Precisa de ajuda para encontrar software de recuperação de cartão SD para cartões grandes

Apaguei acidentalmente fotos e arquivos de vídeo de um cartão SD de alta capacidade, e agora preciso de um software confiável de recuperação de cartão SD que consiga lidar com cartões maiores sem deixar dados de fora. Espero recuperar arquivos importantes antes de usar o cartão novamente, então agradeceria muito recomendações que realmente funcionem.

Passei por isso uma vez com um cartão de câmera, e o primeiro passo importa mais do que qualquer outra coisa. Pare de usar o cartão SD agora. Tire-o do celular ou da câmera e deixe-o quieto. Depois da exclusão ou formatação, os arquivos geralmente ainda ficam lá por um tempo. O cartão normalmente marca o espaço como livre, e então novos dados começam a sobrescrever o que estava antes.

Eu pulei a opção do laboratório porque o preço era pesado. Um software de recuperação em casa fez mais sentido, pelo menos para mim. Se você quer a resposta mais curta, tive mais sorte com o Disk Drill. Continuei voltando para ele depois que outras ferramentas me deram resultados meio quebrados. Ele roda tanto no Mac quanto no Windows, e eu não precisei fuçar menus por uma hora para entender como funcionava.

Onde ele mais ajudou foi com mídias de câmera. Muitos aplicativos de recuperação parecem bons até você jogar arquivos reais neles, coisas como Canon CR2 ou CR3, Sony ARW, Nikon NEF, ou clipes de vídeo grandes de uma GoPro, drone ou câmera mirrorless. Esses arquivos ficam bagunçados rápido. Vídeo é pior. Em cartões danificados, pedaços de um clipe geralmente ficam em lugares diferentes, e alguns aplicativos recuperam fragmentos que você consegue salvar, mas não abrir.

O Disk Drill tem um modo de Recuperação Avançada de Câmera para isso. Testei uma vez em filmagens corrompidas e ele encontrou clipes que outros programas viam como lixo. Você pode escanear de graça e visualizar o que aparecer. No Windows, ele também recupera até 100 MB gratuitamente, o que é suficiente para testar se está encontrando os arquivos certos antes de você gastar qualquer coisa.

Se você quiser outras opções, aqui está o resumo simples que eu usaria.

1. R-Photo: Eu escolheria este se seu foco for apenas fotos e vídeo em um PC com Windows e você quiser uma opção gratuita. O layout é limpo, as prévias são fáceis de conferir, e ele faz um trabalho melhor do que eu esperava para uma ferramenta sem custo. Não serve para documentos, então se você precisa de arquivos do Word ou PDFs, pule este.
  2. Recuva: Serve para recuperação básica no Windows. É fácil de usar e gratuito sem limitações estranhas. Ainda assim, eu só confiaria nele para casos mais simples. Se o cartão aparecer como RAW, o sistema de arquivos estiver danificado, ou os arquivos vierem de câmeras mais novas, os resultados costumam piorar.
  3. DiskGenius: Este pareceu feito para pessoas que não se importam com telas poluídas e opções demais. Ele é forte quando o cartão está muito corrompido, especialmente com FAT32, que muitos cartões SD usam. O porém é que a versão gratuita é quase inútil para arquivos grandes de mídia, já que a recuperação é limitada a 64 KB.
  4. DiskDigger: Este é um dos poucos caminhos se você estiver preso ao Android e sem nenhum computador por perto. Ainda acho que um PC é a melhor opção. A edição para desktop recupera arquivos gratuitamente, mas salvar um por um com uma espera de 5 segundos ficou cansativo bem rápido quando testei. Meio enlouquecedor, pra falar a verdade.

Uma coisa que muita gente pula, e eu não pularia: se o cartão começar a desconectar, apresentar erros de leitura ou travar o computador, faça primeiro uma imagem dele. Uma cópia byte a byte te dá algo mais seguro com que trabalhar. Aí você escaneia a imagem em vez de forçar o cartão com problema repetidas vezes. Tanto o Disk Drill quanto o DiskGenius lidam com isso.

E sim, não restaure os arquivos de volta no mesmo cartão SD. Salve tudo no computador ou em um drive externo. Gravar dados no cartão que você está tentando salvar é como as pessoas perdem a segunda chance. Use um leitor de cartões se tiver um. Normalmente funciona melhor.

O tamanho grande do cartão SD é menos problemático. O sistema de arquivos e como o cartão foi usado importam mais. Um cartão SDXC de 256GB ou 1TB formatado em exFAT precisa de uma ferramenta que leia bem exFAT e reconstrua arquivos de vídeo grandes sem fragmentá-los.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, pare de gravar no cartão. Discordo um pouco sobre a ordem das ferramentas. Eu não começaria com a varredura mais carregada de recursos se o cartão ainda montar sem problemas. Comece com uma varredura rápida, verifique os nomes dos arquivos e a estrutura das pastas, depois passe para uma varredura profunda apenas se necessário. Varreduras profundas em cartões enormes levam uma eternidade e despejam dezenas de milhares de resultados brutos, o que vira bagunça rapidamente.

Minha lista curta:

1. Disk Drill
    Melhor escolha se você quer um app que lide bem com cartões SD grandes no Mac ou no Windows. Ele funciona bem com exFAT, cartões SDXC e grandes conjuntos de fotos ou vídeos. A visualização é útil antes de pagar. Se seus arquivos forem mídia de câmera, o Disk Drill é a instalação inicial mais segura para a maioria das pessoas.

2. PhotoRec
    Grátis. Feio. Eficaz. Ele ignora o sistema de arquivos e recupera arquivos por assinatura, o que ajuda após danos de formatação. Desvantagem: nomes de arquivos e pastas geralmente somem. Para recuperação de vídeo em 4K, os resultados são variados, mas ele encontra muita coisa.

3. UFS Explorer
    Mais técnico. Melhor se o cartão tiver corrupção, partições com problema ou comportamento estranho na montagem. Não é amigável para iniciantes, mas é sólido.

Melhor processo para cartões grandes:
Leia o cartão com um leitor de cartões USB 3.
Copie uma imagem do cartão primeiro se as leituras estiverem lentas ou com falhas.
Recupere para uma unidade interna ou SSD com bastante espaço livre.
Verifique uma amostra dos maiores arquivos de vídeo antes de salvar tudo.

Além disso, para um guia visual rápido, este dicas rápidas de recuperação de cartão SD para fotos e vídeos excluídos é mais fácil de revisar do que a maioria das postagens em fóruns.

Cartão grande por si só normalmente não é o problema. O que importa mais é se o cartão é SDXC/exFAT, se os dados foram apenas excluídos ou se houve uma formatação rápida, e se os arquivos são clipes enormes em 4K/5.3K que precisam de reconstrução adequada.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel, mas eu acrescentaria um ponto extra: em cartões grandes, a qualidade da pré-visualização importa quase tanto quanto a qualidade da varredura. Alguns aplicativos encontram milhares de arquivos, mas metade dos vídeos é lixo de zero bytes ou não reproduz. É aí que o Disk Drill costuma valer a pena como primeira tentativa. É uma das melhores opções para recuperação de cartões SD grandes tanto no Windows quanto no Mac, especialmente se você precisa verificar fotos e vídeos recuperados antes de decidir.

Se você quiser uma lista um pouco diferente:

• Disk Drill: melhor escolha geral para cartões SD grandes, fotos excluídas e arquivos de vídeo grandes. Fácil o suficiente, sem ser simplificado demais.
  • DMDE: subestimado se a estrutura de pastas for importante. Mais manual, menos amigável.
  • PhotoRec: muito forte como alternativa, mas os arquivos recuperados podem voltar parecendo uma bagunça, com nomes quebrados e sem pastas.
  • R-Studio: excelente, mas sinceramente exagerado para algumas pessoas e não tão amigável para iniciantes.

Uma pequena discordância em relação ao conselho habitual: eu nem sempre iria direto para a extração bruta primeiro. Se o cartão ainda monta normalmente, tente uma varredura normal do sistema de arquivos antes do modo recuperar cada bloco do planeta. Isso economiza tempo e gera menos bagunça.

Além disso, salve os arquivos recuperados em outro lugar. Não de volta no cartão SD. Parece óbvio, mas ainda assim as pessoas conseguem fazer isso.

Se você quiser mais opiniões, este tópico sobre melhor software de recuperação de cartão SD para fotos e vídeos também vale uma olhada.

A recuperação de cartões grandes depende principalmente de paciência e da integridade dos arquivos, não apenas do tamanho do cartão. Eu discordo um pouco do grupo que diz “sempre comece primeiro com uma varredura rápida, aconteça o que acontecer”. Se os dados excluídos forem principalmente vídeos enormes de uma action cam ou câmera mirrorless, uma varredura superficial pode dar falsa confiança porque encontra nomes de arquivos, mas não clipes reproduzíveis.

Minha opinião:

Disk Drill

• Prós: forte suporte a exFAT, boa visualização prévia, mais fácil separar arquivos reais de lixo, sólido para recuperação mista de fotos e vídeos.
  • Contras: não é a opção mais barata, varreduras profundas em cartões SD muito grandes ainda podem ser lentas, e os resultados brutos podem perder os nomes originais em casos mais difíceis.

Se o cartão estiver saudável e ainda montar, o Disk Drill é uma boa primeira escolha porque equilibra usabilidade com uma reconstrução decente. Se ele não montar corretamente, eu tenderia a usar DMDE ou UFS Explorer antes de perder tempo com ferramentas mais simples.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @vrijheidsvogel, @cazadordeestrellas e @mikeappsreviewer disseram: verifique na prática o comportamento tipo SMART da combinação leitor/cartão. Se as transferências travarem, a velocidade cair para zero ou o cartão reconectar, troque de leitor imediatamente. Leitores ruins levam a culpa no software o tempo todo.

Além disso, se estes forem vídeos importantes, recupere primeiro alguns dos maiores clipes e teste a reprodução por completo. A prévia em miniatura não é suficiente. Um arquivo recuperado de 12 GB que para aos 43 segundos não é uma vitória de verdade.