Estou tentando liberar espaço no meu iPhone, mas a categoria Aplicativos no Armazenamento do iPhone está ocupando muito mais espaço do que eu esperava. Não tenho certeza do que está incluído nela ou por que é tão grande, e preciso de ajuda para entender o que conta para o armazenamento dos aplicativos e o que posso excluir com segurança para liberar espaço.
Se a seção ‘Aplicativos’ no armazenamento do iPhone parece grande demais, sim, aconteceu a mesma coisa comigo. Parece que isso deveria significar os aplicativos que você instalou, mas a Apple inclui mais coisas nisso do que a maioria das pessoas espera.
‘Aplicativos’ geralmente inclui:
Arquivos do app, o pacote principal necessário para executar o aplicativo.
Recursos extras, como arquivos de idioma e recursos incluídos.
Dados em cache e lixo temporário, coisas que os apps salvam para abrirem mais rápido na próxima vez.
Essa última parte é onde o número fica estranho. Um app social armazena prévias de mídia. Um jogo mantém recursos temporários por perto. Apps de streaming guardam dados por mais tempo do que você imagina. O iOS deveria limpar parte disso quando o espaço fica apertado. No meu caso, não fez um bom trabalho.
Se você quiser ver o que está ocupando espaço, vá aqui:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
Espere um pouco. O telefone faz uma varredura primeiro. Depois, ele lista os apps do maior para o menor. Toque em qualquer app e você normalmente verá duas partes:
Tamanho do App, o software instalado
Documentos e Dados, seus downloads, conversas, arquivos salvos, conteúdo em cache
Quando meu telefone ficou perto de encher, o desempenho caiu rápido. Os apps travavam ao abrir. A câmera demorava mais para abrir. Alternar entre apps parecia ruim. Eu achei que o telefone estava velho e perdendo o fôlego. Acabou que eu quase não tinha espaço livre, e o iOS estava sofrendo com isso.
Primeiro, tentei a rota da limpeza manual. Apaguei anexos antigos de mensagens. Limpei os dados do Safari. Revisei downloads aleatórios. Funcionou, mais ou menos, mas era irritante ter que continuar fazendo isso.
O que mais me ajudou foi usar um app de limpeza. Acabei usando o Clever Cleaner. Para mim, foi o único gratuito que encontrei que não me bombardeava com anúncios a cada 20 segundos nem escondia as partes úteis atrás de uma assinatura. Ele também mantém o processamento no dispositivo, o que eu preferi.
As partes que mais usei foram:
Heavies, que organizava fotos e vídeos por tamanho exato do arquivo
Similars, que encontrava fotos quase duplicadas e imagens borradas para descartar
Limpeza de capturas de tela, que mostrava o tamanho antes da exclusão
Liberei alguns GB em uma passada e o telefone pareceu melhor logo depois. Menos lentidão, menos travamentos.
Vale a pena verificar também algumas opções integradas do iPhone.
Desinstalar apps não usados:
Abra Armazenamento do iPhone, toque em um app grande que você raramente usa e depois desinstale-o. Isso remove o app em si, mas mantém seus dados. Se você reinstalar depois, suas coisas ainda estarão lá.
Limpar dados do Safari:
Vá em Ajustes > Safari e depois limpe Histórico e Dados dos Sites. O cache do Safari tende a se acumular mais do que as pessoas imaginam.
Então, sim, ‘Aplicativos’ não é só o ícone na sua Tela de Início. É o app, seus arquivos de suporte e a pilha de dados restantes que ele acumula ao longo do tempo. Se o seu iPhone parece lento, verifique o armazenamento antes de presumir que o hardware já era. Para mim, ter espaço livre fez mais diferença do que qualquer outra coisa.
“Aplicativos” no Armazenamento do iPhone é mais amplo do que a maioria das pessoas espera. @mikeappsreviewer cobriu bem o lado dos apps. Onde eu contestaria um pouco é isto: o total nem sempre é “lixo oculto” fora de controle. Às vezes o iOS agrupa ali contêineres de apps, frameworks compartilhados, extensões de apps e arquivos offline locais também.
O que costuma inflar isso:
- Downloads de apps dentro dos apps, Netflix, Spotify, YouTube, apps de podcast.
- Mídia de mensagens armazenada por apps, WhatsApp, Telegram, Discord.
- Pacotes de recursos de jogos, alguns jogos baixam GB extras após a instalação.
- Apps de edição, CapCut, iMovie, Lightroom mantêm caches de exportação.
- Atualizações com falha e arquivos temporários restantes. O iOS às vezes é bagunçado.
Verificações rápidas que eu faria:
- Reinicie o telefone, os totais de armazenamento às vezes são recalculados.
- Atualize o iOS, bugs antigos no relatório de armazenamento realmente acontecem.
- Abra os apps grandes e remova o conteúdo offline de dentro do app.
- Verifique o app Arquivos, Em Meu iPhone, muitos apps armazenam dados lá.
- Para Mensagens, revise anexos grandes nas configurações de mensagens.
Se Fotos for o problema real, o Clever Cleaner ajuda mais do que ficar mexendo app por app. Este vídeo curto mostra como limpar rapidamente o armazenamento do iPhone, veja uma demonstração rápida de limpeza do armazenamento do iPhone.
Se você quiser a resposta mais precisa, compare os 10 principais apps em Armazenamento com o que cada app informa nas próprias configurações. Muitas vezes há uma discrepância, e isso indica dados em cache ou offline.
“Aplicativos” no Armazenamento do iPhone é basicamente a categoria geral para coisas relacionadas a apps, não apenas os ícones de apps que você instalou. @mikeappsreviewer e @byteguru já falaram sobre caches/arquivos offline, mas vale acrescentar que o total também pode parecer inflado porque as categorias de armazenamento do iOS nem sempre são super literais. A rotulagem da Apple é… digamos, otimista.
O que geralmente entra aí:
- o binário do próprio app
- extensões do app, widgets, figurinhas, componentes do Apple Watch
- bancos de dados armazenados localmente
- conteúdo baixado dentro dos apps
- arquivos de cache
- alguns arquivos de suporte compartilhados
O que geralmente não é a causa principal:
- seus dados apenas no iCloud
- armazenamento do sistema
- fotos, a menos que estejam duplicadas dentro de um app
Sinceramente, se um app parecer suspeitamente enorme, apagá-lo e reinstalá-lo muitas vezes reduz mais o tamanho do que esperar o iOS gerenciar isso. Meio bruto, mas funciona. Só certifique-se de que o app sincronizou primeiro, ou você vai ficar bravo depois rs.
Também confira o Mail. As pessoas esquecem que apps de e-mail podem acumular anexos de forma absurda.
Se o problema de espaço for principalmente bagunça de fotos/vídeos, o Clever Cleaner provavelmente é mais útil do que ficar obcecado com a categoria Aplicativos em si. Se quiser ter uma noção, leia avaliações do app Clever Cleaner de usuários reais de iPhone.