Olá, qual é o melhor software de recuperação de dados para recuperar arquivos perdidos?

Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu computador e esvaziei a lixeira antes de perceber que ainda precisava deles. Agora estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de dados para recuperar arquivos perdidos com segurança, sem piorar a situação. Eu realmente agradeceria conselhos sobre ferramentas confiáveis de recuperação de arquivos que realmente funcionem.

Já usei mais aplicativos de recuperação do que gostaria de admitir, e a maioria deles cai em uma de duas categorias. Uma categoria é feita para pessoas de TI que não se importam em ficar olhando detalhes do sistema de arquivos por uma hora. A outra parece amigável no começo, mas desmorona no momento em que o trabalho fica complicado. Depois de usar muitos deles em unidades reais, não em pequenos casos de teste limpinhos, o Disk Drill ainda é o primeiro que recomendo para a maioria das pessoas.

O que me fez continuar usando foi a mistura de facilidade e resultados. Você abre, sabe onde clicar, e ele não fala com você como se precisasse de uma certificação para escanear um pendrive. Ao mesmo tempo, ele lida com mais do que simples restaurações de arquivos apagados. Já vi recuperar dados de unidades formatadas, pendrives danificados, partições RAW, cartões SD, discos externos e armazenamento de câmeras com uma taxa de sucesso melhor do que a de muitas ferramentas mais bonitas.

A parte de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Antes de restaurar uma pilha de tranqueira, gosto de verificar se as fotos ainda abrem, se o documento abre, se o vídeo está corrompido ou normal. Isso economiza tempo. Economiza espaço em disco também. Outra coisa que continuo usando é a opção de backup byte a byte. Se uma unidade começa a se comportar de forma estranha, prefiro criar uma imagem uma vez e escanear a cópia do que continuar forçando o dispositivo original até ele desistir. No Windows, também há 100 MB de recuperação gratuita, o que já basta para um teste rápido.

Alguns outros ainda merecem ser mencionados, já que alguns deles se saem melhor em casos mais específicos.

1. UFS Explorer
    Se você está lidando com RAID, sistemas de arquivos Linux, NAS, partições corrompidas ou configurações de armazenamento com partes extras em movimento, este aqui é sério. Já usei quando aplicativos mais simples não faziam ideia do que estavam olhando. O lado ruim é que ele é denso. Usuários novos costumam bater numa parede rapidamente.

2. GetDataBack
    Ferramenta antiga. Visual antigo. Ainda útil. Já tive resultados decentes com ele em volumes NTFS e FAT, especialmente quando a estrutura de pastas e os nomes dos arquivos importavam mais do que uma interface bonita. Parece ultrapassado, sim, mas eu não descartaria.

3. Windows File Recovery
    Esta é a ferramenta da própria Microsoft, e é gratuita. O porém é que você a executa no Prompt de Comando, então não é para quem odeia comandos digitados. Para exclusões comuns e trabalhos mais simples em NTFS, ela se sai bem. Ainda achei o Disk Drill mais fácil para a maioria das pessoas, mas se você quer uma opção sem custo, vale a pena testar esta.

Se você está tentando recuperar arquivos agora, pare de usar a unidade afetada. Agora mesmo. Dados apagados normalmente não são eliminados na hora. O sistema marca o espaço como reutilizável, e quando novos dados são gravados ali, seus arquivos antigos começam a perder a disputa. Downloads, atualizações, instalações, arquivos copiados, tudo isso aumenta o risco.

E sim, um erro que já vi vezes demais: não instale o software de recuperação na mesma unidade da qual você está tentando salvar dados. Fiz isso uma vez anos atrás e ainda me irrita. Instale a ferramenta em outro disco, um SSD externo ou até mesmo um pendrive. Recupere os arquivos para outro local também.

Mais uma coisa que muita gente deixa passar. O software de recuperação ajuda com danos lógicos, não com falha física. Se a unidade está fazendo cliques, rangendo, desconectando, esquentando, ou não aparece na BIOS nem no Gerenciamento de Disco, pare de escaneá-la. Não continue mexendo nela. Esses sinais normalmente significam problema de hardware, e estresse extra tende a piorar o resultado final. Em casos assim, um laboratório de recuperação é a opção mais segura, mesmo que o preço doa.

Se o problema for exclusão, formatação ou corrupção do sistema de arquivos, suas chances ainda são boas se você agir com cuidado e evitar gravar qualquer coisa nova na unidade. Essa parte importa mais do que o nome do software, para falar a verdade.

Se você esvaziou a Lixeira, eu deixaria de lado primeiro essas ferramentas milagrosas grátis e duvidosas. Elas fazem você perder tempo.

Minha lista curta dos melhores softwares de recuperação de dados para arquivos excluídos:

1. Disk Drill
    Melhor para a maioria das pessoas. Interface limpa. Resultados de varredura fortes em NTFS, exFAT, cartões SD, unidades USB e discos externos. A visualização dos arquivos é útil porque você vê o que está intacto antes da recuperação. Mas não concordo totalmente com @mikeappsreviewer em um ponto: 100 MB grátis no Windows serve para testar, mas para fotos ou pastas de trabalho acaba rápido.

2. R-Studio
    Menos amigável. Melhor se você se importa com controles de varredura mais profundos, recuperação em rede e casos complicados de partição. A aparência é um pouco bruta, mas a taxa de recuperação é sólida.

3. Recuva
    Antigo, simples, barato. Bom para exclusões recentes. Fraco quando o sistema de arquivos está danificado ou a unidade foi formatada.

4. PhotoRec
    Nome feio. Interface feia também, rs. Mas ele recupera arquivos por assinatura e às vezes salva o dia quando aplicativos mais polidos falham. Você perde bastante a estrutura de pastas, então se prepare para uma bagunça.

Para o seu caso, o Disk Drill é a primeira escolha mais fácil. Instale em uma unidade diferente. Recupere para uma unidade diferente também. Se o seu disco estiver fazendo barulhos, pare. Software não vai consertar uma unidade com falha.

Se você quer um guia rápido mais um resumo melhor para busca sobre apps de recuperação de arquivos, isto ajuda: melhor software de recuperação de dados para arquivos excluídos

Minha ordem seria Disk Drill primeiro, depois R-Studio se o Disk Drill não encontrar tudo. Recuva só se a exclusão foi recente e você quiser algo simples.

Se os arquivos foram excluídos e a Lixeira foi esvaziada, sinceramente eu dividiria isso em 2 casos.

Se a unidade estiver saudável e tiver sido apenas uma exclusão acidental, o Disk Drill provavelmente é a primeira tentativa mais segura para pessoas comuns. É aí que eu mais concordo com @mikeappsreviewer e em parte com @cazadordeestrellas. Não se trata apenas dos resultados da varredura, mas de não piorar uma situação ruim porque o aplicativo é confuso ou te empurra rápido demais para opções avançadas estranhas.

Onde eu meio que discordo é do Recuva ser recomendado tanto quanto é. Ele serve para exclusões bem recentes, claro, mas as pessoas continuam tratando como se fosse uma solução mágica para perdas mais profundas e… não. Quando a situação fica bagunçada, ele perde força rapidamente.

Meu ranking habitual para recuperação de arquivos excluídos:

1. Disk Drill
    Melhor equilíbrio entre interface fácil, varredura profunda, visualizações de arquivos e filtros decentes. Boa escolha para documentos, fotos e vídeos de unidades internas, USBs, cartões SD etc.

2. R-Studio
    Ferramenta forte, mas bem menos amigável para iniciantes. Ótima se você já sabe com quais partições e sistemas de arquivos está lidando.

3. PhotoRec
    Interface brutal, resultados feios, mas às vezes recupera coisas que outros aplicativos não encontram. Os nomes das pastas geralmente viram um caos.

4. Windows File Recovery
    Gratuito, mas só por linha de comando. Útil se você não se importa em digitar comandos e ler a documentação.

Uma coisa que eu acrescentaria e que não foi enfatizada o suficiente: verifique backups na nuvem e histórico específico de aplicativos antes de fazer uma varredura grande. OneDrive, Google Drive, Dropbox, histórico de versões do Office, nuvem da Adobe, até anexos antigos de e-mail. Parece óbvio, mas as pessoas esquecem e vão direto para o modo de recuperação.

Além disso, se isso foi em um SSD, as chances de recuperação podem ser piores por causa do TRIM. Nem sempre é impossível, apenas menores do que em um HDD antigo. Essa parte importa bastante.

Para ler mais, este resumo das escolhas da comunidade do Facebook para o melhor software de recuperação de dados vale uma olhada rápida.

Versão curta: tente o Disk Drill primeiro se você quiser o melhor software de recuperação de dados para recuperar arquivos perdidos sem uma curva de aprendizado enorme. Se ele encontrar os arquivos e as visualizações parecerem normais, você está em uma situação razoável. Se a unidade estiver apresentando falhas, pare de mexer nela porque software não vai corrigir hardware.

Se você já esvaziou a Lixeira, eu acrescentaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: a melhor ferramenta depende bastante do tipo de unidade.

Se isso foi em um disco rígido, suas chances geralmente são boas se você parar de usá-lo rápido. Se foi em um SSD, eu discordo um pouco de quem faz o software parecer quase uma garantia. O TRIM pode apagar os blocos excluídos bem rápido, então até ferramentas excelentes podem encontrar nomes de arquivos, mas não conteúdo utilizável.

Para software de fato, Disk Drill ainda é a recomendação mais fácil para a maioria das pessoas.

Prós do Disk Drill

• simples o suficiente para usuários não técnicos
  • bom recurso de visualização
  • funciona com unidades USB, cartões SD, unidades externas, discos internos
  • pode escanear tanto arquivos excluídos recentemente quanto perdas mais difíceis
  • fluxo de trabalho mais limpo do que muitos aplicativos antigos de recuperação

Contras do Disk Drill

• a recuperação gratuita no Windows é limitada
  • escaneamentos mais profundos podem levar algum tempo
  • às vezes mostra muito lixo recuperável, então filtrar é importante
  • não é uma solução milagrosa para unidades com falha física

Onde eu divirjo um pouco de @cazadordeestrellas, @cacadordeestrelas e @mikeappsreviewer é o seguinte: eu verificaria primeiro os backups integrados, antes de qualquer escaneamento de recuperação. Histórico de Arquivos, restauração do OneDrive, lixeira do Google Drive, salvamentos automáticos de aplicativos, pastas temporárias, até anexos de e-mail. Isso pode ser mais rápido e mais seguro do que forçar o disco.

Se não existir backup, então sim, Disk Drill faz sentido primeiro. Se ele não encontrar os arquivos, passe para algo mais técnico como o R-Studio. Se a unidade estiver fazendo cliques, desaparecendo ou travando o PC, pule o software completamente.