Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu disco rígido e esvaziei a Lixeira antes de perceber isso. Estou tentando encontrar a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos de um disco rígido sem piorar a situação, e realmente preciso de conselhos sobre quais ferramentas de recuperação ou etapas realmente funcionam.
Perder arquivos é horrível. Já passei por isso, e a parte em que as pessoas entram em pânico e ficam clicando em tudo geralmente é o que piora a situação. Se a unidade ainda funciona, suas chances costumam ser razoáveis, mas só se você parar de mexer nela agora.
Primeiro passo: pare de usar a unidade. Agora mesmo. Quando um arquivo é apagado, os dados geralmente continuam no disco por um tempo. O sistema apenas marca o espaço como disponível. Assim que novos dados forem gravados ali, a recuperação começa a desandar rapidamente. Então não instale nada nela, não mova arquivos para ela e não continue usando como se nada tivesse acontecido.
Se o que foi apagado estava em uma segunda unidade interna ou em uma unidade externa, desconecte-a e conecte-a a outro computador para fazer a recuperação. Esse é o caminho mais seguro. Se estava na sua unidade de inicialização do Windows ou macOS, a coisa fica mais complicada. Eu iniciaria por um pendrive USB ou usaria outra máquina, se você tiver uma, porque seu sistema operacional principal continua gravando arquivos temporários e logs em segundo plano.
O que eu faria em seguida é instalar o Disk Drill em outra unidade, não naquela com os arquivos ausentes. As pessoas ignoram essa parte o tempo todo e depois se perguntam por que a recuperação piorou. Um recurso útil do Disk Drill é a opção de criar primeiro uma imagem completa byte a byte da unidade. Eu gosto de fazer isso quando os dados importam, porque assim você analisa a cópia em vez de ficar mexendo no disco original repetidamente. Ele também mostra prévias antes da recuperação, o que economiza tempo quando você está separando arquivos renomeados sem sentido e estruturas de pastas parcialmente corrompidas. A versão gratuita permite analisar e visualizar, e você só paga se quiser restaurar.
Algumas coisas que eu teria em mente:
- Discos rígidos geralmente oferecem uma chance melhor do que SSDs. HDDs tradicionais tendem a deixar os dados apagados parados por mais tempo. Mesmo assim, não relaxe. Alguns discos rígidos mais novos também oferecem suporte a TRIM e, quando a limpeza acontece, a recuperação fica bem mais difícil.
- Se a unidade estiver fazendo cliques, rangendo ou ficando offline o tempo todo, pare. Eu não executaria software de recuperação em uma unidade com problema mecânico. Aí já é caso de laboratório.
- Uma varredura profunda já basta. Fazer uma varredura atrás da outra não faz aparecer magicamente arquivos novos do nada. Na maioria das vezes, isso só desperdiça tempo e aumenta o estresse em uma unidade fraca.
Se o Disk Drill não resolver, eu tentaria uma segunda ferramenta antes de desistir. O Recuva é fácil e rápido para exclusões mais simples. O DiskGenius é melhor quando partições ou sistemas de arquivos parecem estar bagunçados. O Data Rescue é um que já vi usuários de Mac usarem bastante. Ainda assim, tive mais sorte com o Disk Drill por combinar facilidade de uso e profundidade de análise, mas essas são opções de reserva decentes.
Aja rápido, mantenha a unidade parada e não comece a fazer experimentos no disco original. Se você lidar com isso com cuidado, ainda pode conseguir recuperar a maior parte.
Já recuperei arquivos excluídos de HDDs mais de uma vez. A taxa de sucesso depende de 3 coisas. Tipo de unidade, tempo desde a exclusão e se você continuou usando ela.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar a unidade. Discordo um pouco sobre tentar vários apps logo de cara. Se os arquivos importam, faça um clone primeiro, depois teste as ferramentas no clone. Menos risco, menos desgaste.
Minha ordem seria:
- Verifique a lixeira da sincronização em nuvem, OneDrive, Google Drive, Dropbox.
- Verifique o Histórico de Arquivos no Windows, Versões Anteriores ou o Time Machine no Mac.
- Se não houver nada lá, faça uma imagem setor por setor.
- Faça a varredura da imagem com o Disk Drill.
- Recupere os arquivos para uma unidade diferente.
Por que insisto em backups primeiro. Eles trazem de volta os nomes e pastas originais. A recuperação bruta muitas vezes deixa você com uma pilha de arquivos com nomes aleatórios. Para fotos e documentos, a extração por assinatura funciona razoavelmente bem. Para vídeos grandes ou arquivos de projeto, os resultados ficam confusos rápido.
Se for um SSD, as chances caem muito porque o TRIM apaga os blocos excluídos rapidamente. Em um HDD normal, já vi recuperações funcionarem dias depois se o disco ficou praticamente parado. Se a unidade estiver fazendo barulhos ou lendo devagar pra caramba, pare e use um laboratório.
Para quem procurar por isso depois, este é um guia sólido para recuperar arquivos excluídos permanentemente de um disco rígido, SSD, unidade USB ou cartão de memória, com menos risco de sobrescrever dados. Também vale uma olhada rápida, dicas fáceis para recuperar arquivos excluídos de discos rígidos.
Principal coisa, não restaure de volta na mesma unidade. É aí que as pessoas estragam tudo.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @viajeroceleste disseram: antes de partir direto para um software de recuperação, verifique se os arquivos já foram abertos em um app que mantém seu próprio cache de recuperação. Word, Excel, Photoshop, alguns editores de vídeo, até mesmo apps de PDF às vezes deixam cópias de salvamento automático/temporárias para trás. As pessoas esquecem disso o tempo todo, e pode ser muito mais limpo do que a recuperação bruta de arquivos.
Além disso, discordo um pouco da mentalidade de fazer uma varredura profunda o quanto antes. Se os arquivos forem super importantes, eu na verdade evitaria uma varredura longa na unidade original, a menos que você já saiba que a unidade está saudável. Primeiro, veja o status SMART com algo simples. Se o HDD tiver setores realocados, erros de leitura ou estiver se comportando de forma instável, a varredura pode transformar uma situação recuperável em um problema muito maior.
Para a recuperação real de arquivos, sim, o Disk Drill é uma opção sólida, principalmente porque lida tanto com a varredura de arquivos excluídos quanto com a recuperação baseada em imagem sem ser um transtorno total. Já tive resultados melhores ao pesquisar por tipo de arquivo + data de modificação em vez de confiar na estrutura de pastas, que muitas vezes já era depois de esvaziar a Lixeira. O Recuva é bom para coisas básicas, mas se os nomes dos arquivos importam, os resultados podem ser inconsistentes.
Outra coisa que as pessoas fazem errado: recuperam tudo. Não faça isso. Recupere primeiro alguns arquivos críticos, teste-os e depois vá atrás do resto. Isso economiza muito tempo e evita falsas esperanças.
Se isso foi em um disco rígido externo e não na unidade do seu sistema, suas chances normalmente são bem melhores. Também vale a pena ler isto história de sucesso e dicas de recuperação de dados de disco rígido externo.
Se a unidade começar a fazer cliques, ficar extremamente lenta ou desconectar, pare imediatamente com as tentativas por conta própria. Isso é território de laboratório, não de tentar mais uma varredura.
Uma pequena discordância com @viajeroceleste, @codecrafter e @mikeappsreviewer: as pessoas se concentram tanto em apps de recuperação que acabam pulando a verificação chata, mas útil, do próprio sistema de arquivos. Em um HDD, se a exclusão foi recente, às vezes a MFT ou as entradas de diretório ainda deixam metadados suficientes para uma recuperação mais limpa do que uma grande varredura bruta.
O que eu faria é o seguinte:
- Monte a unidade em modo somente leitura, se possível.
- Verifique se os arquivos perdidos estavam em uma pasta conhecida com nomes estáveis.
- Execute primeiro uma varredura com reconhecimento do sistema de arquivos, não uma busca profunda total.
- Só use recuperação bruta se isso falhar.
Isso importa porque varreduras profundas frequentemente retornam milhares de arquivos com nomes inúteis.
O Disk Drill é bom aqui porque permite separar os resultados da varredura de forma bem clara.
Prós:
- visualizações fáceis
- pode criar uma imagem da unidade
- classificação/filtragem decente
- lida bem com sistemas de arquivos comuns
Contras:
- varreduras profundas podem gerar muito ruído
- recuperação paga
- conjuntos enormes de resultados podem ficar bagunçados
Se você quiser alternativas depois disso, Recuva e DiskGenius ainda valem a pena, mas primeiro teste a recuperação de alguns arquivos, não de tudo de uma vez.
Além disso, se os arquivos excluídos eram vídeos fragmentados, ajuste as expectativas. Muitas vezes, essas são as primeiras coisas a voltar corrompidas, mesmo quando fotos e documentos são recuperados sem problemas.