Como excluir todas as fotos, exceto as favoritas, no iPhone da maneira mais fácil possível?

Estou tentando liberar espaço de armazenamento no meu iPhone e quero apagar todas as fotos, exceto as que marquei como Favoritas. Estou preocupado em remover acidentalmente fotos que quero manter, então preciso da maneira mais fácil e segura de fazer isso, de preferência usando o app Fotos ou o iCloud.

Se você está tentando manter apenas seus Favoritos em um iPhone, a parte irritante é que o Fotos não oferece um botão simples de excluir tudo, exceto favoritos. Não há um filtro integrado para não favoritos, e também não existe uma opção de selecionar tudo, exceto estes. Então, a solução alternativa mais fácil é mover temporariamente os Favoritos para fora do caminho, excluir o que sobrar e depois trazê-los de volta.

Antes de fazer isso, tenha certeza de que você realmente quer excluir as coisas. Se o problema real for o armazenamento do telefone, e não as fotos em si, vá em Ajustes - Fotos e ative Otimizar Armazenamento do iPhone. Isso mantém versões menores no telefone enquanto os originais ficam no iCloud. Isso só ajuda se o Fotos do iCloud estiver ativado e você tiver armazenamento suficiente no iCloud, mas evita excluir qualquer coisa.

Se você realmente quiser remover permanentemente os não favoritos, este é o método nativo que costuma funcionar melhor:

1. Abra o álbum Favoritos.
  2. Toque em Selecionar e depois em Selecionar Tudo.
  3. Toque nos três pontos e escolha Ocultar. Seus Favoritos vão para o álbum Ocultos e desaparecem da biblioteca principal.
  4. Volte para a visualização principal da Biblioteca. Neste ponto, você deverá estar vendo apenas os não favoritos.
  5. Toque em Selecionar e selecione as fotos restantes. Em uma biblioteca enorme, você pode tocar e segurar a última foto e depois usar outro dedo para tocar perto da parte superior da tela e selecionar rapidamente um grande intervalo.
  6. Exclua as fotos selecionadas.
  7. Vá até Ocultos em Utilitários, selecione tudo lá e toque em Mostrar.

Isso traz seus Favoritos de volta para a biblioteca principal, enquanto os não favoritos permanecem excluídos.

Um ponto importante para observar: se o Fotos do iCloud estiver ativado, excluir do iPhone também exclui do iCloud e de todos os dispositivos conectados a essa biblioteca. Não é uma ação de excluir apenas deste telefone. Se você precisar manter os originais em algum lugar, use Otimizar Armazenamento do iPhone ou desative o Fotos do iCloud antes de fazer a limpeza. Só saiba que ativá-lo novamente depois pode causar uma nova sincronização.

Bibliotecas grandes são onde isso fica complicado. Quando você está lidando com algo como mais de 10.000 fotos, o app Fotos pode ficar instável durante a seleção e exclusão em massa. As seleções podem falhar, o app pode travar e o número de armazenamento pode não ser atualizado imediatamente. Fazer isso em lotes menores de alguns milhares é mais lento, mas geralmente é menos doloroso.

Pouco espaço livre também piora a situação. Quando o telefone está quase cheio, o iOS tem menos espaço para processamento temporário, então o Fotos pode ficar lento, travar ou falhar durante grandes limpezas.

Depois de limpar a biblioteca de fotos normal, vale a pena verificar os itens que costumam consumir mais espaço: vídeos grandes, fotos em sequência, fotos repetidas e capturas de tela. Eles podem ocupar mais espaço do que uma pilha de fotos normais.

Clever Cleaner pode ajudar nessa parte. É grátis, sem anúncios nem assinatura. A aba Heavies classifica os arquivos do maior para o menor e mostra os tamanhos exatos, então vídeos enormes em 4K são fáceis de identificar. A aba Similars agrupa quase duplicatas e escolhe a Melhor Foto de cada conjunto, o que é útil para fotos em sequência ou tentativas repetidas da mesma foto. A aba Screenshots também mostra os tamanhos dos arquivos antes de você excluir. O processamento é feito no dispositivo, então os arquivos não são enviados para outro lugar.

Última etapa, e é a que as pessoas esquecem: excluir fotos apenas as move para Apagados Recentemente. Elas ainda contam no armazenamento por 30 dias. Vá em Fotos - Álbuns - Apagados Recentemente - Apagar Tudo quando terminar. Se o número de armazenamento ainda parecer errado depois disso, reinicie o telefone e deixe o iOS recalculá-lo.

Espere que isso seja um pouco desajeitado de qualquer forma, porque a Apple trata Favoritos como uma tag, não como um conjunto de backup protegido.

Antes de excluir qualquer coisa, eu criaria um álbum normal chamado Keep e copiaria os Favoritos para ele também, depois verificaria essa contagem em relação à contagem de Favoritos. Isso dá uma verificação rápida de sanidade antes de você começar a apagar milhares de itens.

Provavelmente é mais seguro se você tratar os Favoritos como uma lista para guardar, e não como sua única cópia. Antes de ocultar ou excluir qualquer coisa, eu exportaria os Favoritos primeiro para um computador, unidade externa ou uma pasta temporária na nuvem, e depois faria a limpeza quando você realmente pudesse ver esses arquivos fora do Fotos. O método de ocultar e depois excluir mencionado acima pode funcionar, mas Ocultos ainda está dentro da mesma biblioteca do Fotos, então um toque errado ou um erro de sincronização do iCloud ainda pode estragar o seu dia. Após a exportação, verifique a contagem de Favoritos, exclua em lotes menores e não esvazie Apagados Recentemente até abrir o backup e confirmar que os itens que deseja guardar realmente estão lá.

Ter acesso a um Mac muda bastante a resposta. Se a sua biblioteca do Fotos do iPhone estiver sincronizando com um Mac, eu faria isso por lá em vez de fazer a dança de ocultar e reexibir no telefone. No Fotos para Mac, você pode criar um Álbum Inteligente para itens em que Favorito não esteja definido, depois revisar esse álbum e apagar por lá. Isso exige muito menos arrastar de dedo e oferece uma tela melhor para perceber erros óbvios antes de mandar uma grande parte da biblioteca para o lixo. O próprio guia do Fotos da Apple confirma que Álbuns Inteligentes são um recurso do Fotos no Mac e que Álbuns Inteligentes criados no Mac não aparecem no iPhone nem no iPad. (support.apple.com)

O problema é o mesmo problema feio: se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar no Mac ainda é apagar da mesma biblioteca sincronizada, não apenas do Mac. Então isso é mais fácil, não magicamente mais seguro. A Apple diz que apagar uma foto ou vídeo com o Fotos do iCloud ativado também remove o item de outros dispositivos conectados, e Apagados Recentemente dá cerca de 30 dias para recuperar erros. (support.apple.com)

Então a minha versão seria: faça primeiro um backup real dos Favoritos, use o Álbum Inteligente no Mac para reunir os não favoritos, apague em lotes e depois espere antes de esvaziar Apagados Recentemente. Se você só tiver o iPhone, o truque do álbum Ocultos provavelmente é a melhor solução nativa, mas eu evitaria fazer a biblioteca inteira em uma única seleção gigantesca, a menos que você goste de ver o Fotos fingindo que está pensando.