Como posso recuperar fotos excluídas do cartão SD da minha câmera Canon?

Apaguei acidentalmente fotos importantes do cartão SD da minha câmera Canon antes de fazer backup delas, e agora preciso de ajuda para recuperá-las. O cartão tem fotos de família que não posso tirar novamente, então estou procurando a maneira mais segura de restaurar fotos excluídas do cartão SD da Canon sem causar mais perda de dados.

Já me deparei com isso com cartões da Canon mais de uma vez, e a primeira medida é chata, mas importante. Pare de usar o cartão agora. Cada nova foto, mesmo uma sem importância, reduz suas chances, porque fotos apagadas muitas vezes ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima delas.

O que eu faria imediatamente:

1. Não tire nenhuma foto de teste. Uma única foto já basta para sobrescrever parte de um arquivo mais antigo.
  2. Não fique mexendo na câmera tentando consertar. Navegar, mudar coisas ou fazer limpeza na própria câmera não vai trazer as imagens de volta.
  3. Não formate o cartão. Se o seu computador mostrar um aviso para formatar, clique em Cancelar.
  4. Retire o cartão SD. Se ele tiver aquela pequena trava, deslize para somente leitura e deixe assim até escaneá-lo no computador.

Por que fotos apagadas às vezes voltam

As câmeras Canon não mantêm uma lixeira no cartão. Na maioria das vezes, apagar uma foto apenas marca o espaço dela como livre. Os dados da foto muitas vezes permanecem no cartão por um tempo, invisíveis, até que algo novo os sobrescreva. Depois de sobrescritos, já era. Aprendi isso da pior forma em uma viagem e, sim, dói.

Antes de mexer com ferramentas de recuperação, verifique o app image.canon no seu telefone, se você já o usou antes. Às vezes ele ainda tem cópias na nuvem por até 30 dias. Se nada aparecer lá, passe para um software de recuperação. Use um computador e um leitor USB de cartão SD. Eu não conectaria a câmera por USB para isso.

Algumas ferramentas que vale a pena tentar

1. Disk Drill

Este é o que eu tentaria primeiro. É mais fácil de lidar do que a maioria dos apps de recuperação e lida bem com recuperação de fotos em cartões SD. Um grande ponto positivo se você fotografou em RAW da Canon, como CR2 ou CR3, já que o suporte a esses formatos importa. O recurso de visualização ajuda bastante também, porque você pode conferir o que foi encontrado antes de restaurar um monte de arquivos inúteis. No Windows, a recuperação dos primeiros 100 MB é gratuita, o que já basta para um teste rápido.

1. PhotoRec

Se você não quiser gastar dinheiro, este é mencionado por um motivo. É gratuito e de código aberto. Também parece antigo e um pouco rústico. Ele roda em uma janela de texto, não em um app moderno e polido, e os arquivos recuperados geralmente voltam sem os nomes originais. Ainda assim, já vi ele recuperar arquivos de cartões quando ferramentas com visual melhor não encontraram nada.

Como eu lidaria com a tentativa de recuperação

1. Instale o app de recuperação no seu computador, não no cartão SD.
  2. Coloque o cartão em um leitor e inicie a varredura.
  3. Espere. Cartões grandes levam um tempo, especialmente se você fotografou em RAW.
  4. Filtre os resultados por tipo de imagem para não ter que separar fragmentos aleatórios.
  5. Visualize os arquivos antes de restaurá-los.
  6. Salve as fotos recuperadas em outra unidade, não de volta no mesmo cartão SD.

Essa última parte importa mais do que as pessoas imaginam. Gravar os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão é a maneira de transformar um dia ruim em algo pior.

Se você não mexer no cartão e escaneá-lo logo, suas chances são boas. Depois de recuperar o que puder e fazer backup em outro lugar, formate o cartão na câmera antes de usá-lo novamente.

Se as fotos foram excluídas recentemente, suas chances ainda são razoáveis. Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de usar o cartão SD. Isso importa mais do que qualquer outra coisa.

Algumas coisas extras que eu faria:

1. Faça primeiro uma imagem completa do cartão SD.
    Se o seu cartão está falhando, escanear o original repetidamente é arriscado. Use uma ferramenta como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd no Mac/Linux para copiar o cartão inteiro para um arquivo de imagem. Depois execute a recuperação na imagem, não no cartão. É uma abordagem mais segura.

2. Verifique se há danos ocultos no sistema de arquivos.
    Às vezes os arquivos não desapareceram, o índice do cartão é que está bagunçado. No Windows, veja o cartão no Explorador de Arquivos com os arquivos ocultos visíveis. No Mac, verifique o Utilitário de Disco. Se você vir pastas DCIM mas listagens vazias, o problema pode ser corrupção de diretório, não exclusão.

3. Tente uma ferramenta compatível com sistema de arquivos antes da varredura por assinatura.
    O PhotoRec é forte, mas muitas vezes remove nomes e pastas. Eu prefiro começar com o Disk Drill porque ele procura entradas excluídas além de dados brutos de fotos. Melhor chance de recuperar a estrutura de pastas. Isso economiza tempo se você tirou centenas de fotos da família.

4. Se o Disk Drill encontrar pré-visualizações mas a recuperação falhar, o cartão pode ter setores defeituosos.
    Nesse ponto, clone primeiro e depois trabalhe a partir do clone. Se o cartão desconectar no meio da varredura, pare de mexer nele. Leituras repetidas pioram as coisas.

5. Se as fotos importam muito, pule o faça você mesmo depois de uma tentativa cuidadosa.
    Um laboratório custa mais, mas se essas forem fotos únicas na vida, talvez valha a pena. Especialmente se o cartão foi formatado, mostra 0 bytes ou a câmera diz erro no cartão.

Um pequeno ponto em que discordo de @mikeappsreviewer: rolar as fotos na câmera normalmente não prejudica a recuperação por si só. Tirar novas fotos e formatar são os maiores perigos. Ainda assim, eu manteria o cartão fora da câmera de agora em diante.

Além disso, se você quiser um guia visual curto, este reel do Instagram sobre etapas de recuperação de fotos de cartão SD é fácil de seguir.

O principal é recuperar para o seu computador ou um drive externo, nunca de volta para o mesmo cartão. Essa parte confunde muita gente.

A primeira coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @sognonotturno disseram: preste atenção em como as fotos foram excluídas. Uma exclusão simples na câmera geralmente é o caso mais fácil. Se você fez uma formatação completa, ou se o cartão começou a mostrar erros, isso muda bastante as chances.

Uma coisa da qual eu discordo um pouco: eu não passaria uma eternidade testando várias ferramentas no cartão original. Uma varredura cuidadosa já basta. Depois disso, você corre o risco de forçar um cartão instável sem motivo. Se o cartão está se comportando de forma estranha, cloná-lo primeiro é mais inteligente do que fazer varreduras repetidas.

Verifique também algo chato, mas fácil: em cartões Canon, às vezes as imagens ainda estão lá, mas o índice de pastas ficou bagunçado. Procure por pastas alternativas dentro de DCIM, não apenas a última que a câmera usou. Já vi arquivos ficarem ali enquanto a câmera agia como se tivessem sumido. Meio bobo, mas acontece.

Se os arquivos são importantes e você quer o mínimo de dor de cabeça, o Disk Drill é provavelmente o lugar mais fácil para começar, porque ele pode mostrar pré-visualizações e lidar com formatos comuns da Canon sem exigir muita configuração. Se as pré-visualizações parecerem intactas, suas chances são boas. Se as pré-visualizações estiverem corrompidas ou meio acinzentadas, alguns dados já foram sobrescritos.

Mais uma coisa que as pessoas costumam pular: verifique se o seu computador não os importou automaticamente antes para o Fotos, Lightroom, OneDrive, iCloud ou até uma pasta antiga de importação na área de trabalho. Já encontrei fotos de férias perdidas assim uma vez e me senti muito esperto por ter entrado em pânico primeiro.

Para mais discussões sobre recuperação de cartão SD da Canon, este tópico tem algumas dicas úteis sobre recuperação de fotos de câmera e relatos do mundo real: dicas do Reddit para recuperar fotos de cartão SD de câmera Canon

Recupere para uma unidade diferente e depois deixe o cartão SD em paz até saber o que conseguiu de volta.

Pequeno complemento ao que @sognonotturno, @ombrasilente e @mikeappsreviewer abordaram: verifique se as fotos ausentes estão realmente no estado protegido/bloqueado da Canon ou em alguma situação estranha de apenas sidecar. Já vi cartões em que os JPEGs pareciam ter sumido na câmera, mas o computador ainda mostrava arquivos RAW ou miniaturas ocultas.

Algumas coisas que eu faria e que não foram enfatizadas o suficiente:

• Use um bom leitor de SD. Leitores ruins causam desconexões e falsa corrupção.
  • Verifique a integridade do cartão com H2testw ou F3 após a recuperação, não antes. Se o cartão for falsificado ou estiver falhando, isso explica muita coisa.
  • Classifique os resultados recuperados por tamanho de arquivo. Arquivos CR3/JPG minúsculos geralmente são fragmentos; os de tamanho completo são os verdadeiros candidatos.
  • Guarde os arquivos recuperados mesmo que alguns não abram de início. Às vezes, uma ferramenta de reparo consegue corrigir JPEGs parciais.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós

• Pré-visualizações fáceis
  • Bom suporte para formatos comuns de câmera
  • Melhor para usuários não técnicos do que ferramentas de linha de comando
  • Pode encontrar tanto registros excluídos quanto assinaturas brutas de fotos

Contras

• A recuperação gratuita é limitada no Windows
  • Ser possível visualizar não significa sempre ser totalmente recuperável
  • Varreduras profundas podem retornar muitas duplicatas
  • Menos ideal se o cartão tiver falha grave de hardware

Um ponto em que discordo levemente do conselho habitual: se o cartão parecer perfeitamente saudável e a exclusão tiver sido recente, eu não iria automaticamente para um laboratório. Uma única passagem cuidadosa com o Disk Drill é uma primeira tentativa razoável. Se ele começar a apresentar erros de leitura, então pare.