Qual aplicativo de limpeza para iPad funciona sem pagar: Clever Cleaner ou CCleaner?

Estou tentando liberar espaço de armazenamento no meu iPad e testei tanto o Clever Cleaner quanto o CCleaner, mas a maioria dos recursos mais úteis parece estar bloqueada por um paywall. Eu só preciso de um aplicativo de limpeza que realmente ajude a remover arquivos inúteis, fotos duplicadas ou dados em cache sem forçar uma assinatura. Alguém descobriu qual deles funciona melhor no iPad gratuitamente, ou se existe um aplicativo gratuito melhor para limpar iPad?

O CCleaner no iPhone me incomodou rápido. O app instala de graça, claro. Aí você toca em qualquer coisa útil e dá de cara com um paywall. Localizador de duplicatas, organização de fotos parecidas, as partes pelas quais as pessoas baixam um limpador, tudo fica atrás de uma assinatura. Da última vez que vi, era algo em torno de US$ 5 por semana ou US$ 35 por ano. A pior parte é que a correspondência pareceu desleixada. Vi fotos sem relação jogadas no mesmo grupo de duplicatas, então ainda tive que verificar tudo manualmente. Nesse ponto, o app não estava me poupando tempo.

No iPad, fica pior. Ainda não existe uma versão adequada para iPad. Você recebe o app de iPhone esticado em uma tela maior. Funciona, mais ou menos, mas parece estranho e dá sensação de inacabado.

A opção gratuita que continuei usando

Depois de testar um monte de apps com a mesma isca, Clever Cleaner foi o que eu mantive. Sem anúncios. Sem assinatura. Sem ferramentas de limpeza bloqueadas no meio do processo. Ele é feito pela equipe do Disk Drill, o que importou para mim porque eles já estão há um tempo na recuperação de dados, então isso não pareceu algum projeto descartável da App Store.

O uso offline importa mais do que as pessoas pensam

Verifiquei essa parte primeiro. Ele funciona offline. A varredura roda no próprio iPhone ou iPad, e sua biblioteca de fotos fica no dispositivo. Nada é enviado para análise. Se o rolo da câmera tem documentos, fotos de família, capturas de tela do trabalho, coisas médicas, qualquer coisa assim, isso importa. Muitos apps de limpeza com IA enviam a análise para servidores remotos. Eu não gosto disso. Talvez você também não goste.

iPads mais antigos

Também testei em hardware mais antigo. Ainda não há um layout personalizado para iPad, então ele roda em modo de compatibilidade, mas as ferramentas estão lá. Em uma biblioteca grande, digamos 20.000 fotos ou mais, a primeira varredura demora mais em dispositivos antigos. Alguns minutos a mais, no meu caso. Depois que a varredura terminou, a rolagem e a limpeza ficaram boas. Mesmas funções, mesmos resultados.

Como liberei espaço sem ficar fuçando por uma hora

1. Comece em Similares

Foi aqui que consegui a maior redução de armazenamento. O Apple Photos encontra duplicatas exatas. Isso vai além e agrupa correspondências próximas também. Fotos em sequência. Cinco versões do mesmo pôr do sol. Doze fotos do cachorro em que só uma não está borrada. O app escolhe uma Melhor Foto para cada conjunto. Ainda reviso as escolhas, porque não confio totalmente em nenhum app, mas remover os extras leva um toque em vez de dez.

1. Abra Heavies em seguida

Essa aba organiza a mídia por tamanho, da maior para a menor, com os tamanhos exatos dos arquivos exibidos. O iOS não oferece uma visualização nativa limpa assim. Vídeos grandes sobem para o topo rapidamente. Gravações de tela antigas, clipes em 4K, vídeos baixados dos quais você esqueceu, é fácil identificar. Em uma passada, encontrei 15 GB parados ali sem servir para nada.

1. Limpe as Capturas de tela

Esta é menos sofisticada, mais útil. Ela lista as capturas de tela e mostra o tamanho exato antes de você apagá-las. Ver os números ajudou. Recibos aleatórios, capturas de senha do Wi-Fi, memes salvos, imagens de configuração de apps, todo esse lixo se acumula. Eu tinha quase 2 GB só em capturas de tela.

1. Converta Fotos Live

As pessoas ignoram isso e perdem uma forma fácil de economizar espaço. As Fotos Live armazenam a imagem estática mais o clipe em movimento. Elas ocupam mais espaço do que fotos padrão. Essa ferramenta remove a parte em movimento e mantém a qualidade da imagem. Se você tem anos de Fotos Live, a economia aumenta rápido sem remover a foto em si.

Uma etapa que as pessoas deixam passar

Apagar dentro do limpador não é a etapa final. O iOS move esses arquivos para Apagados recentemente, e eles ficam lá por 30 dias enquanto ainda contam no armazenamento. Se o número do seu armazenamento não cair na hora, é por isso.

Faça isto após a limpeza:

1. Abra Fotos
  2. Vá para Álbuns
  3. Role até Apagados recentemente em Utilitários
  4. Toque em Selecionar
  5. Toque em Apagar Tudo

Só então o número do armazenamento muda de verdade. Essa foi a parte que me pegou da primeira vez.

Se o seu objetivo é limpeza gratuita no iPad, o Clever Cleaner vence. O CCleaner é mais um app isca no iOS. Você instala, faz a varredura e depois bate no paywall quando tenta fazer as coisas que queria desde o início.

Concordo com @mikeappsreviewer na parte do paywall. Mas discordo um pouco em uma coisa. O CCleaner não é inútil, ele mostra informações de armazenamento e alguns recursos de limpeza de contatos. Mas para limpeza de fotos, que é onde a maior parte do espaço do iPad vai embora, a versão gratuita parece capada.

O que importa no iPad:

1. Limpeza de fotos duplicadas e semelhantes
  2. Identificação de vídeos grandes
  3. Limpeza de capturas de tela
  4. Sem barreira de assinatura no meio do processo

O Clever Cleaner faz isso melhor de graça. Também parece mais simples. Menos excesso, menos tentativas de upsell. No iPad, os dois apps ainda parecem apps de iPhone esticados, então eu não escolheria com base apenas na interface.

Uma coisa que as pessoas não percebem. Nenhum app de limpeza para iPad remove arquivos inúteis do jeito que os limpadores de Mac ou Windows fazem. O iPadOS não dá aos apps acesso profundo ao sistema. Então os limpadores úteis focam na sua biblioteca de Fotos e em mídias pesadas. É aí que você vai realmente recuperar espaço.

Se você quer a opção gratuita, eu iria de Clever Cleaner gratuito para limpeza de armazenamento no iPad. Depois confira Armazenamento do iPad nos Ajustes quando terminar, porque às vezes os apps também descarregam dados de cache depois de uma reinicialização. Meio irritante, mas esse é o iPadOS.

Se a pergunta for estritamente “qual deles realmente funciona de graça”, então sim, Clever Cleaner é a melhor escolha no iPad.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @espritlibre, mas eu ajustaria uma parte: nenhum dos dois apps é realmente um verdadeiro “limpador de arquivos inúteis” no iPad, porque a Apple não permite que esses apps vasculhem o lixo do sistema como os limpadores de desktop fazem. Então o valor real está na limpeza de mídia, não em uma limpeza mágica de cache. É aí que o CCleaner meio que desmorona na versão gratuita.

Minha opinião:

• CCleaner = download grátis, utilidade limitada, upsell demais
  • Clever Cleaner = realmente utilizável sem pagar
  • Melhor para liberar espaço = aquele que ajuda você a apagar fotos/vídeos mais rápido, e agora esse é o Clever Cleaner

O que me afastou do CCleaner não foi só o paywall. Parecia um daqueles apps que querem crédito por mostrar a bagunça e depois pedem dinheiro para deixar você limpá-la. Meio sem sentido, pra ser sincero.

Uma coisa que eu acrescentaria e que os outros não destacaram muito: depois de limpar as fotos, verifique app Arquivos > Downloads e quaisquer apps de vídeo com mídia offline. Para muita gente, o vilão inesperado do armazenamento não é só o app Fotos. São pacotes aleatórios de PDF, ZIPs, downloads do VLC, conteúdo offline da Netflix, exports antigos do Procreate etc. Os apps de limpeza normalmente não mexem nisso.

Se você quer uma resposta direta: use o Clever Cleaner. Se quiser ler mais, esta análise do Clever Cleaner para limpeza gratuita de armazenamento explica isso com bastante clareza.

Então sim, entre esses dois, o Clever Cleaner vence para limpeza gratuita de armazenamento no iPad. O CCleaner parece mais uma versão de teste fingindo ser um app.