Em qual ferramenta de recuperação USB você confiaria para arquivos importantes?

Formatei acidentalmente uma unidade USB que tinha documentos de trabalho importantes e fotos de família, e agora estou tentando descobrir qual é o melhor software de recuperação de dados USB para usar antes de piorar a situação. Eu realmente preciso de ajuda para encontrar uma ferramenta de recuperação confiável que funcione bem para recuperar arquivos excluídos ou perdidos de uma unidade flash.

Já perdi mais horas com ferramentas de recuperação de USB do que gostaria de contar. Parte disso começou como curiosidade. A maior parte aconteceu depois que excluí a pasta errada, reformatei um pen drive por engano, encontrei um sistema de arquivos corrompido ou conectei um dispositivo USB e vi... nada. O mesmo ciclo toda vez. Eu pegava outro aplicativo de recuperação, executava varreduras e descobria rápido quais eram úteis e quais eram só enfeite de página inicial.

Depois de fazer isso repetidas vezes, um padrão apareceu. Muitas dessas ferramentas lidam bem o suficiente com a recuperação simples de arquivos excluídos. As coisas mudam quando o problema fica mais feio. Unidade formatada. Partição perdida. Sistema de arquivos RAW. Corrupção aleatória. É aí que as diferenças começam a importar. Então, quando eu sugiro uma ferramenta, normalmente baseio isso em duas coisas. O quanto seus arquivos são importantes e se você quer uma opção gratuita ou não se importa em pagar por uma.

Se você quiser uma única escolha para a maioria das pessoas, eu iria de Disk Drill.

O motivo é simples. Ele se sai bem em mais de um tipo de problema. Se você excluiu arquivos, formatou a unidade USB, perdeu uma partição ou acabou com danos no sistema de arquivos, normalmente ele oferece uma boa chance de recuperar os dados. Ele também reconhece uma longa lista de tipos de arquivo, e o recurso de visualização economiza tempo. Eu confio bastante nas visualizações. Se o aplicativo mostra um arquivo corretamente antes da recuperação, suas chances normalmente são melhores do que com um resultado de varredura com nome de arquivo e nenhum conteúdo utilizável.

Uma parte que acabei valorizando mais do que esperava é a ferramenta de backup byte a byte integrada nele. Pen drives nem sempre morrem de uma vez só. Às vezes começam a perder a conexão no meio da cópia. Às vezes leem cada vez mais devagar, depois somem. Quando vejo um comportamento assim, tento clonar o dispositivo primeiro e trabalhar a partir da imagem. Isso coloca menos pressão na unidade original, o que importa se o dispositivo já estiver nas últimas.

Se você quiser seguir por um caminho gratuito, o Recuva ainda merece um lugar. Tive resultados consistentes com ele em unidades flash saudáveis nas quais os arquivos foram excluídos recentemente e nada mais estranho tinha acontecido ainda. É fácil de usar, as varreduras terminam rápido, e você não precisa gastar meia hora tentando entender os menus.

Ainda assim, o Recuva começa a perder terreno quando o trabalho deixa de ser simples. Se a unidade foi formatada, a tabela de partição foi danificada, o volume virou RAW ou a corrupção foi além de algumas entradas ausentes, ele tende a deixar passar coisas que ferramentas pagas frequentemente encontram. Nesses casos, o Disk Drill normalmente foi o que me deu mais sorte.

Antes de executar qualquer coisa, eu seguiria algumas regras.

1. Pare de gravar na unidade USB imediatamente. Se seus dados excluídos ainda não foram sobrescritos, a recuperação ainda é possível. Cada novo arquivo copiado por cima reduz suas chances. Além disso, verifique primeiro o Gerenciamento de Disco. Se a unidade aparecer lá com aproximadamente a capacidade correta, a recuperação por software ainda faz sentido. Se o Windows mostrar o tamanho errado ou não detectá-la de jeito nenhum, eu começaria a suspeitar de uma falha de hardware.

2. Salve os arquivos recuperados em outro dispositivo. Não os coloque de volta no mesmo pen drive do qual você está tentando recuperar. Já vi pessoas fazerem isso uma vez, e isso arruína o trabalho rapidamente.

3. Mantenha suas expectativas sob controle. Mesmo um bom software de recuperação tem limites. Já vi pessoas passarem uma noite inteira pulando entre ferramentas, só para acabar com arquivos parciais ou sem nada. Um backup teria evitado tudo isso. A regra de backup 3-2-1 ainda faz mais sentido de tudo que já testei. Mantenha três cópias dos seus dados, armazene-as em dois tipos diferentes de mídia e mantenha uma cópia em outro lugar.

Se os arquivos importam, eu confiaria primeiro no R-Studio, depois no Disk Drill.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer aqui. O Disk Drill é mais fácil para a maioria das pessoas, sim. Mas para um USB formatado com documentos de trabalho e fotos de família, tendo a preferir ferramentas com reconstrução de sistema de arquivos mais forte. O R-Studio tende a se sair melhor quando a formatação foi rápida e a estrutura de diretórios está danificada. Ele tem uma aparência feia, mas recupera mais em casos ruins de FAT, exFAT e NTFS na minha experiência.

Minha lista curta:

1. R-Studio, melhor profundidade de recuperação.
  2. Disk Drill, melhor equilíbrio entre recuperação e facilidade de uso.
  3. UFS Explorer, forte, mas mais caro e menos amigável.
  4. PhotoRec, gratuito, feio, sem nomes de pastas, mas encontra muita coisa.

Para o seu caso, eu faria isto:
Execute apenas uma verificação profunda.
Recupere para o seu PC, não para o USB.
Verifique as prévias das fotos e dos arquivos do Office.
Se o USB desconectar ou ler devagar, pare e crie uma imagem dele primeiro.

Se você quer algo simples, o Disk Drill é a escolha mais segura para usuários não técnicos. Se você quiser dar uma olhada rápida antes de decidir, esta análise do Disk Drill para recuperação de arquivos USB cobre bem o básico.

Evite freeware aleatório. Esse tipo de coisa faz você perder tempo e às vezes cria uma bagunça.

Eu dividiria isso de forma um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @techchizkid.

Se o USB foi apenas formatado rapidamente e ainda é montado normalmente, eu confiaria no Disk Drill primeiro para a maioria das pessoas, não porque ele seja mágico, mas porque oferece um equilíbrio sólido entre resultados de varredura profunda, visualização prévia e uma interface que não faz você se sentir como se estivesse operando equipamentos hospitalares. Para documentos de trabalho e fotos de família, isso importa. Poder verificar os arquivos antes da recuperação é algo enorme.

Onde eu meio que discordo da ideia de ir direto para a ferramenta mais avançada: ferramentas poderosas são ótimas, mas também tornam mais fácil perder tempo vasculhando sessões de varredura confusas se você não está acostumado com elas. Se esta é a sua primeira tentativa de recuperação, simplicidade não é algo ruim. Simplicidade às vezes é mais segura.

No que eu pessoalmente confiaria:

• Disk Drill para um trabalho importante de recuperação de USB com uma unidade normal e legível
  • R-Studio se o Disk Drill deixar passar coisa demais ou se o sistema de arquivos estiver realmente destruído
  • PhotoRec apenas como último recurso para fotos/documentos quando a estrutura de pastas já se foi e você só quer o caos da extração bruta de arquivos

Uma coisa que ninguém menciona o suficiente: o tipo de arquivo importa. Documentos do Office geralmente são recuperados melhor quando os metadados do sistema de arquivos ainda estão parcialmente intactos. Fotos às vezes podem ser extraídas mesmo quando os nomes dos arquivos já eram. Então, se seus documentos são a prioridade, comece com a ferramenta que oferece os resultados mais organizados, não apenas a maior pilha de lixo recuperado.

Além disso, se você estava pesquisando e encontrou uma discussão no Reddit sobre o Disk Drill para recuperação de USB, isso está bem alinhado com o que muita gente acaba usando depois de um acidente de formatação.

Meu voto: Disk Drill primeiro, uma varredura cuidadosa, recuperar em outro lugar, depois escalar só se for necessário. Se o pendrive estiver se comportando de forma instável, todas as apostas caem por terra e criar uma imagem se torna mais importante do que o nome do software.