituíveis, não continue fazendo testes no cartão original por mais tempo do que o necessário. Cada montagem extra, varredura ou teste aleatório ainda representa desgaste para o armazenamento flash. Não estou dizendo que uma varredura vai acabar com ele, só estou dizendo que as pessoas ficam confiantes demais.
O que eu faria é o seguinte:
- Coloque o cartão em modo somente leitura se o seu adaptador tiver uma trava
- Copie o cartão inteiro primeiro para um arquivo de imagem, se possível
- Depois execute a recuperação nessa cópia
- Recupere os arquivos em outro lugar, não de volta no cartão SD
O Disk Drill é uma opção sólida aqui porque é fácil visualizar fotos JPG e RAW excluídas antes de recuperá-las. Isso importa muito quando você está tentando descobrir se as fotos do evento em família ainda estão intactas ou se são apenas entradas fantasma. Se a varredura encontrar arquivos com nomes estranhos, não entre em pânico, isso é normal depois da exclusão ou de uma formatação rápida.
Uma coisa da qual eu discordo um pouco no conselho habitual: não passe uma eternidade verificando cada nuvem e pasta se você sabe que essas fotos só existiram no cartão SD. Faça as verificações básicas, claro, mas não perca horas correndo atrás de cópias talvez existentes enquanto o cartão fica parado.
Além disso, se você quiser uma explicação visual rápida, este guia rápido de recuperação de fotos de cartão SD é fácil de acompanhar.
Se o cartão começar a desconectar, mostrar 0 bytes ou ler muito devagar, pare. É aí que a recuperação caseira deixa de ser útil e começa a ficar meio burra. Nesse ponto, a recuperação profissional é a opção mais segura.
Sim, muitas vezes é recuperável. O maior fator agora é se algo novo foi gravado nesse cartão SD depois que você o esvaziou.
Pequena divergência com @techchizkid e @stellacadente em um ponto: fazer uma imagem primeiro é o ideal, mas para um usuário doméstico comum isso pode virar um grande complicador rapidamente. Se o cartão estiver estável e legível, eu faria uma tentativa de recuperação limpa em vez de travar no procedimento perfeito.
O que mais importa:
- pare de usar o cartão completamente
- não o formate novamente
- não salve os arquivos recuperados de volta nele
Antes da recuperação, verifique uma coisa não tão óbvia: as pastas de importação do Windows/macOS. Muitas fotos de eventos perdidas na verdade foram copiadas antes e depois esquecidas.
Se elas realmente sumiram, use o Disk Drill.
Prós:
- visualização fácil para JPG e muitos arquivos RAW
- bom para encontrar arquivos de foto excluídos ou de cartões formatados
- simples o suficiente para usuários sem conhecimento técnico
Contras:
- varreduras profundas podem retornar nomes de arquivos e estrutura de pastas bagunçados
- nem todo arquivo que pode ser visualizado é recuperado perfeitamente
- a recuperação completa geralmente exige pagamento
Minha opinião em comparação com @mikeappsreviewer: a visualização é útil, mas não julgue tudo apenas pelas prévias. Recupere todo o lote provável se houver espaço disponível. Algumas fotos falham na prévia, mas ainda abrem depois da recuperação.
Se o cartão desconectar, ficar extremamente lento para leitura ou mostrar capacidade incorreta, pare de tentar por conta própria e procure um profissional.