O que está incluído em Aplicativos no Armazenamento do iPhone?

Estou tentando liberar espaço no meu iPhone, mas a categoria Aplicativos no Armazenamento do iPhone está ocupando muito mais espaço do que eu esperava. Não tenho certeza do que está incluído nela ou por que é tão grande, e preciso de ajuda para entender o que conta para o armazenamento dos aplicativos e o que posso excluir com segurança para liberar espaço.

Se a seção ‘Aplicativos’ no armazenamento do iPhone parece grande demais, sim, aconteceu a mesma coisa comigo. Parece que isso deveria significar os aplicativos que você instalou, mas a Apple inclui mais coisas nisso do que a maioria das pessoas espera.

‘Aplicativos’ geralmente inclui:

Arquivos do app, o pacote principal necessário para executar o aplicativo.

Recursos extras, como arquivos de idioma e recursos incluídos.

Dados em cache e lixo temporário, coisas que os apps salvam para abrirem mais rápido na próxima vez.

Essa última parte é onde o número fica estranho. Um app social armazena prévias de mídia. Um jogo mantém recursos temporários por perto. Apps de streaming guardam dados por mais tempo do que você imagina. O iOS deveria limpar parte disso quando o espaço fica apertado. No meu caso, não fez um bom trabalho.

Se você quiser ver o que está ocupando espaço, vá aqui:

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Espere um pouco. O telefone faz uma varredura primeiro. Depois, ele lista os apps do maior para o menor. Toque em qualquer app e você normalmente verá duas partes:

Tamanho do App, o software instalado

Documentos e Dados, seus downloads, conversas, arquivos salvos, conteúdo em cache

Quando meu telefone ficou perto de encher, o desempenho caiu rápido. Os apps travavam ao abrir. A câmera demorava mais para abrir. Alternar entre apps parecia ruim. Eu achei que o telefone estava velho e perdendo o fôlego. Acabou que eu quase não tinha espaço livre, e o iOS estava sofrendo com isso.

Primeiro, tentei a rota da limpeza manual. Apaguei anexos antigos de mensagens. Limpei os dados do Safari. Revisei downloads aleatórios. Funcionou, mais ou menos, mas era irritante ter que continuar fazendo isso.

O que mais me ajudou foi usar um app de limpeza. Acabei usando o Clever Cleaner. Para mim, foi o único gratuito que encontrei que não me bombardeava com anúncios a cada 20 segundos nem escondia as partes úteis atrás de uma assinatura. Ele também mantém o processamento no dispositivo, o que eu preferi.

As partes que mais usei foram:

Heavies, que organizava fotos e vídeos por tamanho exato do arquivo

Similars, que encontrava fotos quase duplicadas e imagens borradas para descartar

Limpeza de capturas de tela, que mostrava o tamanho antes da exclusão

Liberei alguns GB em uma passada e o telefone pareceu melhor logo depois. Menos lentidão, menos travamentos.

Vale a pena verificar também algumas opções integradas do iPhone.

Desinstalar apps não usados:
Abra Armazenamento do iPhone, toque em um app grande que você raramente usa e depois desinstale-o. Isso remove o app em si, mas mantém seus dados. Se você reinstalar depois, suas coisas ainda estarão lá.

Limpar dados do Safari:
Vá em Ajustes > Safari e depois limpe Histórico e Dados dos Sites. O cache do Safari tende a se acumular mais do que as pessoas imaginam.

Então, sim, ‘Aplicativos’ não é só o ícone na sua Tela de Início. É o app, seus arquivos de suporte e a pilha de dados restantes que ele acumula ao longo do tempo. Se o seu iPhone parece lento, verifique o armazenamento antes de presumir que o hardware já era. Para mim, ter espaço livre fez mais diferença do que qualquer outra coisa.

“Aplicativos” no Armazenamento do iPhone é mais amplo do que a maioria das pessoas espera. @mikeappsreviewer cobriu bem o lado dos apps. Onde eu contestaria um pouco é isto: o total nem sempre é “lixo oculto” fora de controle. Às vezes o iOS agrupa ali contêineres de apps, frameworks compartilhados, extensões de apps e arquivos offline locais também.

O que costuma inflar isso:

1. Downloads de apps dentro dos apps, Netflix, Spotify, YouTube, apps de podcast.
  2. Mídia de mensagens armazenada por apps, WhatsApp, Telegram, Discord.
  3. Pacotes de recursos de jogos, alguns jogos baixam GB extras após a instalação.
  4. Apps de edição, CapCut, iMovie, Lightroom mantêm caches de exportação.
  5. Atualizações com falha e arquivos temporários restantes. O iOS às vezes é bagunçado.

Verificações rápidas que eu faria:

• Reinicie o telefone, os totais de armazenamento às vezes são recalculados.
  • Atualize o iOS, bugs antigos no relatório de armazenamento realmente acontecem.
  • Abra os apps grandes e remova o conteúdo offline de dentro do app.
  • Verifique o app Arquivos, Em Meu iPhone, muitos apps armazenam dados lá.
  • Para Mensagens, revise anexos grandes nas configurações de mensagens.

Se Fotos for o problema real, o Clever Cleaner ajuda mais do que ficar mexendo app por app. Este vídeo curto mostra como limpar rapidamente o armazenamento do iPhone, veja uma demonstração rápida de limpeza do armazenamento do iPhone.

Se você quiser a resposta mais precisa, compare os 10 principais apps em Armazenamento com o que cada app informa nas próprias configurações. Muitas vezes há uma discrepância, e isso indica dados em cache ou offline.

“Aplicativos” no Armazenamento do iPhone é basicamente a categoria geral para coisas relacionadas a apps, não apenas os ícones de apps que você instalou. @mikeappsreviewer e @byteguru já falaram sobre caches/arquivos offline, mas vale acrescentar que o total também pode parecer inflado porque as categorias de armazenamento do iOS nem sempre são super literais. A rotulagem da Apple é… digamos, otimista.

O que geralmente entra aí:

• o binário do próprio app
  • extensões do app, widgets, figurinhas, componentes do Apple Watch
  • bancos de dados armazenados localmente
  • conteúdo baixado dentro dos apps
  • arquivos de cache
  • alguns arquivos de suporte compartilhados

O que geralmente não é a causa principal:

• seus dados apenas no iCloud
  • armazenamento do sistema
  • fotos, a menos que estejam duplicadas dentro de um app

Sinceramente, se um app parecer suspeitamente enorme, apagá-lo e reinstalá-lo muitas vezes reduz mais o tamanho do que esperar o iOS gerenciar isso. Meio bruto, mas funciona. Só certifique-se de que o app sincronizou primeiro, ou você vai ficar bravo depois rs.

Também confira o Mail. As pessoas esquecem que apps de e-mail podem acumular anexos de forma absurda.

Se o problema de espaço for principalmente bagunça de fotos/vídeos, o Clever Cleaner provavelmente é mais útil do que ficar obcecado com a categoria Aplicativos em si. Se quiser ter uma noção, leia avaliações do app Clever Cleaner de usuários reais de iPhone.