Por que meu disco rígido não monta no Mac se o Primeiros Socorros foi aprovado?

Meu disco rígido externo parou de montar de repente no meu Mac, mas o Utilitário de Disco diz que o Primeiros Socorros foi concluído sem erros. Já tentei desconectá-lo, reiniciar e usar um cabo diferente, mas ele ainda não aparece normalmente. Preciso de ajuda para descobrir por que um disco rígido do Mac não monta mesmo depois de o Primeiros Socorros ter sido aprovado e o que devo tentar em seguida para acessar meus arquivos.

Encontrei isso no meu Mac vezes o bastante para parar de tratar uma unidade externa não montada como um atestado de óbito. No começo, eu via a unidade não aparecer e concluía que o disco estava morto e que os arquivos tinham sumido. Na maioria das vezes, eu estava errado. O que encontrei, em vez disso, foi um sistema de arquivos bagunçado, algum processo travado do macOS ou um volume que ficava ali visível para o sistema, mas se recusava a montar.

Antes de fazer qualquer coisa maior, verifique primeiro as coisas chatas.

Conecte a unidade direto no Mac. Ignore o hub ou dock por enquanto. Tente um cabo diferente. Mude para outra porta USB ou Thunderbolt. Se você tiver outro computador por perto, teste a unidade nele também. Depois, abra os Ajustes do Finder e confirme que os discos externos estão configurados para aparecer tanto na mesa quanto na barra lateral. Já deixei isso passar uma vez e me senti meio idiota depois.

Se o disco aparecer no Utilitário de Disco e o tamanho parecer próximo do que você espera, eu consideraria isso um bom sinal.

Isso só se aplica a unidades sem falha de hardware evidente. Se o Utilitário de Disco não enxergar a unidade de jeito nenhum, se o tamanho informado não fizer sentido, se ela continuar desconectando, se fizer cliques ou se não ligar, isso já está fora do território normal de correção de montagem. Nesse ponto, eu suspeitaria primeiro do hardware. Etapas de software normalmente não resolvem esses casos. Quero dizer, eu nunca tive sorte com eles.

O que eu tentaria primeiro

1. Execute o Primeiros Socorros no dispositivo inteiro

Este é o caminho com menos atrito.

1. Abra o Utilitário de Disco.

2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.

3. Escolha o disco físico, o item superior da lista, não apenas o volume abaixo dele.

4. Clique em Primeiros Socorros.

5. Aprove e aguarde.

6. Tente montar a unidade novamente.

Quando o problema é um pequeno dano no sistema de arquivos, o Primeiros Socorros às vezes resolve o suficiente para o volume voltar.

2. Encerre um processo fsck travado

Já vi o macOS travar depois de uma desconexão incorreta. Ele inicia uma verificação do sistema de arquivos em segundo plano e depois parece nunca terminar. Enquanto isso fica travado, a unidade continua indisponível.

1. Abra o Terminal.

2. Execute: sudo pkill -f fsck

3. Pressione Return.

4. Digite sua senha de administrador, se solicitado.

5. Aguarde um pouco.

6. Verifique a unidade novamente.

Isso não corrige corrupção. Apenas remove um processo que pode estar bloqueando a montagem.

3. Monte você mesmo no Terminal

Às vezes o volume está lá, o disco está bem, e ainda assim o macOS não o monta sozinho. A montagem manual funcionou para mim mais de uma vez.

1. Abra o Terminal.

2. Execute: diskutil list

3. Encontre o identificador do seu volume, algo como disk4s1.

4. Execute: diskutil mount /dev/disk4s1

5. Troque disk4s1 pelo seu próprio identificador.

6. Pressione Return.

7. Leia a saída do Terminal.

Se funcionar, o volume geralmente aparece na hora.

4. Reformate a unidade

Esta é a última opção, não a primeira.

1. Abra o Utilitário de Disco.

2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.

3. Selecione a unidade física.

4. Clique em Apagar.

5. Dê um nome a ela.

6. Escolha APFS se a unidade ficar só com Mac, ou exFAT se você também precisar do Windows.

7. Clique em Apagar.

8. Aguarde a conclusão.

Se os arquivos forem importantes, não se apresse em fazer reparos. Aprendi isso da maneira irritante. Estas etapas têm como objetivo tornar a unidade utilizável novamente, não proteger seus dados. Algumas ações de reparo alteram o layout do sistema de arquivos. A reformatação apaga tudo de vez, claro, mas até mesmo ferramentas de reparo podem dificultar uma recuperação posterior ao alterar estruturas enquanto tentam corrigi-las.

Se você se importa com os arquivos, recupere os dados primeiro

Meu procedimento habitual é recuperar os arquivos antes de tentar reparos. Para unidades que aparecem no Utilitário de Disco, mas não montam no Finder, tive resultados razoáveis com o Disk Drill. O macOS tende a desistir quando o sistema de arquivos fica bagunçado. Essa ferramenta ainda se comunica diretamente com o dispositivo e procura dados recuperáveis.

A parte à qual sempre volto é o recurso de Backup byte a byte. Se a unidade parece instável, perde a conexão ou se comporta de forma diferente cada vez que você a conecta, criar uma imagem primeiro é mais seguro. Você copia os setores legíveis para um arquivo de imagem e depois trabalha a partir da cópia em vez de forçar a unidade original repetidamente. Fiz isso uma vez com um SSD portátil instável e isso me poupou alguns problemas.

O processo é simples o suficiente:

1. Baixe e abra o Disk Drill.

2. Selecione a unidade não montada na lista.

3. Crie primeiro um Backup byte a byte se a unidade agir de forma instável.

4. Faça a varredura da unidade original ou da imagem.

5. Veja os arquivos encontrados.

6. Visualize os itens importantes para confirmar que ainda abrem.

7. Recupere-os para um dispositivo de armazenamento diferente.

Depois que seus arquivos estiverem seguros e abrirem normalmente em outro disco, volte para as etapas de reparo. Nesse ponto, você não estará arriscando a única cópia, o que é uma situação muito melhor.

A aprovação do Primeiros Socorros significa apenas que o Utilitário de Disco não encontrou um erro reparável no sistema de arquivos. Isso não significa que o volume possa ser montado.

Algumas coisas ainda impedem a montagem:

1. Suporte incorreto ao sistema de arquivos.
    Se a unidade for Linux ext4, BitLocker ou algum formato de NAS, o macOS vê o dispositivo, mas não o monta nativamente. Verifique no Utilitário de Disco, selecione o volume e veja em Formato. Se aparecer algo que o macOS não suporta para gravação ou montagem, essa é a resposta.

2. Mapa de partição com problema.
    Já vi unidades em que o volume passa na verificação, mas a tabela de partição GUID está danificada. O Primeiros Socorros muitas vezes informa que o volume está limpo enquanto o mapa ainda está incorreto. No Terminal, execute:
    diskutil list
    Procure tamanhos de partição estranhos, nomes ausentes ou “Espaço Livre” onde seu volume deveria estar.

3. Conflito no ponto de montagem.
    O macOS monta volumes em /Volumes. Se houver uma pasta antiga presa ali, a unidade não aparece corretamente. Abra o Terminal e execute:
    ls /Volumes
    Se você vir o nome da sua unidade já ali enquanto a unidade não está montada, remova a pasta antiga com:
    sudo rmdir /Volumes/YourDriveName
    Depois tente montar novamente pelo Utilitário de Disco.

4. Bloqueios de permissão ou segurança.
    Se o disco estiver criptografado com FileVault, APFS criptografado ou software de terceiros, o Finder pode ocultar o prompt normal. Tente montar pelo Utilitário de Disco e veja se aparece uma opção de desbloqueio.

5. Placa bridge com defeito.
    Isso é comum em HDDs externos e em alguns gabinetes de SSD. O disco interno funciona, mas a bridge USB não se comporta corretamente. O Utilitário de Disco ainda vê alguma coisa, o Primeiros Socorros passa, a montagem falha. Se a unidade for um disco SATA padrão dentro de um gabinete, teste em outro gabinete ou com um adaptador SATA para USB. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto: um “bom tamanho” no Utilitário de Disco ajuda, mas não descarta falha no gabinete.

6. Problemas de consumo de energia.
    Algumas unidades portáteis giram e depois sofrem queda de energia. Elas aparecem no Utilitário de Disco e depois travam na montagem. É mais comum em portas USB-A antigas e HDDs alimentados por barramento.

Se os arquivos forem importantes, pare de mexer muito nela. Neste estágio, eu faria uma imagem ou recuperação primeiro. O Disk Drill é uma das principais ferramentas de recuperação de dados para Mac se a unidade estiver visível, mas não montar. Também vale conferir esta lista de melhores softwares de recuperação de dados para Mac e Windows se você quiser comparar opções.

Mais uma verificação rápida. Abra o Console, conecte a unidade e pesquise por “diskarbitrationd” ou “erro de I/O”. Esses logs costumam dizer mais do que o Primeiros Socorros disse.

O fato de o Primeiro Socorros passar só significa que a verificação do sistema de arquivos não encontrou nada que ele saiba corrigir. Isso não significa que o macOS realmente consiga concluir a montagem. Essa parte confunde as pessoas o tempo todo.

Algumas coisas que eu verificaria e nas quais @mikeappsreviewer e @shizuka não focaram muito:

• Tente montar no Modo de Segurança. Itens de início estranhos, porcarias de antivírus, auxiliares NTFS, extensões antigas do kernel, tudo isso pode interferir no Disk Arbitration. Inicie no Modo de Segurança, conecte a unidade e veja se ela monta ali. Se montar, a unidade pode estar boa e o problema ser o macOS.
  • Crie uma nova conta de usuário e teste por lá. Parece bobo, mas preferências corrompidas do Finder / configurações no nível do usuário podem fazer unidades externas ficarem invisíveis ou não aparecerem corretamente.
  • Verifique as Informações do Sistema, não só o Utilitário de Disco. Menu Apple > Informações do Sistema > USB ou Thunderbolt. Se o gabinete aparecer ali com informações sensatas de fornecedor/produto, isso diz mais sobre a camada de conexão.
  • Procure por um rótulo de volume corrompido. Já tive unidades que não montavam porque o nome tinha caracteres estranhos depois de serem usadas em outro sistema. O Finder às vezes fica irritadiço de formas bizarras.

Além disso, pequena discordância com a ideia comum de que se o Primeiro Socorros passou, provavelmente é software. Nem sempre. Já vi muitos gabinetes e HDDs portáteis meio mortos que ainda relatavam metadados limpos o suficiente para satisfazer o Primeiro Socorros, mas engasgavam no segundo em que o macOS tentava uma montagem de verdade.

Se os dados importam, pare de testar 40 vezes seguidas. Tentativas repetidas de montagem podem piorar uma unidade fraca. Nesse ponto, eu recuperaria ou criaria uma imagem dela primeiro. O Disk Drill é uma opção sólida para um disco rígido externo de Mac que aparece mas não monta, especialmente se você precisa tirar os arquivos antes de apagar qualquer coisa.

Também é útil se você quiser um passo a passo visual: vídeo passo a passo para corrigir a montagem de unidade externa no Mac

Se o Utilitário de Disco o vê, mas o Finder não, eu suspeitaria de:

1. gabinete/bridge com problema
  2. conflito com software em segundo plano
  3. metadados de partição corrompidos
  4. problema de criptografia/desbloqueio
  5. unidade morrendo que ainda não morreu de vez

Esse estado irritante de meio termo é super comum, na verdade.

O Primeiro Socorro pode passar e o disco ainda falhar no handshake de montagem. Essa é a parte em que acho que @shizuka, @boswandelaar e @mikeappsreviewer estão focando, mas eu analisaria um ângulo extra: o macOS pode estar recusando o volume por causa de metadados corrompidos fora do próprio sistema de arquivos.

Algumas verificações que eles não explicaram muito bem:

• Motivo da montagem no Terminal
    Execute: log show --last 10m --predicate 'process == 'diskarbitrationd'
    Isso geralmente mostra o motivo real da recusa, não apenas “não foi possível montar”.

• Teste somente leitura
    Tente: diskutil mount readOnly /dev/diskXsY
    Se em modo somente leitura funcionar, mas a montagem normal não, isso aponta para alguma estranheza de journal / permissões / negociação de gravação.

• Verificar esquisitices no contêiner APFS
    diskutil apfs list
    Já vi contêineres APFS parecerem normais no Primeiro Socorro, mas com a função do volume ou o vínculo com o preboot incorretos.

• Travamento do Spotlight / Finder
    Às vezes o disco monta, mas depois o Finder engasga ao indexá-lo. Verifique no Terminal: mount
    Se ele estiver listado ali, o problema é de visibilidade, não de montagem.

Pequena discordância com a teoria comum da pasta obsoleta: acontece, claro, mas com menos frequência do que problemas estranhos de firmware do gabinete ou um cabeçalho de partição parcialmente corrompido.

Se os dados importam, pare de tentar repetidamente e faça uma imagem dele primeiro. O Disk Drill é útil aqui porque pode escanear unidades que aparecem, mas não montam.

Prós: interface simples, backup byte a byte, bom para usuários de Mac.
Contras: não é o mais barato, varreduras profundas podem ser lentas, a qualidade da recuperação ainda depende do estado do hardware.

Se fosse a minha unidade, eu verificaria se ela monta em modo somente leitura antes de fazer qualquer coisa mais invasiva. Esse único teste já diz muita coisa.