Excluí acidentalmente vídeos importantes da minha GoPro antes de fazer backup deles, e agora estou tentando descobrir se há alguma forma de recuperar as gravações do cartão SD. Preciso de ajuda com as melhores etapas ou software para recuperação de gravações excluídas da GoPro, porque esses clipes são realmente importantes e estou preocupado que possam ter sido perdidos para sempre.
Já passei por isso, e fica ruim rápido. Você chega em casa, conecta a GoPro, e os clipes com que você se importava desapareceram. O principal é isto: se os vídeos foram apagados ou se o cartão foi formatado, a recuperação ainda funciona com bastante frequência. Os primeiros passos importam muito.
Primeiro, pare de mexer no cartão
Se você quer a melhor chance de recuperar as gravações, pare de usar o cartão SD agora mesmo.
Não grave mais vídeos nele. Não o formate de novo. Não execute ferramentas de reparo aleatórias. Na maioria dos cartões SD, as gravações apagadas não somem de imediato. A listagem dos arquivos desaparece primeiro, enquanto os dados do vídeo geralmente continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima.
Eu verificaria algumas coisas básicas antes de fazer algo mais pesado:
- Abra sua conta na nuvem da GoPro se você paga por isso e estava com o Auto Upload ativado.
- Procure na Lixeira ou em qualquer seção de Excluídos Recentemente.
- Coloque o cartão de volta na câmera e veja se a GoPro oferece um aviso de reparo.
- Tente outro leitor de cartão, outra porta USB ou outro computador.
- Veja se o cartão aparece no Gerenciamento de Disco no Windows ou no Utilitário de Disco no macOS.
Se o cartão nunca aparecer, ficar desconectando o tempo todo ou parecer fisicamente danificado, eu pararia por aí. Nesse ponto, eu procuraria um laboratório de recuperação. Falha física é um problema diferente de apagar arquivos por engano.
Por que a recuperação de vídeo da GoPro é mais difícil do que as pessoas pensam
Isso pega muita gente de surpresa. Recuperar um documento do Word ou um JPEG é uma coisa. As gravações da GoPro são mais complicadas.
Essas câmeras costumam gravar o vídeo em partes espalhadas pelo cartão. Quando o sistema de arquivos é apagado ou danificado, o software de recuperação precisa reconstruir essas partes na ordem correta. Algumas ferramentas vão encontrar o nome de um MP4 e ainda assim entregar um arquivo corrompido, ou um clipe que abre e trava no meio. Já vi isso mais de uma vez.
O caminho por software com que eu começaria
Para cartões da GoPro apagados, formatados ou com dano lógico, eu começaria com um software de recuperação.
Se eu estivesse fazendo isso no meu próprio cartão, eu usaria Disk Drill.
A parte que vale a pena usar aqui é a Recuperação Avançada de Câmera. Ela foi criada para gravações de câmeras e vem da antiga linha de ferramentas GoProRecovery e CnW Recovery que as pessoas usaram por anos para clipes da GoPro. A versão atual continua evoluindo esses métodos e é voltada para gravações fragmentadas de GoPros, drones, câmeras veiculares e equipamentos semelhantes.
Como eu executaria isso
Os passos são simples o bastante:
- Retire o cartão SD da GoPro.
- Conecte-o diretamente ao computador com um leitor de cartão.
- Abra o Disk Drill.
- Selecione o cartão SD.
- Escolha Recuperação Avançada de Câmera.
- Execute a varredura.
- Visualize os vídeos que ele encontrar.
- Recupere os arquivos para outra unidade.
A parte da visualização importa. Se um clipe for exibido corretamente na visualização, você terá uma noção melhor se o arquivo vale a pena ser recuperado. Eu gosto de verificar isso antes de despejar um monte de lixo em outra unidade.
Se o cartão apresentar erros de leitura ou parecer instável, eu não faria a varredura nele várias vezes. Eu criaria primeiro um backup byte a byte e depois analisaria o backup. Menos estresse para o cartão original. Menos risco também.
No Mac é a mesma história
Se você estiver em um Mac, a rotina é quase a mesma. Leitor de cartão, abrir o aplicativo, analisar, visualizar, recuperar em outro lugar. Nada de especial aí.
Quando eu pularia o software e iria direto para um laboratório
Às vezes, a decisão mais inteligente é parar de tentar soluções caseiras.
Eu tenderia a procurar um serviço profissional de recuperação se:
- O cartão SD estiver rachado, torto ou danificado de alguma outra forma.
- Nenhum computador o detectar.
- Ele desconectar durante as varreduras todas as vezes.
- Ele esquentar sem motivo aparente.
- As gravações forem importantes o suficiente para que você não queira arriscar.
Mexer com software em um cartão com falha às vezes piora a situação. Não sempre, mas com frequência suficiente.
Se foi um simples caso de exclusão ou formatação, suas chances geralmente são melhores do que as pessoas pensam. Se você não usou muito o cartão desde que as gravações desapareceram, ainda há uma boa chance de recuperar pelo menos parte dos vídeos.
Se as filmagens foram apagadas e você não gravou novos clipes depois, suas chances ainda são razoáveis. O grande fator é a taxa de sobrescrita. Em cartões SD, as entradas excluídas muitas vezes somem primeiro, enquanto os dados do vídeo ficam lá até que novas gravações atinjam os mesmos blocos.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar o cartão. Onde eu discordo um pouco é nisto. Eu faria primeiro uma imagem do cartão se a filmagem for muito importante. Não execute 4 verificações diferentes na mídia original. Uma passagem limpa para fazer uma cópia completa é mais segura. No Windows, use USB Image Tool ou HDD Raw Copy Tool. No Mac, ddrescue é a melhor escolha se o cartão estiver sendo lido com dificuldade.
Para filmagens de GoPro, a fragmentação é o ponto mais complicado. Aplicativos genéricos de recuperação muitas vezes puxam nomes de arquivos, mas retornam MP4s corrompidos. O Disk Drill ainda é uma das melhores opções aqui porque lida com mídia de câmera melhor do que muitos recuperadores simples de arquivos. Se você tentar, recupere para o seu computador ou outro disco externo, nunca de volta para o mesmo cartão SD. Visualize qualquer resultado que encontrar. Se um arquivo reproduzir na visualização, suas chances são bem melhores.
Verifique também os arquivos auxiliares .LRV e .THM. Eles não são seu vídeo completo, mas ajudam a confirmar o tempo e os nomes dos clipes. Se o MP4 principal estiver danificado, ferramentas como o truque de reparo do VLC ou o remux com ffmpeg às vezes corrigem a reprodução. Nem sempre, mas já vi isso salvar clipes de GoPro meio corrompidos.
Se você quiser uma leitura rápida sobre as opções, esta página cobre as ferramentas de recuperação de vídeo de cartão SD mais bem avaliadas em inglês simples:
melhor software de recuperação de vídeo de cartão SD para filmagens apagadas da GoPro
Se o cartão desconecta, mostra 0 bytes ou esquenta, pare por aí. Isso é caso de laboratório, não de recuperação caseira.
Se foi uma exclusão direta e você parou de usar o cartão, ainda há uma chance real. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque, mas estou um pouco menos convencido de tentar todos os prompts de reparo que a câmera mostrar. Às vezes isso ajuda, às vezes só grava mais lixo no cartão. Para mim, menos mexer = melhor.
O que eu acrescentaria é isto:
- Verifique se os clipes ausentes foram divididos em capítulos. A GoPro costuma dividir gravações longas em vários arquivos, então as pessoas acham que a filmagem sumiu quando apenas um segmento desapareceu.
- Procure arquivos ocultos no cartão. Às vezes o diretório está bagunçado, não totalmente apagado.
- Se você recuperar arquivos e eles não reproduzirem, não presuma que estão perdidos. Um remux com ffmpeg pode corrigir alguns MP4s recuperados da GoPro com muito mais frequência do que as pessoas imaginam.
- Teste o cartão SD depois de tudo isso. Cartões falsos ou com falha causam um monte de drama de filmagem apagada.
Quanto ao software, o Disk Drill é um bom ponto de partida para recuperar filmagens apagadas da GoPro porque tende a lidar melhor com vídeo de câmera do que muitos aplicativos genéricos de recuperação. Eu ainda recuperaria para outra unidade, obviamente. Meio básico, mas as pessoas ainda erram isso.
Também vale a leitura: Dicas do Reddit para recuperar vídeos apagados da GoPro e do cartão SD
Se o cartão mostrar 0 bytes ou continuar desconectando, pare com as tentativas caseiras. É aí que a recuperação em casa fica muito burra muito rápido.
Uma coisa sobre a qual eu retrucaria um pouco: eu não confiaria na própria GoPro para “reparar” nada, a menos que a filmagem já seja considerada dispensável. As câmeras são feitas para continuar gravando, não para fazer uma recuperação forense cuidadosa.
Algumas verificações extras que complementam o que @suenodelbosque, @andarilhonoturno e @mikeappsreviewer já abordaram:
- Tente ler o cartão no Linux se o Windows ou o macOS estiverem se comportando de forma estranha. Às vezes o cartão monta lá por tempo suficiente para copiar a pasta DCIM manualmente.
- Se você recuperar arquivos MP4 que não abrem, inspecione-os com o MediaInfo. Se a duração estiver em branco ou os metadados estiverem ausentes, a carga de vídeo ainda pode existir e só precisar de um transplante de cabeçalho ou remux.
- Os arquivos de capítulos da GoPro podem enganar as pessoas. O “clipe excluído” pode na verdade ser um segmento ausente entre GX01, GX02 etc.
Sobre o Disk Drill especificamente:
Prós
- Bom com mídia de câmera e vídeo fragmentado
- A visualização é útil antes da recuperação
- Interface amigável, com menos chance de erro do usuário
Contras
- Não faz milagres se o cartão tiver problemas físicos
- Varreduras profundas podem retornar muitos nomes inúteis
- A recuperação paga para uso completo pode não agradar a todos
Se o Disk Drill encontrar partes, mas a reprodução estiver com problemas, salve tudo assim mesmo. A recuperação parcial é comum em filmagens de câmeras de ação, e clipes danificados às vezes podem ser reconstruídos depois. Se a capacidade do cartão de repente parecer errada, como 32 GB aparecendo como apenas alguns MB, isso aponta mais para falha do controlador do que para simples exclusão. É nesse momento que eu pararia com soluções caseiras.