Meu iPhone está travando muito desde a atualização mais recente do iOS. Os aplicativos estão demorando mais para abrir, digitar está com atraso, e o telefone às vezes congela por alguns segundos. Já tentei reiniciá-lo, liberar armazenamento e atualizar meus aplicativos, mas nada ajudou. Preciso de orientações sobre o que mais fazer para corrigir a lentidão do iPhone após uma atualização do iOS.
Aplicativos rodando liso em um dia e arrastando no seguinte é o tipo de coisa que faz você pensar que o telefone está morrendo. Já vi isso várias vezes e, na maior parte do tempo, não era alguma bagunça fatal de hardware. Além disso, eu não precisei apagar o telefone.
Quanto tempo eu esperaria depois de uma atualização do iOS
Se a lentidão apareceu logo depois de uma instalação recente do iOS, eu deixaria como está por 2 a 3 dias primeiro. iPhones fazem muito trabalho de limpeza depois de uma grande atualização. O meu reprocessou Fotos, reconstruiu coisas dos apps e consumiu a indexação do sistema em segundo plano. Durante esse período, tudo parecia estranho. A rolagem travava. Os apps hesitavam. O teclado falhava.
O que ajudou foi o básico. Eu deixei no carregador, conectado ao Wi-Fi, durante a noite por algumas noites. Quando o telefone terminou as tarefas em segundo plano, o desempenho melhorou sozinho.
Se você ainda estiver lidando com a mesma lentidão depois de uma semana inteira, eu pararia de culpar a atualização.
Por que apps antigos começam a agir como se estivessem quebrados
Continuei encontrando duas causas.
A primeira, apps desatualizados. Depois de uma grande versão do iOS, alguns apps ficam lentos porque foram criados em torno da versão anterior. Já tive um app desatualizado arrastando o telefone inteiro o bastante para fazer parecer que o iOS era o problema. Abra a App Store e instale primeiro todas as atualizações pendentes. Não tem adivinhação nisso.
A segunda, pouco armazenamento. Essa é a parte que as pessoas ignoram. O iOS depende de armazenamento interno livre enquanto gerencia apps e dados temporários do sistema. Quando o armazenamento fica apertado, os apps começam a disputar restos. Coisas que antes abriam rápido começam a travar sem motivo óbvio.
Por que a saúde da bateria acima de 80 por cento não explicava isso
Isso me confundiu na primeira vez.
As pessoas veem mais de 80 por cento de saúde da bateria e presumem que o desempenho deveria estar perfeito. A limitação de desempenho relacionada à bateria da Apple entra em ação quando a capacidade da bateria cai abaixo de 80 por cento. Se você estiver acima dessa marca, a bateria normalmente não é o problema de velocidade.
O que eu continuava encontrando, em vez disso, era pressão de armazenamento. O iOS parece querer cerca de 10 a 15 por cento do seu espaço total livre para ter margem para arquivos temporários e tarefas relacionadas à memória. Quando meu telefone caiu abaixo dessa faixa, os sintomas pareciam familiares todas as vezes. Apps mais lentos. Teclado travando. Rolagem engasgada. Pausas aleatórias.
As ligações ainda funcionarem bem era uma pista
Um detalhe estranho me confundiu até eu pesquisar. As ligações continuavam normais enquanto os apps travavam por toda parte.
Isso faz sentido. As chamadas telefônicas passam por um chip de banda base separado. O resto do telefone, apps, Safari, câmera, teclado, tudo depende do processador principal e do armazenamento. Então, se ligar está normal, mas o resto parece pesado e com atraso, eu olharia primeiro para carga de software ou armazenamento, não para um rádio do telefone com defeito ou hardware morto.
O que resolveu para mim
Eu tentei primeiro as coisas de sempre. Reiniciei. Redefini os ajustes de rede. Desativei a Atualização em 2º Plano. Pequenos ganhos, nada grande.
A solução de verdade foi limpar o armazenamento e, no meu caso, o problema eram as Fotos. Não os apps. Fotos.
Eu usei o Clever Cleaner porque a limpeza manual estava demorando uma eternidade. A aba Heavies fez os maiores arquivos aparecerem primeiro, o que já economizou tempo de imediato. A aba Similars agrupou fotos quase duplicadas e escolheu a melhor imagem de cada conjunto. Bom para rajadas, tentativas repetidas, capturas de tela que você esqueceu por ali. Pelo que vi, o processamento ficou no próprio dispositivo.
Eu liberei cerca de 15 GB. Depois fui em Fotos e esvaziei Apagados Recentemente. Essa última parte importa mais do que as pessoas pensam. Se você pular isso, as fotos apagadas ainda ficam lá por 30 dias e continuam usando armazenamento.
O caminho é simples:
Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente > Apagar Tudo
Se o número de espaço livre não estiver mudando depois da limpeza, verifique lá.
Se o telefone ainda parecer lento depois de liberar espaço
Algumas coisas que eu verificaria em seguida.
Se o telefone estiver quente, espere. Já tive queda forte de desempenho quando o aparelho esquentou. Tirei a capa, deixei ele quieto por 20 minutos, e a velocidade voltou.
Tente isso também:
Ajustes > Acessibilidade > Movimento > Reduzir Movimento
Isso reduz as animações da interface. Em um telefone sob carga, menos efeitos visuais fizeram ele parecer mais rápido para mim, mesmo quando o desempenho bruto não tinha mudado muito.
Além disso, se você deixa o Modo de Pouca Energia ligado o tempo todo, desligue e teste de novo. Ele reduz o desempenho de propósito para economizar bateria. Já vi gente esquecer que ele estava ativado e passar uma hora correndo atrás do problema errado.
Se nada disso mudar alguma coisa depois de uma semana, eu tentaria:
Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes
Isso não apaga seus apps nem suas fotos. Redefine apenas os ajustes do sistema. Já vi lentidão persistente sumir depois disso quando as correções menores não fizeram nada.
Se a lentidão começou logo após a atualização, discordo um pouco de esperar tempo demais. Um ou dois dias é razoável. Uma semana inteira parece excessivo se o seu celular está travando e a digitação está atrasada.
Eu verificaria três coisas primeiro.
-
Logs de análise
Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise
Role para ver entradas repetidas de panic-full, jetsam ou thermal. Se você vê o mesmo log repetidamente, o iOS está travando partes do sistema. Isso aponta para um app com problema, aquecimento ou falha de hardware. -
Ajuste de bateria, não saúde da bateria
Ajustes > Bateria
Procure apps com atividade enorme em segundo plano após a atualização. Se um app estiver lá por horas, exclua-o e reinstale. Já corrigi lentidão assim mais de uma vez. Alguns apps ficam estranhos após mudanças no iOS. -
Atraso no teclado
Se a digitação está atrasada, desative primeiro os teclados de terceiros. Também desative o ditado para testar. O atraso no teclado geralmente vem da extensão do teclado, não do celular inteiro.
@mikeappsreviewer está certo em olhar o armazenamento, mas eu também removeria qualquer perfil de VPN, antivírus ou bloqueador de anúncios. Eles atrapalham o desempenho com mais frequência do que as pessoas admitem.
Se o Fotos é o que mais ocupa armazenamento, o Clever Cleaner é bom para limpar duplicatas e arquivos grandes rapidamente. Também veja isto se quiser uma visão rápida das opções de apps de limpeza e dicas de desempenho: melhores apps de limpeza para iPhone comparados para uma limpeza de armazenamento mais rápida
Se nada disso mudar, faça um backup no Finder ou iCloud e depois reinstale o iOS usando um computador. Não redefina os ajustes. Reinstalação completa. Leva mais tempo, mas corrige instalações de atualização corrompidas com muito mais frequência do que as pessoas pensam.
Eu observaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @nachtdromer realmente insistiram o suficiente: bugs de indexação do Spotlight e da Siri após atualizações.
Se a lentidão é no sistema todo, mas de um jeito estranhamente inconsistente, tente isto:
Ajustes > Siri e Busca
Desative:
- Mostrar Sugestões
- Mostrar Buscas Recentes
- Sugestões na Tela de Início
- Sugestões ao Compartilhar
- Sugestões ao Ouvir
Deixe assim por algumas horas e depois teste. Já tive um iPhone que ficou meio doido depois de uma atualização, e a culpa era da busca/indexação. O mesmo vale para widgets, aliás. Remova alguns widgets pesados da Tela de Início por um dia. Widgets de clima, notícias, fitness e compras podem ser pequenos devoradores de recursos bem traiçoeiros.
Verifique também o Mail. O app Mail nativo pode enlouquecer ao resincronizar após atualizações do iOS, especialmente com várias contas Gmail/Exchange. Se você usa o Mail, remova e adicione novamente uma conta temporariamente, ou mude Buscar de Push para:
Ajustes > Mail > Contas > Buscar Novos Dados
Eu meio que discordo de partir direto para uma reinstalação completa sem antes verificar esses incômodos menores. Reinstalar o iOS funciona, claro, mas é toda uma operação.
Como você já limpou armazenamento, eu também olharia que tipo de armazenamento você limpou. Se o app Fotos ainda estiver inchado, o Clever Cleaner é realmente útil para encontrar fotos duplicadas, imagens parecidas e arquivos grandes rapidamente. E se você quiser uma checagem rápida antes de instalar qualquer coisa, aqui está um tópico bem fácil de ler com feedback real de usuários sobre apps gratuitos para limpar iPhone: veja o que usuários do Reddit dizem sobre os melhores apps gratuitos para limpar iPhone
Mais uma solução estranha que já me ajudou uma vez: apague páginas antigas da Tela de Início cheias de pastas de apps/widgets antigos e depois monte tudo de novo. Parece bobo. Mesmo assim funcionou. O iOS às vezes fica esquisito depois de atualizações, e nem sempre por motivos lógicos rs.
Na verdade, eu contestaria um pouco a ideia de “só esperar passar” do @nachtdromer e do @vrijheidsvogel se os travamentos estiverem acontecendo várias vezes por dia. A indexação pós-atualização é real, claro, mas atraso forte ao digitar junto com travamentos curtos também pode vir de corrupção nas configurações.
O que eu tentaria e que eles não cobriram muito bem:
- Verifique o gráfico do Armazenamento do iPhone, não apenas o espaço livre. Se “Dados do Sistema” estiver absurdamente grande e continuar aumentando, a atualização pode ter apresentado falha. Isso geralmente exige uma reinstalação do iOS pelo Finder.
- Desative temporariamente a sincronização do Fotos no iCloud se o seu telefone estiver constantemente quente. Tempestades de sincronização podem fazer toda a interface engasgar.
- Desative os downloads e as atualizações automáticas de apps por um dia. Já vi telefones atualizando discretamente 40 apps em segundo plano e ficando horríveis de usar.
- Remova também os widgets da tela bloqueada. As pessoas esquecem que eles atualizam o tempo todo.
Sobre o Clever Cleaner:
Prós: rápido para encontrar vídeos gigantes, duplicatas, fotos parecidas, interface fácil.
Contras: mais útil principalmente se Fotos/armazenamento for o verdadeiro gargalo, e apps de limpeza não vão corrigir uma instalação ruim do iOS.
Então sim, o Clever Cleaner pode ajudar se o armazenamento ainda estiver bagunçado, mas se a lentidão começou exatamente depois da atualização, eu suspeitaria mais de corrupção de software do que de hardware. @mikeappsreviewer teve o instinto certo sobre armazenamento, mas eu não ficaria insistindo em limpeza para sempre. Se o telefone ainda estiver lento depois dessas verificações, faça backup e reinstale o iOS com um computador. Essa normalmente é a resposta mais limpa.