Qual software de recuperação devo usar em um Mac?

Eu apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu Mac e esvaziei a Lixeira antes de perceber que ainda precisava deles. Estou procurando o melhor software de recuperação de dados para Mac que seja seguro, fácil de usar e que realmente funcione, para que eu possa tentar recuperar os arquivos perdidos o mais rápido possível.

Já passei por isso em um Mac e, sim, é horrível. Quando as fotos somem, uma pasta de projeto fica vazia ou um drive externo monta sem nada nele, a pior coisa a fazer é agir na pressa e fuçar no disco. Os primeiros minutos importam mais do que as pessoas imaginam.

O que eu faria primeiro, antes de instalar qualquer coisa ou clicar em botões de reparo:

1. Pare de gravar no drive imediatamente
  2. Não mova arquivos novos para ele
  3. Por enquanto, deixe o Primeiros Socorros de lado e ignore também os apps de limpeza aleatórios
  4. Salve os arquivos recuperados em outro drive, nunca de volta no mesmo
  5. Se o drive continuar falhando, travando ou desconectando, faça primeiro um backup em imagem se ainda tiver acesso

SSDs são onde as pessoas se dão mal rápido. Em Macs mais novos, o TRIM apaga os dados excluídos mais cedo do que muita gente espera. Aprendi isso da pior forma uma vez com um SSD externo e não brinco mais com uso contínuo depois disso.

Se quiser opções, este tópico tem um bom resumo de ferramentas de recuperação para Mac.

A lista curta que eu analisaria:

1. Disk Drill é o que eu indicaria primeiro para a maioria dos usuários de Mac. Interface limpa, bom suporte a APFS, funciona bem no Apple Silicon e lida bem com arquivos excluídos, discos formatados, cartões SD e SSDs externos. O recurso de pré-visualização ajuda bastante, e a criação de imagem de backup byte por byte é um dos poucos extras que eu acho realmente importante.
  2. PhotoRec é a opção gratuita se você não se importar em colocar a mão na massa. Ele recupera dados em casos complicados, incluindo cartões danificados e drives com defeito, mas roda no Terminal e tem um jeito bem old-school. Além disso, os nomes dos arquivos e das pastas geralmente voltam uma bagunça.
  3. R-Studio é para trabalhos mais pesados. RAID, dano em partição, problemas estranhos de sistema de arquivos, esse tipo de coisa. É forte, sem dúvida. Eu não apontaria um iniciante para ele, a menos que seja paciente.
  4. iBoysoft Data Recovery é uma boa se você quiser algo mais simples. O suporte a APFS é decente, e a pequena franquia gratuita de recuperação ajuda quando você só precisa de alguns arquivos e não quer pagar antes.

Se esse fosse o meu drive e o problema fosse algo comum, como arquivos excluídos, Lixeira esvaziada, um cartão SD corrompido ou um disco externo se comportando de forma estranha, eu começaria com o Disk Drill. É o caminho menos irritante e com uma boa taxa de sucesso. Se você se sente à vontade no Terminal e quer uma opção gratuita, o PhotoRec ainda faz mais do que as pessoas costumam reconhecer. É meio feio, mas funciona.

Eu manteria simples. Para a maioria das pessoas em um Mac, o Disk Drill é o primeiro app que eu testaria.

Por quê:

1. Ele lida bem com APFS, o que importa nos Macs mais novos.
  2. A interface é fácil de acompanhar.
  3. Ele mostra uma prévia dos arquivos antes da recuperação.
  4. Ele funciona em unidades internas, drives USB, cartões SD e SSDs externos.
  5. Ele permite escanear primeiro e depois recuperar para outra unidade.

Eu concordo em parte com @mikeappsreviewer, mas tenho uma opinião menos favorável sobre o PhotoRec para usuários comuns de Mac. É grátis, claro. Mas também te joga em um fluxo de trabalho meio bruto, com nomes de arquivos feios. Se os seus arquivos apagados forem documentos, fotos ou pastas de projeto que você precisa manter organizados, isso fica irritante rápido.

Meu ranking seria:

1. Disk Drill, melhor equilíbrio entre facilidade e resultados
  2. R-Studio, melhor se a estrutura do disco estiver danificada
  3. PhotoRec, melhor se o dinheiro estiver curto e você não se importar com nomes/pastas
  4. iBoysoft, decente para trabalhos mais leves

Uma coisa que as pessoas esquecem. Verifique o iCloud Drive primeiro. Também confira os snapshots do Time Machine se você tinha backups ativados. Esvaziar a Lixeira é ruim, mas isso nem sempre significa que o arquivo sumiu de toda fonte de sincronização ou backup. Já vi gente recuperar coisas lá em 2 minutos e se poupar de pagar por uma varredura.

Se o seu Mac usa SSD, aja rápido. As chances de recuperação caem muito depois da exclusão, especialmente se você continuou usando o Mac. Se for um HD externo ou cartão SD, suas chances geralmente são melhores.

Além disso, este rápido guia de software de recuperação de dados para Mac para arquivos apagados vale a pena conferir.

Se você quer uma resposta só, use o Disk Drill primeiro. Se ele encontrar os arquivos e mostrar a prévia, você está no caminho certo.

Eu provavelmente dividiria isso em 2 situações, porque as pessoas juntam tudo quando realmente não deveriam:

1. Você apagou arquivos do SSD interno do Mac
  2. Você apagou arquivos de um drive externo, cartão SD ou dispositivo USB

No caso do SSD interno, eu realmente acho que tanto @mikeappsreviewer quanto @mike34 estão sendo um pouco otimistas demais no caso do Mac moderno médio. Eles têm razão ao dizer que o Disk Drill é o lugar mais fácil para começar e, sim, geralmente é o melhor software de recuperação de dados para Mac para usuários comuns. Mas em um SSD APFS interno, depois que o Lixo é esvaziado e o Mac continua sendo usado, suas chances de recuperação podem despencar. Isso não é culpa do software, é apenas como os Macs mais novos funcionam.

Se fosse eu:

• SSD interno do Mac: eu verificaria primeiro o Time Machine, iCloud Drive, Apagados Recentemente em Fotos, Notas, Arquivos etc.
  • Drive externo ou cartão SD: eu usaria o Disk Drill primeiro, porque é a opção menos dolorosa e as visualizações dos arquivos são muito úteis.
  • Corrupção complicada ou dano de partição: R-Studio.
  • Opção totalmente gratuita, mas bagunçada: PhotoRec.

Minha recomendação real de algo seguro, fácil de usar e que funciona continua sendo Disk Drill for Mac. Não porque seja mágico, mas porque equilibra usabilidade e qualidade de recuperação melhor do que a maioria dos aplicativos. Outro ponto importante: ele não passa aquela sensação de software abandonado e suspeito, o que muitas ferramentas de recuperação honestamente passam.

Mais uma coisa: se os arquivos forem muito importantes, não continue tentando coisas por horas. É assim que as pessoas transformam algo talvez recuperável em definitivamente não.

Se você quiser outra lista dos melhores softwares de recuperação de dados para Mac e arquivos apagados, também vale a pena dar uma olhada rápida nesse tópico.