Importei fotos do meu iPhone para o meu computador e quero apagá-las do iPhone para liberar espaço de armazenamento. Antes de usar Excluir as já importadas, preciso saber se essas fotos vão primeiro para o álbum Apagados recentemente ou se são removidas permanentemente. Estou tentando evitar perder qualquer coisa antes de confirmar que meu backup está seguro.
Se você apagar fotos importadas e o armazenamento do seu iPhone quase não mudar, o motivo mais comum é simples: elas ainda estão em Apagados Recentemente. A Apple não deixa essa parte muito clara.
As fotos apagadas da biblioteca normal ou do álbum Importações vão primeiro para Apagados Recentemente. Elas ficam lá por 30 dias, então os arquivos ainda ocupam espaço até que você também os remova de lá.
Depois de apagar um lote, abra o app Fotos, vá em Álbuns, depois em Apagados Recentemente, e escolha Apagar Tudo. Esse é o passo que normalmente faz o número de armazenamento realmente mudar.
Como mover fotos importadas de um iPhone usando Windows
O app Fotos do Windows tem a opção “Excluir itens após a importação”, mas, se o Fotos do iCloud estiver ativado, essa caixa de seleção geralmente fica desativada. Uma forma mais confiável é ignorar o app Fotos e usar o Explorador de Arquivos:
- Conecte o iPhone ao PC com um cabo USB
- Abra o Explorador de Arquivos e selecione o iPhone em Dispositivos
- Vá para Armazenamento Interno, depois DCIM
- Recorte os arquivos e cole-os em uma pasta no computador
Usar recortar e colar move os arquivos para fora do telefone em vez de apenas copiá-los. Se a transferência falhar com um erro do tipo “dispositivo ocupado” ou “inalcançável”, altere uma configuração primeiro: Ajustes, Fotos, Transferir para Mac ou PC, depois escolha Manter Originais. Isso normalmente evita que transferências grandes parem no meio.
Se as fotos apagadas continuarem reaparecendo
Isso geralmente acontece porque o Fotos do iCloud está sincronizando tudo de volta. Quando o Fotos do iCloud está ativado, o telefone tenta corresponder ao que está na nuvem. Então, se as fotos ainda estiverem no iCloud, elas podem voltar logo depois de você apagá-las localmente.
A ordem mais segura é:
- Desative o Fotos do iCloud em Ajustes, Fotos antes de começar
- Apague as fotos e depois esvazie Apagados Recentemente
- Certifique-se de que as cópias no PC estejam salvas em uma pasta local normal que não esteja sincronizando de volta com o iCloud
- Só então decida se vai ativar o Fotos do iCloud novamente
Tenha cuidado aqui, porque ativar o Fotos do iCloud novamente depois de uma grande limpeza pode mesclar bibliotecas e baixar itens antigos de novo se a cópia na nuvem nunca tiver sido removida.
O álbum Importações não é um registro de transferência
O álbum Importações mostra apenas as fotos que chegaram ao iPhone a partir de outro lugar. Isso não significa que esses arquivos foram copiados com segurança para o seu computador, e ele não se limpa sozinho após uma transferência.
Não use esse álbum como prova de que algo está seguro para apagar. Abra os arquivos no computador primeiro. Certifique-se de que as fotos e os vídeos realmente carregam e reproduzem antes de removê-los do telefone.
Por que o telefone ainda pode parecer lento depois disso
Limpar as importações ajuda, mas pode não ser suficiente se o telefone já estiver quase cheio. Quando o espaço livre cai para cerca de 1 GB, o iOS tem dificuldade com arquivos temporários e tarefas em segundo plano. É nessa hora que a câmera abre devagar, a digitação começa a travar e os apps fecham sem nenhum motivo óbvio.
Muito armazenamento geralmente também está escondido em outros lugares: fotos em sequência, fotos com aparência duplicada, gravações de tela antigas e anos de capturas de tela. Clever Cleaner é útil nessa parte porque é grátis, não tem anúncios e não exige assinatura.
A aba Heavies classifica os arquivos do maior para o menor e mostra o tamanho exato de cada um, para que você não precise adivinhar o que vale a pena apagar. A aba Similars agrupa fotos quase idênticas e marca uma Melhor Foto em cada grupo, o que facilita apagar de uma vez dez versões da mesma cena. Ele também funciona no próprio dispositivo, sem enviar nada para um servidor externo.
Nessa limpeza, remover manualmente as importações foi apenas parte da solução. Usar o Clever Cleaner no restante da biblioteca recuperou cerca de 15 GB que a limpeza das importações não encontrou, e a lentidão causada pelo pouco armazenamento desapareceu depois disso.
Se o Fotos do iCloud estiver ativado, isso muda o que esse botão realmente faz. Se estas forem fotos normais do rolo da câmera sendo apagadas do iPhone, então sim, normalmente elas vão primeiro para Apagados Recentemente. Portanto, pressionar Delete Already Imported não é o mesmo que apagá-las permanentemente na hora. Você ainda precisa esvaziar Apagados Recentemente se o seu objetivo for recuperar o espaço agora.
Onde eu seria mais cauteloso do que @mikeappsreviewer é em tratar a própria importação como verificação de segurança. Already imported normalmente significa que o app de fotos do computador acha que tem esses itens, mas eu ainda abriria a pasta de destino ou a biblioteca do Fotos e conferiria algumas amostras de vídeos e fotos antigas antes de apagar do telefone. Os vídeos são os que mais me preocupariam, já que uma transferência com falha ou parcial é mais fácil de passar despercebida até mais tarde.
Pequeno caso à parte: se algumas imagens foram sincronizadas para o iPhone a partir de um computador no passado, elas podem não se comportar como fotos normais do telefone. Muitas vezes, essas precisam ser removidas alterando as configurações de sincronização no computador, não apagando no telefone, e podem não aparecer em Apagados Recentemente da mesma forma. Para fotos realmente tiradas no iPhone, porém, espere este caminho: apagar, Apagados Recentemente, depois exclusão permanente após você limpar esse álbum ou esperar o fim do período de retenção.
Não esvazie Apagados Recentemente até ter pelo menos um backup fora do telefone e fora do app que fez a importação. Para fotos normais da câmera do iPhone, sim, elas devem ir primeiro para Apagados Recentemente, então @sognonotturno está certo ao dizer que a primeira exclusão geralmente não é a remoção final. O porém é que Excluir Já Importados só é tão confiável quanto o registro de importação, e isso não prova que os arquivos podem ser lidos. Eu copiaria a pasta ou biblioteca importada para outra unidade ou backup na nuvem, abriria algumas fotos e vídeos aleatórios e depois excluiria do telefone. Se você precisar de espaço imediatamente, esvazie Apagados Recentemente depois disso. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, tenha cuidado extra porque você pode estar excluindo da biblioteca sincronizada, e não apenas liberando espaço local no iPhone.