Estou tentando liberar espaço de armazenamento no meu iPhone excluindo anexos grandes no Mensagens, mas estou preocupado que essas fotos e vídeos também possam ser apagados do Mensagens no iCloud. Notei recentemente que o armazenamento do meu telefone está quase cheio, e não quero remover nada permanentemente por engano. Alguém pode explicar o que acontece e qual é a maneira mais segura de limpar isso?
Enfrentei esse problema mais vezes do que quero admitir. Você vai gravar um clipe rápido ou baixar algum app, e o iPhone solta a mesma mensagem grosseira, Armazenamento Quase Cheio. Aí o celular começa a ficar lento. A resposta curta é sim, você pode remover os anexos grandes das mensagens e manter a parte de texto das suas conversas. Só precisa prestar atenção em um detalhe primeiro para não apagar uma foto ou arquivo que queria guardar.
Aqui está a parte que aprendi do jeito difícil com fotos enviadas no Mensagens. Se você tocou em Salvar Imagem ou usou o botão de download, a foto já está no app Fotos. Quando ela está lá, apagar a cópia dentro do Mensagens não apaga a que foi salva no rolo da câmera. Se você nunca salvou e apagar o anexo da conversa, ele some. Não existe mágica de backup aí. Ele vai embora junto com o anexo da mensagem.
Seu histórico de conversa permanece. Apagar anexos remove os itens grandes, coisas como vídeos, GIFs, clipes de voz, PDFs, fotos. A conversa digitada continua no lugar. Então, se seu objetivo é liberar espaço, esta é uma das formas mais seguras de fazer limpeza no iPhone.
Uma coisa me pegou no começo. Se você ativou Mensagens no iCloud, a exclusão sincroniza em todos os seus dispositivos Apple. Remova um anexo no iPhone, e ele desaparece do iPad e do Mac também. Ele está sincronizando, não armazenando cópias separadas para cada aparelho. Se você quiser um arquivo no seu Mac antes de apagá-lo do celular, salve-o fora do Mensagens primeiro e mantenha uma cópia local.
Se quiser organizar tudo com as ferramentas nativas da Apple, eu começaria com uma destas opções:
- Caminho pelos Ajustes
Abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Se o armazenamento estiver apertado o bastante, você deve ver Revisar Anexos Grandes perto das recomendações. Usei isso quando meu celular estava no limite. Ele organiza os arquivos das mensagens por tamanho, o que ajuda bastante. Toque em Editar, escolha o que você não precisa e apague. - Caminho pelo Mensagens
Se uma conversa específica é a bagunça, vá direto nela. Abra a conversa, toque no nome na parte superior e depois role até Fotos ou Documentos. Toque em Ver Tudo. A partir daí, você pode selecionar vários itens de uma vez e removê-los sem mexer nas palavras da conversa.
Quando meu celular chega perto de lotar, a lentidão fica óbvia. A câmera abre com atraso. Os apps travam. O teclado parece estranho. No meu caso, os anexos das mensagens eram só parte do problema. O resto era a pilha de sempre, lixo em cache dos apps, fotos duplicadas, capturas de tela quase duplicadas, vídeos antigos que eu tinha esquecido que existiam.
Tentei fazer tudo isso manualmente por um tempo. Funciona, mas é lento e meio irritante. As ferramentas da Apple ajudam, embora ainda deixem passar algumas coisas que me importavam, especialmente fotos parecidas e mídia grande escondida na biblioteca. Acabei testando o Clever Cleaner depois de ver este vídeo:
O que me chamou atenção foi a organização simples. A seção Heavies coloca seus maiores arquivos logo na frente, então você vê na hora qual vídeo está ocupando 2 GB ou mais. Também há uma seção Similars para fotos quase duplicadas. A minha tinha coisas como cinco fotos do mesmo recibo, oito fotos borradas do gato e um monte de fotos do pôr do sol em que eu só precisava de uma. Levou menos tempo do que fazer isso dentro do Fotos.
Fiquei desconfiado porque a maioria dos apps de limpeza que testei antes era cheia de anúncios, limites estranhos ou uma barreira de pagamento depois de dois toques. Este pareceu diferente para mim porque continuou gratuito e não incomodava muito. Outra coisa que verifiquei foi a privacidade. Diz que o processamento acontece no próprio aparelho, o que importava para minha biblioteca de fotos. Depois de uma passada de limpeza, liberei cerca de 20 GB. A lentidão melhorou logo depois. Não é científico, eu sei, mas eu senti.
Se você quiser ter menos problemas de armazenamento depois, há uma configuração direta no iPhone. Vá em Ajustes > Mensagens > Manter Mensagens e depois mude de Para Sempre para 1 Ano ou 30 Dias. Eu teria cuidado com isso. Isso não remove só os anexos. Também apaga mensagens antigas assim que elas passam do limite de tempo. Se você quiser controle, a limpeza manual é mais segura.
Então a versão prática é esta. Salve primeiro qualquer foto ou arquivo com que você se importa. Depois apague os anexos grandes do Mensagens. Suas conversas de texto permanecem. Se Mensagens no iCloud estiver ativado, espere que a exclusão sincronize em todos os lugares. Se o seu celular ainda parecer entupido depois disso, o resto do vazamento de espaço geralmente está na sua biblioteca de fotos, não só no Mensagens.
Sim. Se você usa Mensagens no iCloud, excluir uma foto ou vídeo do Mensagens no iPhone também remove isso do Mensagens no iCloud. Também desaparece dos seus outros dispositivos Apple. A conversa de texto continua, o anexo vai embora.
Mas há uma pequena distinção. Se você salvou a foto no app Fotos primeiro, excluí-la do Mensagens não apaga a cópia salva no Fotos. Muita gente confunde isso.
Uma parte em que eu divirjo um pouco do @mikeappsreviewer: eu não contaria primeiro com a limpeza do Mensagens, a menos que o Mensagens seja um dos maiores consumidores de armazenamento. Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone e veja a lista de tamanhos. Às vezes Fotos, TikTok, Instagram ou downloads offline são o verdadeiro problema.
Regra rápida:
- Salvo no app Fotos, está seguro lá.
- Se existe apenas dentro do Mensagens, excluir significa perder.
- Mensagens no iCloud ativado, a exclusão sincroniza em todos os lugares.
Se você quer espaço rápido, exporte os poucos anexos com que se importa e depois exclua o resto. Se a sua biblioteca for o problema maior, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar vídeos grandes e fotos duplicadas mais rápido do que procurando manualmente. Também vi uma explicação boa aqui, veja por que Rich DeMuro recomenda o Clever Cleaner para limpar o armazenamento do iPhone.
Então sim, isso libera espaço no iPhone, mas sim, também apaga do Mensagens no iCloud.
Sim. Se Mensagens no iCloud estiver ativado, excluir um anexo grande de uma conversa no seu iPhone também exclui esse anexo do histórico de mensagens sincronizado com o iCloud. Então ele desaparece das suas conversas no iPad e no Mac também. Nessa parte, @mikeappsreviewer e @techchizkid acertaram.
Onde eu faria uma pequena ressalva: as pessoas fazem isso parecer mais assustador do que realmente é. Excluir o anexo não costuma apagar a conversa inteira. Os textos ficam, a foto/vídeo/arquivo grande vai embora. O risco real só existe com coisas que existem apenas dentro dessa mensagem. Se você já salvou em Fotos ou Arquivos, está tudo bem.
O que eu faria antes de excluir em massa:
- salve primeiro tudo o que for importante fora do Mensagens
- verifique se o Mensagens está realmente ocupando armazenamento suficiente para fazer diferença
- lembre-se de que a sincronização do iCloud significa “excluir aqui, excluir em todo lugar”
Além disso, o armazenamento do iCloud e o armazenamento do iPhone estão relacionados, mas não são a mesma coisa, e isso confunde demais as pessoas. Remover anexos de mensagens pode ajudar a liberar espaço local no telefone, mas se a sua biblioteca do Fotos ou os apps forem os verdadeiros vilões, limpar o Mensagens pode mal fazer diferença. Já passei por isso, é muito irritante.
Se o problema maior for bagunça de mídia no geral, e não só no Mensagens, algo como o Clever Cleaner faz mais sentido para encontrar vídeos enormes, duplicatas e fotos inúteis mais rápido. Esta análise de Clever Cleaner para limpeza de armazenamento do iPhone explica isso bem.
Versão curta:
- Sim, excluir anexos de mensagens também os remove do Mensagens no iCloud
- Não, isso não exclui a conversa de texto
- Não, isso não remove cópias que você já salvou em outro lugar
Então salve primeiro, depois exclua. Caso contrário… puff.
Uma nuance extra que os outros não enfatizaram muito: a exclusão de Mensagens no iCloud geralmente não é instantânea em todos os lugares se um dispositivo estiver offline. Então sim, isso acabará sendo sincronizado, mas às vezes as pessoas acham que um anexo sobreviveu porque o Mac delas ainda não atualizou. Geralmente atualiza.
Discordo um pouco de @techchizkid e @viajantedoceu em uma coisa: para algumas pessoas, limpar o Mensagens definitivamente vale a pena fazer primeiro, especialmente se elas enviam muitos vídeos em 4K em chats de família/grupo. Isso pode recuperar uma quantidade surpreendente de espaço.
O que mais importa:
- Se Mensagens no iCloud estiver ATIVADO, excluir um anexo no Mensagens o remove do histórico de mensagens sincronizado.
- Se você salvou o item em Fotos ou Arquivos primeiro, essa cópia separada permanece.
- Se ele só existe na conversa, excluí-lo ali significa que ele se foi.
Minha regra é simples: não use o Mensagens como armazenamento permanente.
Se o seu telefone ainda estiver lotado depois de limpar as mensagens, então o problema real provavelmente é a biblioteca de fotos. É aí que o Clever Cleaner pode ajudar.
Prós do Clever Cleaner
- rápido para identificar vídeos enormes
- útil para fotos duplicadas/semelhantes
- mais fácil do que vasculhar os menus da Apple
Contras
- mais um app para instalar
- você ainda precisa revisar antes de excluir
- menos útil se o seu principal problema de armazenamento for o Mensagens, e não o Fotos
Então: sim, excluir anexos grandes pode liberar espaço no iPhone, mas com o Mensagens no iCloud ativado, eles também desaparecem das conversas sincronizadas pelo iCloud.